SANTO ANTÔNIO DO... QUÊ?

Nossa viagem foi assim:
Época: maio *****, junho *****
Hotel: Fazenda Fonte das Hortênsias ****; Pousada Highland ***
Faixa etária das crianças: 1-3 anos ***; 3-5 anos ***; 5-7 anos *****;
7-9 anos *****; 9-11 anos ****



Jardins do Pinha Pinhão
Quando viram o tópico Santo Antônio do Pinhal na enquete, muitas pessoas devem ter feito essa pergunta. Que cidade é essa? Onde fica? O que tem pra fazer lá? Se tivessem tido oportunidade, temos certeza que as crianças da família teriam votado pessoalmente nesse tópico. Isso porque Santo Antônio do Pinhal é uma cidade muito legal, cheia de aventuras para os pequenos, e com certeza um dos destinos favoritos das NOSSAS crianças!

A primeira grande vantagem de Santo Antônio é que fica pertinho de Campos do Jordão. Talvez a maioria até conheça a cidade pelas placas que vê na subida para Campos. Só que com uma vantagem indiscutível: custa uma fração do preço da famosa cidade - tanto para se hospedar, quanto para comer. Pode-se aproveitar todas as atrações de Campos, sem as multidões, sem o trânsito e sem gastar tanto.

Tirolesa é o que não falta!
A segunda grande vantagem é que é uma cidadezinha bem pequena, que ainda guarda aquele ar interiorano, mas com lojinhas e restaurantes charmosos e gostosos. Por isso, é bem mais barata do que Campos. Não oferece o mesmo luxo, é claro, mas para alguns isso é até uma vantagem...

As pousadas de Santo Antônio ficam quase todas nas estradinhas que circundam a cidade, geralmente sítios adaptados pelos proprietários para se tornarem "hotéis-fazenda" - entre aspas porque a maioria é só um punhado de chalezinhos espalhados por uma propriedade espaçosa e arborizada, mas que de fazenda não tem nada. Daí já dá para imaginar que a maioria dos lugares para se hospedar em Santo Antônio é bem rústico - chalezinhos de madeira com camas de alvenaria, uma lareira e uma varanda com rede. Mas para as crianças acostumadas com ambiente urbano, ficar num lugar assim tem um encanto todo especial. É claro que, se estiver disposto a gastar um pouco, há pousadas com hidromassagem e outros itens de luxo, algumas das quais sequer aceitam crianças abaixo de 12 anos.

Independente do nível que você esteja procurando, um detalhe que pode fazer diferença é se há uma piscina aquecida na propriedade. Ao final de um dia de passeios, é muito bom poder relaxar e brincar com as crianças na piscina, além de ser uma boa alternativa de atividade caso chova durante sua viagem. Até algumas das pousadas mais simples têm piscina aquecida, mas se for fora da temporada, pergunte antes de fazer a reserva se a piscina estará funcionando na época. Às vezes as pousadas menores simplesmente desligam o aquecimento quando o movimento está fraco!

Passeios em Campos do Jordão

Tirolesa no Horto

Os passeios são variados e divertidos, quase todos envolvendo natureza e muita ação. Quase tudo que se faz quando se vai a Campos também pode ser feito tendo Santo Antônio como base.

Arvorismo no Horto
Um dos preferidos das crianças é o Horto Florestal de Campos do Jordão *****. É um belo parque estadual, com riachos, bosques, áreas para piquenique, trilhas na mata bem sinalizadas e lagos. O parque ganha um encanto todo especial no outono, quando as folhas das árvores tornam-se avermelhadas como em climas temperados.
Certamente o programa mais legal para as crianças acima de 5 anos é o circuito de arvorismo do local - pequeno, mas emocionante - que termina com uma tirolesa atravessando o lago (programa conduzido por uma empresa e pago à parte). Há também a trilha do Sítio do Picapau Amarelo, com esculturas e figuras dos famosos personagens de Monteiro Lobato, e que termina em um espaçoso playground de madeira.
Trilha do Sítio do Picapau:
boa para os pequenos

Procure chegar bem cedo ao Horto, pois lá pelas 11:00 em feriados e fins-de-semana o parque fica lotado. Se for passar bastante tempo por ali, leve um lanche para fazer um piquenique. Tem uma lanchonete mas não é nada excepcional. Há também algumas lojas de artesanato onde se pode comprar souvenirs de Campos.

Outro favorito das crianças é o Tarundu *****, também localizado em Campos (http://www.tarundu.com.br/). Realmente é um lugar excepcional, mas se for passar o dia é bom a conta bancária estar em dia. Tudo é pago à parte, e muito bem pago! Tem desde cavalgadas até minigolfe, passando por tirolesa, patinação no gelo, mini kart, e, a cada temporada de inverno, eles criam uma atração diferente melhor do que as dos anos anteriores. Tem também um restaurante mas os preços são exorbitantes.
Arvorismo no Pesca na
Montanha

Se a família gosta de pescar, então o Pesca na Montanha **** (fica entre Campos e São Bento do Sapucaí) é um dos melhores lugares da região(http://www.pescanamontanha.com.br/). Além da pesca da truta, que você pode levar para sua pousada e pedir para deixar no freezer até a sua partida para casa, o lugar oferece inúmeras atividades, como ateliê de pintura, pula-pula, mini tirolesa para os pequenos e tirolesa grande para os maiores, além de um restaurante self-service de comida bem caseira.

Da última vez que estivemos lá, o restaurante estava bem gostoso, e o chef até preparou sashimi de truta para nossa família com as trutas que pescamos! Como tudo na região, lá também todas as atividades são pagas à parte, mas os preços não são abusivos. Chegar ao Pesca é um capítulo à parte. O lugar é longe e a estradinha, sinuosa. Imprima um bom mapa antes de sair de casa, e pé na estrada porque vale a pena!

