USANDO O DINING PLAN ATÉ O OSSO.



As férias de julho estão chegando, e vários leitores e amigos estão de viagem marcada para a Disney. Se você também vai para a terra do Mickey, e vai ficar hospedado na Disney utilizando o dining plan, poderá aproveitar nossas dicas para tirar o melhor proveito possível do seu plano. Isso porque não é incomum os viajantes chegarem ao final de sua estadia na Disney com vários créditos - principalmente de counter service (restaurantes fast-food) e snacks (lanches) - que inevitavelmente serão perdidos quando a última diária vencer.

O dining plan, para quem não conhece, é o plano de refeições disponível e opcional para quem se hospeda no complexo Disney. O primeiro a surgir foi o dining plan convencional, que inclui, para cada membro da família, uma refeição "full service" (restaurantes buffet ou à la carte), uma refeição "counter service" e um lanche (snack) por dia de estadia. Na nossa opinião, ainda é o plano com melhor custo-benefício. Ele só pode ser contratado se for para todos os hóspedes do quarto, e para todos os dias de hospedagem. Não é possível, por exemplo, contratar o plano para 5 dias se você for ficar 10, nem contratar para 2 hóspedes do quarto se o total de pessoas for 4.

Agora a Disney disponibilizou outros tipos de plano - um que só inclui refeições counter service, outro que inclui um pacote de vinhos, e ainda um último que dá direito a alguns restaurantes "premium". Com sucessivas mudanças no dining plan - para 2012 os planos já têm novas configurações - vale a pena você dar uma olhada nos restaurantes que estão incluídos em cada um, antes de contratar o plano convencional. Pode chegar um momento em que valerá mais a pena contratar um plano mais premium, caso a Disney continue excluindo os melhores restaurantes do original.

Nós só utilizamos o convencional, portanto não podemos opinar sobre os demais. De qualquer forma, nos últimos meses a Disney fez inúmeras promoções em que o dining plan convencional foi incluído de graça nas estadias, portanto a maioria das pessoas terá esse plano e não os demais. Algumas das recomendações feitas aqui servem para todos os dining plans.

O sistema disponibiliza um montante de créditos a que a família tem direito. Todos os cartões, que são a chave do quarto, podem ser usados para debitar créditos do seu dining plan. Suponhamos que vocês são uma família de 2 adultos e 2 crianças que passarão 5 dias no complexo. No primeiro dia, vocês terão à disposição 20 refeições full service (10 de adultos e 10 de crianças), 20 refeições counter service, e 20 snacks. Cada vez que vocês utilizarem as refeições, passarão o cartão ao atendente e ele irá debitando as quantidades correspondentes ao tipo utilizado. Qualquer um dos cartões do quarto podem ser usados para debitar todas as refeições, não sendo necessário ter o cartão de cada um para fazê-lo.

Todas as vezes que utilizamos o dining plan, os créditos que mais sobraram foram de counter service. Isso porque a quantidade de comida que você receberá por cada crédito de fast-food é imensa, e normalmente a família acaba dividindo alguns pratos. Por exemplo, se você usar o plano no restaurante do Pinocchio, receberá uma pizza inteira; em outros locais, um wrap inteiro (e grande). Na maioria dos lugares, inclui ainda uma entrada, um acompanhamento e uma sobremesa. Para as crianças, certamente é muito mais do que conseguirão comer. Por isso, acabamos pedindo, por exemplo, 3 refeições para 5 pessoas, e sobram créditos.

Outros créditos que costumam sobrar são de snacks, mas esses são fáceis de gastar. Isso porque bebidas engarrafadas (água, refrigerantes, limonada), café, cappuccino, sorvete, e às vezes até barras de cereais ou de chocolate com formato de Mickey também podem ser comprados com esses créditos. É fácil identificá-los através do símbolo do dining plan que geralmente é colocado ao lado do preço nas lojas e lanchonetes.

Se pudermos resumir em poucas palavras, você deve dar prioridade para consumir os créditos de full service (à la carte e buffet), porque são os mais caros do plano; em segundo lugar, consuma os créditos de counter service (não por serem caros, mas porque são impossíveis de gastar numa tacada só, no último dia); e a última prioridade é consumir os créditos de snacks, por serem muito fáceis de gastar. Todas as vezes que for comer qualquer coisa, lembre-se do dining plan e vá debitando os créditos, sempre seguindo as dicas a seguir:

1. Imprima o guia de restaurantes que aceitam o plano (acesse o link clicando aqui): antes de sair de casa, acesse a página do seu plano e imprima a lista de restaurantes. Carregue com você essa impressão, pois às vezes vocês estarão em algum parque ou outro local, e, tendo sua própria listagem para consultar, ficará muito mais conveniente escolher um restaurante que aceite seu plano, sem correr o risco de ter que pagar por suas refeições desnecessariamente. Além disso, com a lista em mãos você poderá consultar a internet para ver opiniões dos viajantes sobre os restaurantes antes de viajar, e fazer até mesmo reservas antes de sair de casa. Veja aqui as opiniões do Família Recomenda sobre alguns restaurantes e lanchonetes de Orlando.

