COMPRANDO EM NY SEM ABORRECER AS CRIANÇAS (E OS ADULTOS)

  
Em nossas viagens a lazer, tentamos reduzir as compras ao mínimo necessário. Dificilmente gastamos  vários dias fazendo compras - no máximo meio período aqui, outro acolá. Entre os passeios, costumamos aproveitar as lojas das atrações ou parar em lugares inusitados que encontramos pelo caminho para fazer as compras absolutamente necessárias, seja para nós mesmos, seja dos presentinhos para a família.
Fachada da FAO Schwarz
Nova York é uma cidade que torna essa tarefa muito fácil. Na verdade, na Big Apple tanto os compradores contumazes, que passam metade da viagem comprando e metade passeando, quanto os contidos serão plenamente satisfeitos. Esse post é dirigido especificamente para quem não gosta de ficar horas e horas andando com várias sacolas no braço, comprando tudo que vê pela frente.

Se você é daqueles que não curte nem um pouco ficar enfiado em um shopping o dia todo, mas gosta de parar em lojinhas interessantes, inseridas no meio do passeio e sem perder muito tempo, NY é um verdadeiro paraíso. As melhores atrações da cidade têm lojas fantásticas, onde você poderá garimpar desde caixinhas em marchetaria até brinquedos da última moda.

1. Lojas em museus:

Todo mundo que já fez alguma pesquisa básica sobre NY sabe que o MoMa***** (Rua 59, entre a 5a e a 6a Avenidas) e o Metropolitan*****, além de serem museus excelentes para levar as crianças, têm algumas das melhores lojas da cidade. Livros, quebra-cabeças diferentes, lenços femininos pintados a mão, itens de design para casa... O que você imaginar, as lojas têm. São ótimas para comprar presentes interessantes, tanto para adultos, quanto para crianças. O melhor de tudo é a localização: o MoMa fica na rua 53, no coração de Midtown, e o Metropolitan fica junto ao Central Park. Se quiser comprar os itens do Metropolitan e não tiver tempo de visitar o museu, há uma filial no Rockefeller Center.

2. Museu de História Natural *****:

Loja do Museu de História
Natural
Essa loja é um capítulo à parte... Instalada dentro das dependências do museu (é preciso entrar para acessá-la), tem 2 andares e um mezanino, com uma variedade de itens que deixarão qualquer um tonto. Livros (para crianças e adultos), pelúcias diferentes (dinossauros, animais aquáticos), brinquedos que não se encontra em nenhum outro lugar, dvds sobre a natureza, pôsteres, objetos artesanais de locais exóticos como Índia, Egito e outros países africanos, bijuterias artesanais, itens para a casa... Um lugar maravilhoso para encontrar aqueles presentinhos mimosos, caprichados, diferentes, e, o melhor, que não vão estourar seu orçamento.

3. Central Park Zoo ****:

Pelúcias no Central Park
O zoológico do Central Park é pequeno e muito simpático. Vale a visita com certeza, principalmente por causa dos ursos polares, mas para entrar na loja você não precisa passar pelo zoo. Do parque você consegue acessá-la sem precisar pagar a entrada. Para as crianças amantes de animais (quase todas!) essa loja é o paraíso na terra. O destaque vai para as pelúcias de todos os tipos de animais que você puder imaginar, pequenas e grandes. Os mais apreciados pelas crianças são passarinhos que emitem som quando pressionados. Mas há criaturas do Ártico, répteis, aves exóticas... Tem também uma sessão pequena de livros e dvds, roupas com temas de animais (as roupas de bebês são muito engraçadinhas) e souvenirs como chaveirinhos feitos a mão, enfeites de Natal (na época), etc.

4. Empire State Building ***:

Todos os itens têm o Empire State
como tema.
Os itens aqui têm, na maioria, preços especificamente dirigidos a turistas desavisados... Mas a qualidade das mercadorias é muito boa, e tem coisas que você não vai encontrar em outros lugares. A grande maioria, obviamente, traz estampado o famoso prédio novaiorquino: marcadores de livros, canecas, camisetas, ímãs de geladeira... os souvenirs de sempre, mas bem desenhados e de boa qualidade. E já que uma visita ao Empire State é obrigatória aos que visitam NY pela primeira vez, aproveite para comprar uma lembrancinha da Big Apple por aqui. Pode ser um pouco mais caro, mas com certeza terá um acabamento e qualidade infinitamente superiores aos dos souvenirs encontrados em Times Square. Fica na 5a Avenida, entre as ruas 33 e 34.