Uma vez também visitamos o Lenz Gourmet ***, igualmente localizado em Campos do Jordão. Tem proposta semelhante aos outros lugares, com restaurante, espaço de aventura para as crianças (só que interno, não externo), tirolesa grande (externa) e uma bela trilha para caminhada, que passa por uma cachoeira e termina em um mirante com vista para a rodovia.
Vista do mirante do Lenz
Apesar de divertido, achamos que pelo custo-benefício os outros lugares que visitamos valeram mais a pena do que o Lenz. O restaurante é um pouco caro e não muito "gourmet", e absolutamente tudo é pago lá dentro - até mesmo para andar na trilha é necessário pagar. Se for ficar muitos dias e tiver vontade de conhecer um lugar diferente, é interessante, mas não como primeira opção.

Todas as outras atrações de Campos - restaurantes, as outras chácaras de lazer, Capivari, a Pedra do Baú - também podem ser visitados tendo Santo Antônio como base. Nenhuma dessas atrações está a mais de uma hora de carro partindo da cidade.


Jardim do Pinha Pinhão
Passeios em Santo Antônio

 
Mais perto de Santo Antônio também há muitas atrações bem legais. Uma delas é o restaurante Pinha Pinhão **** (ou Donna Pinha), que fica dentro do Eco Parque. O restaurante é bem gostoso, oferece pratos variados, fondue, e uma carta de vinhos razoável. No Eco Parque existe um jardim onde se pode fazer passeios (somente guiados) - muito interessante para quem gosta de plantas e flores diferentes. Há uma tirolesa bem extensa e emocionante (e talvez até um pouco perigosa para os iniciantes).

Se você não estiver disposto a ir muito longe para pescar, pode substituir o Pesca na Montanha pelo pesqueiro Arco Íris ***, próximo ao centrinho de Santo Antônio. É um pesqueiro muito agradável, mas ao contrário do Pesca só oferece uma opção: pescar trutas. Não há outros equipamentos de lazer, apenas um restaurante - muito bom para comer truta, por sinal.

Há em Santo Antônio também algumas cachoeiras que podem ser visitadas, bem como o Pico Agudo, usado como base para vôo livre (asa delta). Nem é preciso dizer que todas as vezes que fomos a Santo Antônio, nossos dias foram preenchidos pelas aventuras descritas até agora, não deixando tempo para visitar esses lugares. No entanto, pelas fotos parecem interessantes, principalmente a vista do Pico Agudo, que deve ser espetacular!

Sem ir muito longe também é possível fazer coisas divertidas. Se pegar um dia de chuva, não deixe de passear no pequeno shopping da cidade, o Vilarejo ***. Além de um restaurante muito gostoso, o Picanha & Pasta (cujo serviço é beeeem leeeento), há algumas lojinhas (dê uma olhada nas panelinhas de fondue!) e um ateliê de cerâmica chamado Olaria Paulistana ****. Nesse ateliê, além de comprar peças prontas, você pode escolher uma peça de cerâmica em branco e fazer sua própria pintura - as crianças com dons artísticos adoram! Você pinta e deixa a peça até o dia seguinte, e a Olaria queima no forno para você, dando aquele aspecto vitrificado à sua obra de arte.

Pertinho do shopping tem vários restaurantes gostosos, como o Santa Truta, especializado em trutas (!), e o Picanha na Tábua, especializado em, bem, picanha... Os restaurantes podem não prezar pela originalidade do nome, mas a comida é muito gostosa!

Se puder fazer sua viagem a Santo Antônio coincidir com o dia 13 de junho, dia do padroeiro da cidade, melhor ainda! Não deixe de ir à quermesse **** que é feita durante vários dias ao lado da igreja. É muito divertido, pois é uma quermesse típica do interior, com barracas de brincadeiras, pescaria, tiro ao alvo, um bingo super animado, bem como vários tipos de doces, comidas e o infalível pão de Santo Antônio. Reza a lenda que se a solteirona comer do famoso pão, em menos de um ano estará casada. Não vamos citar nenhum nome, mas digamos que pudemos comprovar a eficácia do pão em primeira mão em nossa própria família... Mesmo se não houver solteiras na sua família, não deixe de conferir a festa, que as crianças adoraram!

Então, acho que já deu para perceber que Santo Antônio é um lugar privilegiado, seja pela proximidade com todas as atrações de Campos do Jordão, seja pelos programas que se pode fazer nas redondezas, seja pela cidade em si. Afinal, vivendo em cidades grandes como a maioria de nossas crianças vive, Santo Antônio é uma boa oportunidade para conhecer um clima rústico de interior, com uma pitada de aventura. Então, no próximo fim-de-semana ou feriado prolongado, não pense duas vezes: pegue o carro e vá para Santo Antônio do Pinhal!

Comentários

  1. Que vontade de sair correndo para esse lugar com a família.....vcs são de maissss.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse lugar! Até comemos o pãozinho de Santo Antônio pra casar... Rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!Voce poderia me dar um exemplo de uma pousada de lá que tenha hidro??Pode ser essa que não entra menores de 12 anos...É pra passear com o maridão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana,
      Faz tempo que não fazemos uma pesquisa sobre isso, e muda bastante. sugerimos entrar em www.santoantoniopinhal.com.br e dar uma olhada nas opções. Pelo que pudemos ver, tem praticamente todas as pousadas da cidade nesse site.
      Nós já ficamos na Highland (bom custo benefício), na Fonte das Hortênsias (bem legal pras crianças, para adultos já não tenho certeza), e na Alpes Santo Antônio (já faz um tempão que fomos nessa).

      Excluir

Postar um comentário

Mande seus comentários, perguntas ou mais dicas sobre este destino.