2. Faça reservas antes de sair de casa: depois de ter escolhido os restaurantes full-service que você preferirá, não deixe de fazer reservas através do site da Disney (clique aqui para acessá-lo). Apenas alguns poucos restaurantes (especialmente os de princesas e alguns dinner shows) exigem que você deixe um número de cartão de crédito, seja para cobrança, seja como garantia da reserva. Os demais - a maioria - não cobram nada pela reserva, o que quer dizer que você pode fazer quantas quiser. Pode fazer até reservas para o mesmo horário em 2 lugares diferentes, e deixar para cancelar uma delas quando a data se aproximar e você decidir em qual dos 2 restaurantes vai querer comer. Chegar sem reserva a um restaurante da Disney no horário de pico é quase 100% de certeza de fila. Com a reserva você evita longas esperas, e ainda garante lugar nos restaurantes que aceitam seu plano, para você conseguir usar todos os créditos de full-service até o final. Esses são os créditos mais caros do seu plano, então certifique-se de utilizá-los até o final, mesmo que isso signifique comer, em determinado dia, 2 vezes em restaurante full-service.

3. Evite as refeições que exigem 2 créditos: alguns jantares com personagens e shows requerem 2 créditos do plano. Nesses casos, geralmente é melhor pagar pelo jantar do que usar seu plano, deixando os créditos para usar em 2 refeições separadas em outro lugar. O único caso em que valerá a pena usar 2 créditos do plano é se o jantar custar mais de U$ 60,00 por pessoa. Se seus filhos fizerem questão de algum personagem como as princesas (agora todos os jantares das princesas consomem 2 créditos), procure os cafés-da-manhã buffet que geralmente consomem somente 1 crédito.

4. Use créditos de counter service para pagar pelo café-da-manhã: para evitar a sobra de counter service, na maioria das padarias e cafés existem refeições montadas (combos), que podem ser consumidas com esses créditos. Geralmente incluem um "pastry" (pão, croissant, muffin, cinnamon roll, etc), uma fruta (banana, maçã) e uma bebida (refrigerante ou café). O único problema que tivemos com esse esquema foi nos dias em que as crianças queriam comer cereal. O cereal só pode ser debitado como snack, e o leite frio não está incluído no plano, portanto tivemos que pagar à parte. Esse esquema não funciona nos cafés-da-manhã tipo buffet ou à la carte, que são cobrados como full service.

5. Sempre pergunte sobre refeições counter service antes de debitar seus snacks: às vezes a família faz uma parada ao longo do dia para um lanche rápido. Cada um escolhe um item: a mãe quer um croissant, o pai quer um café, o filho escolhe alguma outra guloseima. Ou então no café-da-manhã cada um quer um item, mas não quer um combo inteiro. Mesmo assim, vale a pena dar uma olhada nos combos disponíveis, pois às vezes casando os pedidos de duas ou três pessoas é possível debitar uma ou duas refeições de counter service. A vantagem desse esquema é que esse tipo de crédito é o que mais sobra no final. Os snacks representam um problema menor pois é muito mais fácil encontrar itens que possam ser debitados.

6. Use a maior quantidade de snacks possível o quanto antes: às vezes até itens que você jamais imaginaria - alguns tipos de chocolate e biscoitos, café expresso, água e refrigerante engarrafados, cereais matinais, até mesmo bolo em formato de Mickey! - podem ser comprados com créditos de snacks. Não há necessidade de forçar o consumo para debitar snacks, mas uma vez tendo decidido comprar uma bebida ou lanche, não custa nada perguntar no caixa se você pode usar seus snacks para pagar. Qualquer coisa que custe acima de 2 dólares vale a pena ser debitada como snack. Assim, você já vai utilizando os créditos, evitando que se acumulem para o final.

7. No último dia, acabe com os snacks: é bem provável que no último dia você tenha alguns créditos de counter service, a respeito dos quais pouco se pode fazer. Geralmente essas refeições são sanduíches, pizzas ou outros pratos que têm que ser consumidos na hora. É bem provável também que você tenha ainda alguns créditos de snacks, mas esses podem ser gastos sem problemas. Entre em qualquer lojinha de conveniência dos hotéis da Disney e procure os biscoitos, chocolates, doces e cereais inclusos no plano. Compre quantos forem necessários para acabar com seus créditos, e traga de volta na mala - pode ser até na mala de mão, para um lanchinho quando bater aquela fome no aeroporto.

Com essas dicas, você poderá usar a maior parte dos créditos de seu plano, aproveitando-o ao máximo, quer você tenha optado e comprado o dining plan, quer você tenha ganho o seu nas promoções da Disney.

Comentários

  1. Adorei o blog e mais ainda este post. Ando falando muito sobre alimentação na Disney no meu blog, o Destemperadinhos. Em nossa viagem, acabei não comprando este pacote por vários motivos: achei-o complicado de entender (precisa de todo este planejamento acima que descreves) e tb pq tem muitos restaurantes que queríamos experimentar fora do complexo da Disney. Contudo, para quem sabe usar, acho que é uma excelente compra!
    Super abraços
    Alexandra do www.destemperadinhos.com e www.cafeviagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Alexandra,

    Já colocamos seu blog Destemperadinhos na lista de blogs recomendados na nossa página Planejando Viagem com Crianças. Tem dicas muito interessantes. Da próxima vez que formos ao sul - ou ao Cone Sul - vamos pedir conselhos a você, com certeza!

    Obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, muito detalhado e informativo. Estou querendo ir para Disney ano que vem e nos ultimos dias surgiu exatamente estas duvidas sobre o pacote de jantares e lanches do complexo. Mas o que eu queria saber ainda é se realmente vale a pena mesmo incluir todas essas jantas e lanches na reserva, digo em termos de gastos diários. A questão é, as coisas lá no parque são tão mais caras? Você por exemplo citou a pizza na lanchonete do Pateta, se eu for sem o plano de créditos pagarei muito mais? Porque, se como você falou, da para mais de 1 pessoa, principalmente crianças, pode ser que seria mais vantagem eu comprar uma lá na hora, o que acha?

    Parabéns e um abraço

    Jeferson Schmidt

    ResponderExcluir
  4. Jeferson,

    O dining plan tem um valor fixo diário, e com esse valor você pode comer 1 vez por dia nos restaurantes full service participantes, 1 vez por dia em um fast food, e consumir um snack por dia. Portanto, não é possível determinar quanto "custa" cada item individualmente, pois o valor é fixo, mas as opções não.

    O que posso lhe dizer é que, se você vai ficar hospedado na Disney, vai acabar comendo lá quase todas as suas refeições. Você pode optar somente por fast-foods, o que gerará uma grande economia para a família (a Disney tem inclusive um dining plan só de "counter service", mas nunca avaliei na ponta do lápis para ver se vale a pena).

    No entanto, se você quiser comer, em média, uma vez por dia em um restaurante full service (à la carte ou buffet), vai gastar, EM CADA REFEIÇÃO, quase o valor diário do dining plan. Por exemplo, a maioria dos buffets custa entre U$25 e U$30, fora bebida, enquanto o dining plan custa pouco mais de U$40 por dia. Apenas observe que o dining plan não inclui taxa de serviço, que deve ser paga à parte diretamente ao garçom.

    Se custo é realmente importante para você, então dificilmente você optará por ficar na Disney - os hotéis são mais caros do que hotéis similares fora do complexo. Portanto, não vai precisar fazer a maioria das suas refeições lá dentro, e poderá escapar da mordida do Mickey no seu orçamento de comida.

    Claro que, ficando hospedado lá dentro, você pode perfeitamente pegar o carro e sair para jantar fora da Disney todos os dias. Se estiver com crianças maiores e adolescentes, ótimo. Mas se estiver com crianças pequenas, a logística é mais complicada. E leve em consideração que o dining plan inclui room service ou entrega de pizza em alguns resorts da Disney, que pode ser uma mão na roda naqueles dias em que os pequenos caíram de sono às 7 da noite e deixaram os pais de "castigo" o resto da noite...

    Se tiver mais dúvidas, continue postando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Nossa me ajudou bastante ler este site esclareceu muitas duvidas minhas, estamos indo em setembro e pretendo gastar em media U$ 100,00 dia, vc acha suficiente iremos nos hospedar no hotel da disney onde nos da direitov a entrar nos parques

      Excluir
    2. Marcia,

      Hospedar-se no hotel da Disney não dá direito a entrar no parque. É necessário comprar o ingresso também. Portanto, os 100 dólares que você menciona serão suficientes somente para a hospedagem. A melhor alternativa é entrar no site da Disney e simular uma reserva de hotel, escolhendo data, hotel, ingressos, etc, e ver quanto fica. Esperamos ter ajudado!

      Excluir
  5. Ola...estou numa duvida incrivel em pegar o Dining plan...quais as suas sugestoes pra refeicoes tablet(buffet)? Pela logica do dinning plaa sempre ficara em falta uma refeicao ne isso? Seremos em 3 e li que algumas vezes o quick ou conter service te da uma pizza enorme que da pro tres, podendo usar os outros no cafe por exemplo e contemplando todas as refeicoes...o quick service inclui bebida e refrigerante? iremos ficar 3 dias, agradecida, larissa

    ResponderExcluir
  6. Outra duvida: dentro do Plano de refeicoes, faco uma reserva no planeta hollywood, por exemplo e la ja tem as refecioes pre definidas pra quem tem o plano de refeicoes, ou escolhe a refeicao que quiser? Obrigada, larissa

    ResponderExcluir
  7. Oi, Larissa,

    Você raciocinou certo. Muitas vezes vocês poderão pedir 2 refeições counter service (fast food) para dividir entre os 3. Ou ainda pedir uma refeição e complementar com alguns snacks. As refeições, mesmo de fast food, geralmente incluem uma entradinha, um sanduíche ou prato principal, sobremesa e bebida não-alcoólica.

    Basicamente, se você usar o dining plan com sabedoria, vai gastar muito pouco em comida extra.

    Para decidir se compra ou não o plano, você deve levar em consideração mais o estilo da sua família, pois não existe uma resposta certa. Se você vai ficar na Disney, e, por comodidade ou até mesmo falta de tempo (3 dias é muito pouco!), precisará comer quase todas as suas refeições lá dentro, em geral comprar o dining plan vale a pena.

    Se, por outro lado, você tiver restrições orçamentárias E tiver oportunidade de sair para comer quase todas as suas refeições FORA da Disney, não precisará do plano. Mas atenção: se você acabar comendo uma vez por dia em restaurante full service dentro da Disney (buffets, por exemplo), quase sempre o dining plan valerá a pena.

    Portanto, depende do seu orçamento e do nível de comodidade que você quer usufruir.

    Esperamos ter ajudado. Boa viagem!

    ResponderExcluir
  8. Larissa, mais um comentário importante: a Disney tem dado, com bastante frequência, o dining plan de graça para quem fica nos seus hotéis. Se você vai fechar com agência, pergunte ao agente se o período e o hotel onde você vai ficar têm essa promoção. Se você for fazer a reserva diretamente pelo site da Disney, entre PRIMEIRO no link "Special Offers". Geralmente a Disney "esconde" as ofertas dentro desse link, e se você não clicar nele primeiro, pode acabar pagando mais caro pela mesma coisa.

    Se quiser ficar por dentro das promoções da Disney, "curta" a página do Família Recomenda no Facebook, pois lá postamos frequentemente novas promoções que aparecem, bem como dicas de viagens publicadas em outros sites.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelas dicas...entao da pra se virar com esse plano sem precisar gastar mais dinheiro extra com comida certo? (contemplando as tres refeicoes)
    Eu to querendo pegar exatamente essa promocao, que caira no periodo que estarei la...as tres noites que passariamos pelo valor cotado, deu 1100 dolares pros tres, esta um preco bom? Iremos ficar 14 dias, desses o resto em orlando no rosen in at pointe orlando..
    Nos restaurantes, quando se pede um tablet...a ex do planet holywood, ja se tem um prato pre destinado a dinning plan? ou voce pede a refeicao que quiser? Larissa

    ResponderExcluir
  10. Se você vai usar a promoção, com certeza terá um bom custo-benefício. Você pode ter que gastar um pouco a mais nas refeições em alguns casos, como bebidas alcoólicas ou se a família for boa de garfo (daí fica difícil conseguir dividir duas refeições entre três pessoas).

    Quanto ao preço pago, depende muito do hotel e da época que você vai, mas para ter certeza se está bom o preço, basta você entrar no site e fazer uma cotação para o mesmo lugar e período sem a promoção. Daí compare e veja se está mesmo bom.

    Geralmente nos restaurantes de table service (não buffet), você pode escolher do menu normal. Geralmente inclui um prato principal e ou entrada, ou sobremesa, e a bebida não-alcoólica. Em alguns restaurantes a refeição é fixa: duas opções de entrada, duas de prato principal e duas sobremesas, e você escolhe um de cada. É o famoso menu de preço fixo. Para as crianças, as escolhas geralmente se restringem ao menu infantil, que nem sempre é muito variado.

    Na dúvida, pergunte antes de entrar no restaurante.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Simplesmente perfeito este Blog! Consegui sanar quase todas as minhas dúvidas sobre a Disney/Orlando!!! Mas eu disse QUASE....
    Estou indo com meu irmão, duas "crianças" de 23 e 26 anos respectivamente(risos), e vamos num esquema bem mais "on the go" que o de vocês... Eu vou passar "somente" 18 dias em orlando, enquanto meu irmão mais trabalhador vai ficar somente 13 (realizando sonhos de infância mesmo).
    Dividimos a viagem em duas partes:
    A parte Mickey; e
    A parte Montanha-Russa (toda vez que lia que uma atração não era para os com estômago fraco eu adorava!!!)

    Na parte Mickey da viagem imergiremos até onde não pudermos mais na magia da Disney (difícil vai ser sair dela depois), serão as primeiras 5 noites. Ficaremos dentro do complexo, iremos em todos os parques temáticos, usaremos todas as horas extras e pretendemos utilizar o Dinning Plan.
    E é aí que gostaria de usufruir da sabedoria de vocês. Não entendi uma coisa do Dinning Plan (e sua explanação acima confundiu mais ainda): No plano Dinning Plan "normal" receberemos 2 pessoas x 6 dias= 12 "vales" de cada tipo (table-meal, quick-service e snack), certo? Eu poderia, por exemplo, glutonicamente utilizá-los todos num só dia e jejuar nos outros? Ou eu só poderei utilizar 2 vales de snack, 2 vales de quick-service e 2 vales de table-meal por dia?
    Outra dúvida, agora mais complexa:
    No orçamento "A" nós ficaremos num resort "Value" e receberemos "de grátis" o plano Quick-Service;
    No plano "B" ficaremos num resort "Moderate" e receberemos "de grátis" um plano "Dinning Plan" por "apenas" $ 200,00 (duzentos dólares) aproximadamente A MAIS.
    Vale a pena?
    Não somos nenhum monstro devorador de comida, mas comemos bem pra jovens de 23 e 26 anos, ou seja, precisaremos de uma refeição padrão table-meal por dia para nos sustentar, esses 200 dólares a mais pra ficar num resort melhor, mais bem localizado e comendo mais vale a pena? Nosso orçamento é justo (nem apertado nem folgado) e estaremos de carro...

    Desculpa aí a ladainha, mas é que a empolgação é enorme!!!
    Aguardo resposta o mais breve possível (viajaremos dia 30/09 já!)
    Agradeço a paciência,
    Daniel

    ResponderExcluir
  12. Daniel,

    Muito legais seus planos de viagem! Quanto às suas dúvidas, tentaremos responder:

    1. Se você vai ficar 5 noites no Walt Disney World, receberá 5 créditos de cada tipo de refeição por pessoa. No caso, 10 table service, 10 counter service e 10 snacks. Eles podem ser utilizados em qualquer ordem durante a viagem, portanto se quiser usar tudo em um só dia, pode (só não vai conseguir comer tanta comida, é claro!).

    2. A diferença de preço que você recebeu na sua cotação de resort value em relação ao moderate refere-se exclusivamente ao hotel. O hotel moderate custa um pouco mais porque é melhor, os quartos são maiores, geralmente tem uma estrutura e tema mais elaborados. Para pessoas tão jovens, não sei se vale a diferença, vai depender do estilo de vocês. Se quiserem economizar e ficar num value resort, não vão se decepcionar porque, apesar de serem hotéis mais simples, são muito eficientes e o serviço é ótimo.

    Via de regra, se a pessoa não faz questão de ficar num hotel top de linha, é uma boa ideia selecionar com base na localização. Veja qual tem a melhor localização para você!

    E se vocês gostam de montanha-russa, mesmo na Disney tem algumas que valem a pena, principalmente no Hollywood Studios. Não deixe de experimentar a Incredible Hulk Coaster e a Dragon Challenge (no Islands of Adventure), tanto a azul quanto a vermelha (nós gostamos mais da azul!), e de ir ao Busch Gardens, o paraíso dos amantes de montanhas-russas.

    Esperamos ter ajudado. Boa viagem!

    ResponderExcluir
  13. Gratíssimo pela resposta! Muito obrigado mesmo!

    Já realizei a reserva no resort, agora é continuar nos planejamentos e preparações...

    Gostei muito das descrições "sem pudor" que vocês fizeram de tudo! E achei super válida a idéia de ir no MK na noite que chegarmos no resort para "entrar no clima", aproveitando para jantar lá. Mas aí surgiu mais uma dúvida:
    Precisamos de um Ticket de entrada no parque para podermos jantar dentro dele? Ou mais diretamente: podemos entrar no MK (ou qualquer outro do resort) para jantar e aproveitar pra ver o show Whishes SEM ter ingressos?

    De antemão agradeço a a atenção,
    Daniel

    P.S.: prometo postar aqui a impressão que teremos das atrações que vocês não foram e talvez até uma descrição "sem pudor" do Busch Gardens

    ResponderExcluir
  14. Daniel,

    Não é possível entrar nos parques somente para jantar, sem ter ingressos. Mas de modo geral, se você comprar um ingresso de 5 ou 7 ou 10 dias, a diferença de preço é pequena, e geralmente costuma valer a pena acrescentar mais dias. Isso porque a flexibilidade é infinitamente maior, mais que superando o custo.

    Aguardamos ansiosamente suas impressões das atrações que não fomos - por favor poste cada uma no seu parque correspondente. E principalmente gostaríamos muito de saber sobre o Busch Gardens, pois da próxima vez que formos à Disney, nosso filho provavelmente será um adolescente, e esse parque certamente estará no nosso roteiro!

    Agradecemos pelo comentário!

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Primeiramente, parabéns pelo blog, muito valioso.
    Na última vez que fui a Disney, fiquei no Animal Kingdom Lodge e utilizei o Dining Deluxe.
    Sobrou muto crédito...
    Lá existem restaurantes distintos, e no café da manhã existia a opção de buffet e a
    de pratos prontos. No meu caso eu podia comer no buffet a vontade, pois eu tinha direito a 3 "full service" por dia, mas em contra partida tinha que deixar 20% de gorjeta na por dia, só no café...
    Minha dica é antes de fechar o resort, verificar qual o tipo de café da manhã que é servido no mesmo.
    Se só tiver a opção de buffet, você terá que escolher entre o café e o jantar,
    pois o plano só te oferece um "full" por dia...
    A propósito, alguém sabe se em todos os "Äll-Star" e no "Pop Century" dá para tomar café como "counter service"?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Faltou meu nome..hehe...
    Me chamo Rodrigo

    ResponderExcluir
  17. Olá Rodrigo,

    Agradecemos pelas dicas. Muito valiosas!

    Realmente, quando nos perguntam qual o dining plan mais recomendado, geralmente indicamos o convencional. O Deluxe é muita comida para qualquer glutão! E ainda por cima, além da gorjeta que você tem que dar em toda refeição (às vezes sai o preço de uma refeição counter service), ainda é obrigado a se sentar por no mínimo 1 hora, 2 vezes ao dia, para comer. Gostamos de uma refeição tranquila para curtir e descansar um pouco, mas mais que 1 vez por dia é muito pra nós!

    Quanto à sua pergunta, tanto o All Star quanto o Pop Century são o oposto do Animal Kingdom: SÓ têm restaurantes counter service. Portanto, se for comer no hotel todos os dias no café e jantar, aconselhamos o dining plan de quick service.

    Geralmente, quando nos pedem dica de hospedagem, recomendamos muito os resorts perto do Boardwalk - Yacht Club, Beach Club e Boardwalk. Além de 2 ou 3 restaurantes em cada hotel, ainda há os restaurantes e lanchonetes do Boardwalk. Ao todo, são cerca de 20 opções entre quick service e full service. Assim, você não precisa ficar se deslocando para variar no jantar (após um longo e cansativo dia nos parques), e tem muita flexibilidade para usar seu plano. Devido à localização, os hotéis são meio caros, então dependerá um pouco do orçamento de cada um.

    Se economia for prioridade, geralmente as pessoas preferem o Pop Century ao All Star, tanto pelo hotel em si, quanto pela localização.

    Caso sua viagem seja para meados de 2012 em diante, dê uma olhada no novo hotel econômico da Disney, o Art of Animation. Ainda não abriu, portanto não há opiniões sobre serviço, localização, estrutura, etc. Mas, como é novinho em folha, deve ser muito caprichado, como quase tudo que a Disney faz.

    Continue postando e boa viagem!

    ResponderExcluir
  18. Até 2010, din din não era problema (Animal Kingdom Lodge, Dining Deluxe...).
    Mas a partir de agora, tem uma nova integrante na família e terei que economizar...
    Já estava de olho neste novo hotel e é quase certo que devo ficar por lá...
    Só devo ir no fim do ano...
    Valeu mesmo!
    Abs
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo,
    É esse o espírito, economizar sempre, deixar de viajar, jamais!

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    adorei o blog, com informações detalhadas e muito uteis. obrigada por compartilhar a experiencia de vocês por aqui.
    Fiquei com um duvida com relacao ao uso do dinning plan. Ao fazer as reservas pelo site da Disney, temos que marcar a opção uso do ddp. uma vez feita a areserva vinculada ao ddp, posso na hora optar por pagar a refeição?
    minha duvida é por conta reserva no akershus, como consome 2 table service, vi que não compensa usar o DDP, e sim pagar por esta refeição a parte.
    outra pergunta : vocês chegaram a ir em algum dos dinner shows? valem a pena?
    abs,
    Tatiana

    ResponderExcluir
  21. Tatiana,

    Obrigado pelos elogios e pelo comentário.

    Não é necessário definir previamente no site se vai usar o plano. Quando chegar ao restaurante, ANTES de pedir a comida avise o garçom que está no plano, e ele te dará orientações sobre o que está incluso.

    Quanto ao Arkeshus, você terá que fornecer o número de um cartão de crédito para garantir sua reserva. Você terá um prazo máximo para cancelamento da mesma. Se ultrapassar esse prazo ou simplesmente não aparecer no horário marcado, em seu cartão será cobrada uma taxa de "no-show". Procure chegar ao restaurante 15 minutos antes do horário marcado. No caso do Akershus, se for ao Epcot somente para o jantar, chegue ao parque com 1 hora de antecedência. A caminhada até o local é longa, e você não conseguirá fazer as crianças "marcharem" até o restaurante sem parar várias vezes no caminho.

    Não fomos aos dinner shows. As opiniões de internautas sobre o Hoop-dee-doo são muito entusiasmadas, dá até vontade de ir! Se você não tiver limitação de orçamento, acho que vale a pena conhecer, pois todo mundo fala muito bem, apesar de ser caro. Os outros dinner shows - do Polynesian, do Wilderness Campground, e alguns outros dentro e fora da Disney - costumam ter opiniões controversas. Tem gente que adora, tem gente que detesta.

    Qualquer que seja o show, saiba que a comida não é o foco, portanto será no máximo satisfatória - dificilmente uma experiência gourmet. Portanto, se você gostar da diversão, vá sem medo. Mas se quiser uma comida caprichada, é melhor gastar seus dólares em outro lugar. Pelo mesmo preço, poderá ter um jantar verdadeiramente gourmet!

    Esperamos ter ajudado.

    ResponderExcluir
  22. olá! estarei indo em fevereiro agora com a familia (3 pessoas) e li sobre o Free Disney Dining Plan 2012. Esta promo vai de out até março de 2012 (pelo que vi), porém fiz a compra do hotel pop century disney pela decolar.com. Gostaria de saber como posso conseguir esta promoção, pois estarei hospedada na época do Free Disney Dining Plan 2012. Será que quando chegar no hotel peço, ou mando emial, telefono...não sei o que fazer...mas sei que tenho que fazer algo, pois não quero perder esta boquinha!rsrs. o que me aconselhas a fazer? Obrigado

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Quando a Disney faz essas promoções de dining plan de graça, geralmente é necessário optar pela mesma já na reserva. Até mesmo no site da Disney, mesmo na época da promoção, eles não bloqueiam reservas com preço normal, então se você não prestar atenção, corre o risco de fazer uma reserva normal.

    No seu caso, sinceramente achamos meio difícil conseguir, mas não custa nada tentar. Primeiro tente o Decolar, ligue ou mande email para o atendimento, verificando se eles têm essa promoção disponível, e se é possível incluir na sua reserva. Mande um email também pra Disney, especificando tudo sobre sua reserva (data, nome dos passageiros, hotel, e se tiver algum número, melhor ainda), e pergunte se está incluído o dining plan.

    Uma vez, fizemos uma reserva pelo site e duas semanas depois a Disney disparou uma promoção dessas. Mandamos um email pra pedir pra incluir o dining plan na nossa reserva já feita, e foi um parto! Eles perguntaram um milhão de coisas, queriam até que tivéssemos salvo a página da web onde aparece a promoção! No final, acabaram cedendo, e ganhamos o plano, mas deu bastante trabalho.

    Agora, se sua reserva já tiver sido feita com algum tipo de desconto, preço promocional, etc, aí é impossível conseguir o plano. Isso porque geralmente as promoções não são cumulativas.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!! Eu liguei lá na decolar, e eles mesmo mandaram email pedindo a Disney Pop o acrescimo desta promoção! Em 72 horas receberemos email confirmando ou não! Se der certo, volto aqui e conto! :) Katia

      Excluir
  24. Olá, amei seu post. Tenho im dilho de 5 anos q nao come nada e eu, fi cirurgia de resuçao do estomago e tb nao como mto. Acho q nao compensaria p nós, compensaria? Ainda nao fui com c meu filho, pq ele nao come porcaria menhuma. Tem opçoes para croanças assom? Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula,

      Pelo que você fala, realmente não vale a pena para sua família fazer o dining plan. Quanto às opções de alimentação para seu filho, como não o conhecemos é difícil dizer se terá algo para ele em Orlando. Acreditamos que sim, pois é uma cidade com opções muito variadas de alimentação.

      Para saber um pouco sobre os restaurantes que visitamos lá, acesse nosso post http://familiarecomenda.blogspot.com.br/2011/05/um-rato-no-restaurante.html.

      Em nossa opinião, a criança não comer "de tudo" não deve ser um empecilho para viajar e, aos poucos, ir apresentando a ela diferentes opções e culturas. Quando nosso filho era pequeno, fomos a Bariloche. Ele não comia nada em lugares estranhos, então levamos uma lata de farinha láctea e ele passou uma semana inteirinha se alimentando de pãezinhos, mingau, bananas... Só decidiu comer seu primeiro prato de comida no último dia da viagem! Mesmo assim, todos se divertiram muito e ele adorou o passeio.

      Nas viagens seguintes, ele foi aprendendo a experimentar e confiar. Ainda não come de tudo, mas em todo restaurante que vai, procura a melhor opção (ou menos pior) entre as existentes. Temos de confessar que às vezes nós é que ficamos com inveja da comida que ele escolhe, quando pedimos pratos diferentes do dele... E nós nunca mais passamos perrengue em restaurantes. Esperamos ter lhe inspirado!

      Excluir
  25. Juliana Martins19 setembro, 2012

    Familia o blog de vcs é um dos melhores que tenho lido desde que iniciei meu planejamento....PARABÉNS pela dedicação!!
    1)pretendo viajar em set/2013 (sei que falta mto mas como é uma viajem de mtos custos prefiro ir me programando),afinal de contas ela precisa ser perfeita, vc acha um boa época? com relação ao clima e mesmo a lotação do parque?
    2)quero ficar hospedada em um hotel do complexo, mas existem alguns parques que ficam em outras localidades (universal, sea world,etc), vc acha conveniente permanecer hospedada na Disney?
    3) com relação ao "park hopper" uma duvida, se eu compar o ingresso para 5 dias eu tenho direito a entrar no mesmos parques dentro desses 5 dias ou tenho mais 5 dias?
    4)para ir para os outros parques fora do complexo Disney é fácil? tem ônibus? ou vc me aconselha a alugar um carro somente para os dias de visita a esses parques?

    Desde já agrdeço muito a atenção
    Att Juliana

    ResponderExcluir
  26. Oi Família. Estou fascinada com o qual vocês descrevem com prazer cada lugar por onde passam. Não consigo parar de ler o blog e minhas anotações todas estão baseadas nos seus escritos. Fui ao EUA aos 15 anos, mas imagino que com 7 anos muita coisa tenha mudado e quero ir com meu marido e minha filha de 4 aninhos. Estou muito apreensiva, pois por ela ser tão nova tenho medo de que eu, meu marido e até ela mesmo não se divirta o suficiente. Meu marido nunca foi, então quero muito que ele aproveite o máximo possível, porque ele adora parques de diversões e será sua primeira vez e provavelmente a única (dele), pois depois queremos conhecer outros lugares do mundo. De início pensamos em irmos apenas nós dois, mas mãe é mãe. Fiquei com dó da minha princesinha por nós estarmos indo em um lugar que ela iria se apaixonar e não levá-la.

    Outra coisa... Adorei esse dinning plan. Gostaria de saber como posso adquiri-lo e mais ou menos quanto custa. Em relação a isso fiquei meio perdida.

    Deixo aqui meus parabéns e que continue viajando muuuuuito pra nos dar mais dicas!! :)

    Abraços,
    Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana,

      O dining plan deve ser comprado juntamente com sua estadia de hotel na Disney, seja através de agência, seja diretamente pelo site da Disney.

      Como você deve ter percebido por nossas postagens, nunca deixamos as crianças em casa. Viajar com os filhos é difícil, mas é uma das melhores coisas que se pode fazer na vida. Essa é nossa opinião! Se você decidir levar sua filha, temos certeza de que se divertirá muito!

      Excluir
  27. Leonardo Machado04 outubro, 2012

    Olá ja fiz a minha reserva do All Star Movies Resort, mas nem tinha ouvido falar só agora depois de ler aqui no blog. Gostaria de saber se eu consigo incluir no meu pacote depois de ja ter reservado o meu hotel... teria como??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC PODERÁ SOLICITAR O UP GRADE SIM!!

      Excluir
  28. Acreditamos que seja possível. O melhor é você voltar ao canal onde fez sua reserva - se tiver sido site, entrar novamente nele; se tiver sido pela agência, ligar para eles - e perguntar.

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Estou adorando o blog! Em busca de informações, acabei encontrando o seu e + alguns que estão sendo muito úteis! Parabéns pelo trabalho!
    Quanto às gorjetas, como é feito o pagamento? Deve ser feito na hora ou posso pagar tudo junto no fechamento da conta (ficaremos no All Star Movies)?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As gorjetas de cada restaurante são pagas ao final da refeição, juntamente com alguma despesa extra que por acaso tenha havido, como bebida alcoólica por exemplo. O atendente traz o fechamento até você como se fosse uma conta normal, e o serviço normalmente é em torno de 15%. Para mesas de 8 ou mais pessoas geralmente é obrigatório, e se não estamos enganados o valor é de 18% do total.

      Excluir
  30. Olá!

    Voltei de Orlando em Novembro e penso em voltar o mais breve possível :)

    Parece que em Maio costumam também oferecer o Dining Plan Free, mas tenho que aguardar um pouco pq ainda não está disponível para essa época.

    Na viagem passada eu dividi todos os pratos pq como pouco em viagens (se eu comer bem eu passo mal)e tinha dias que era somente o café da manhã bem básico e depois jantar (sem almoço e ainda dividindo o jantar.

    O gasto era em media 50 dólares (entre restaurantes e fast food)que dividindo daria 25 dólares para cada.

    O problema é que amei os restaurantes da Disney, principalmente pela decoração então queria obter esse plano de refeições grátis. Simulei pelo site da Disney e entre a diária com desconto e a diária de valor cheio com o plano a diferença foi de 90 dólares por dia, ou seja 45 para cada e eu não gasto isso comendo e sim a metade.

    Por isso seria melhor eu pegar a oferta da tarifa reduzida ao invés do plano de refeições? Pretendo ficar 6 ou 7 noites no hotel da Disney.

    Busquei na internet e por uma fonte segura da Disney descobri que até pode ser possível dividir o prato com esse plano, mas deve ser solicitado e as vezes eles liberam. Vc já fez isso em restaurantes table service (exceto Buffet claro)? Pq se fosse possível eu iria comer a quantidade que gosto sem passar mal depois e o que sobrasse de table service eu poderia usar nos restaurantes que pedem 2 créditos.

    Entre os All Star, qual vc recomenda por decoração e comodidade(ônibus)?

    Obrigada e desculpa escrever muito rsrs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha,

      Para dividir o prato com alguém, de fato dependerá do restaurante e da boa vontade do seu garçom. Geralmente eles não gostam muito.

      Se você não come muito, não vale a pena contratar o dining plan. E se existe uma tarifa reduzida, menor que a do dining plan pelo mesmo período e na mesma época, na verdade a Disney não está dando o plano: no final você acabará pagando por ele.

      Excluir
  31. OLÁ, BOM DIA! JÁ UTILIZEI O DINNING PLAN POR 2 VEZES E VOU COMPRÁ-LO PELA 3ª VEZ, SOBRE O LEITE GELADO QUE VC PAGA NÃO PRECISA PAGAR, VOCÊ ODE UTILIZAR O LEITE NA MUG E SERVIR NO MEIO DOS RESTAURANTE DO HOTEL, FICA A DICA E APROVEITEM O DDP!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá, adorei suas dicas, mais infelizmente só vi algumas dicas depois, e é justamente sobre o Dining Plan minha dúvida. Então irei para Disney agora em agosto/2013, eu meu marido e meu filho de 7 anos, e já fizemos reservas pelo o site dos Hoteis .com mas esquecemos de comprar o Dining Plan, como faço para adquirir, pois acho que eles não vendem, vc acha que consigo adquirir qdo chegar lá no Hotel da Disney, me ajuda, please!!

    PS: Vou ficar em um Hotel dentro do Complexo Disney.

    Mara

    ResponderExcluir
  33. Olá, adorei suas dicas, mais infelizmente só vi algumas dicas depois, e é justamente sobre o Dining Plan minha dúvida. Então irei para Disney agora em agosto/2013, eu meu marido e meu filho de 7 anos, e já fizemos reservas pelo o site dos Hoteis .com mas esquecemos de comprar o Dining Plan, como faço para adquirir, pois acho que eles não vendem, vc acha que consigo adquirir qdo chegar lá no Hotel da Disney, me ajuda, please!!

    PS: Vou ficar em um Hotel dentro do Complexo Disney.

    Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, é preciso optar pelo Dining Plan na hora da reserva. Uma opção é você mandar um email pra Disney, perguntando se eles podem incluir o plano na sua reserva.

      Excluir
  34. Você falou que o valor do Dinning Plan é de U$ 40 diário. Esse valor seria, por exemplo, por pessoa diário, certo? Nós vamos em dois, então pagaríamos U$ 80 diariamente?

    ResponderExcluir
  35. O valor do Dinning Plan é de U$ 40 por pessoa diário, correto? Então, se formos eu e meu namorado, nós gastaríamos diariamente U$ 80 contratando o ddp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Para ver os valores atualizados entre no site da Disney.

      Excluir
  36. Olá Família, viajamos em novembro do ano passado para a Disney e seu site foi de fundamental importância para as decisões tomadas, fiz um relato que gostaria de mandar para que publicasse se fosse de seu interesse, tem algum email que possa encaminhar ou mando por aqui mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for um comentário relativamente curto, pode postar aqui mesmo. Caso seja um texto mais longo, favor enviar para familiarecomenda@gmail.com. Por favor dê autorização expressa para publicação no email que você enviar, com seu nome completo.

      Desde já comunicamos que nossas postagens passam por revisão de Língua Portuguesa, então nos reservamos o direito de fazer pequenas correções.

      Excluir
  37. Amei seu posto e suas dicas:
    E se puder me ajudar seria muito importante pra mim:

    Eu e minha família ficaremos 6 noites no hotel econômico da disney, sem carro e com o plano de alimentação incluida.
    Eu não sabia q variava as modalidades do plano e a atendente me vendeu o Quick service. Mas pelo que eu vi , não poderia usar os melhores restaurantes.
    Minha dúvida é: será que com o dinheiro que eu já ia vestido no quick service, compensa eu fazer up grade pro Table?
    As refeições do quick service custam barato, se comparar com.os valores dos restaurantes.......Será q vou "perder dinheiro"?
    Será que no quick nos vamos comer bem e gastar o equivalente ao q pagamos?

    Estou bem chateada, pois não fui informada do outro plano ......Tô achando que gastei mal , e reservei esse dinheiro pra realizar o sonho......Mas tô preocupada com a proporção, pois como vc escreveu: eu quero usar o máximo até o osso do plano.
    Me ajuda!!!!
    Muito obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mande seus comentários, perguntas ou mais dicas sobre este destino.