5. Lojas na Times Square:

Toys R Us
E por falar na famosa "praça" (que de praça não tem nada - está mais para um gigantesco cruzamento entre ruas), quando você vier aqui tirar as obrigatórias fotos dos néons e fachadas, aproveite para visitar algumas lojas muito legais para as crianças. Uma das melhores lojas de brinquedos do mundo (na nossa modesta opinião), a Toys R Us *****, está aqui, bem na esquina com a Rua 44. São três andares gigantescos, lotados de brinquedos. A grande maioria são brinquedos comerciais, de grandes fabricantes multinacionais, e o serviço pode deixar a desejar. Mas é perfeito para as crianças comprarem aquele brinquedo da moda que é quase impossível encontrar no Brasil (e que, quando encontramos, estouramos o limite do cartão, de tão caro). Além dos brinquedos e de uma seção de games bem grande no subsolo, a loja tem algumas atrações para distrair e divertir as crianças: esculturas de Lego gigantes, dinossauro animatrônico (parece de verdade!), sorveteria e até uma roda literalmente gigante dentro da loja! Diversão garantida.
Disney Store

A outra loja da Times Square que merece uma visita é a Disney Store ****. Depois de fechar sua filial da 5a Avenida, e permanecer fechada por cerca de 2 anos, a Disney retornou a Manhattan com essa joia da Times Square (entre as ruas 45 e 46). A loja não é tão grande quanto a antiga, mas é muito bonita e mais moderna. A empresa abusou de recursos como árvores cenográficas, projeção de personagens, cenários, etc. Tudo que você imaginar com temas da Disney tem aqui: brinquedos, toalhas, roupas, fantasias, souvenirs de NY... do Mickey, Toy Story, Carros, Piratas do Caribe, Hanna Montana, etc. Destaque para uma central onde você pode escolher as peças e a carroceria dos automóveis do filme Carros, montar seu próprio carro e sair com ele prontinho para brincar.

Há mais lojas interessantes para crianças, como a M&M´s World (os famosos confeitos tomam o lugar até o teto) e a Hershey´s. Outros locais da Times Square vão interessar mais aos adolescentes e aos pais, como a Swatch, Billabong, Sketchers, Aeropostale, etc.

6. Na 5a Avenida:

Vir a NY e não dar uma longa e lenta caminhada na 5a Avenida é um sacrilégio. Então, já que vai estar por aqui, aproveite para passar em algumas das melhores lojas de brinquedos e games da cidade.

Barnes & Noble****: A rede mais famosa de livrarias físicas dos EUA tem uma loja bem grande na esquina da 5a com a 46. A loja tem 3 andares, abarrotada de livros e dvds. A seção de crianças é ótima, como não poderia deixar de ser, mas nossa preferência aqui vai para a seção de livros e guias de viagem (vai viajar para o Cambodja e não consegue encontrar aquele guia?), e para os presentinhos que agradam em cheio quem gosta de ler: marcadores de páginas, caderninhos, canetas, post-its diferentes, etc. De quebra, se você precisar acessar internet e seu hotel não tiver WiFi, venha pra Barnes & Noble que aqui tem!

American Girl Place ****: aqui, no número 609 da 5a Avenida (esquina com a Rua 49), sua filha pode montar sua própria boneca, escolhendo o rosto, cor da pele, cabelos, roupinha, acessórios, e até o cachorrinho da boneca com seus apetrechos caninos... No final, pode levar a boneca para almoçar no restaurante que fica dentro da loja. A comida, dizem, até que é gostosa (não experimentamos), e o restaurante tem um cadeirãozão para a criança, e um cadeirãozinho para a boneca sentar-se, educadamente, à mesa com a família. Obviamente, para bancar uma experiência tão exclusiva, a conta bancária tem que estar em dia. Qualquer boneca com alguns acessórios chega fácil à faixa dos U$200,00.

Build-a-Bear ***: fica a menos de 200m da American Girl Place (na esquina com a Rua 46), e oferece basicamente a mesma coisa, só que com ursos de pelúcia e sem restaurante. Afinal de contas, levar uma boneca para almoçar é perfeitamente natural, mas quem em sã consciência levaria um urso para um restaurante? Além de ursos, há outros animais de pelúcia, como macacos e coelhos, para a criança escolher, encher, vestir, calçar... Mas a vedete são os mascotes de Theodore Roosevelt mesmo.

Nintendo World ****: não fica exatamente na 5a Avenida, e sim numa travessa, a Rua 48, a meio quarteirão da avenida. Faz parte do complexo do Rockefeller Center (o endereço é 10, Rockefeller Plaza), mas a porta dá para a rua mesmo. Nem é preciso dizer que tudo de Pokémon e Mario Bros que você imaginar, encontrará nessa loja. Até mesmo brinquedos de colecionador, edições especiais, etc. Isso sem falar nos games e consoles, geralmente lançamentos. As crianças vão adorar os DS dispostos em um círculo no térreo - basta pegar e jogar. Tem também vários Wii à disposição. Os adultos preferem a exposição de jogos antigos que tem no primeiro piso. Consoles dos anos 80 e 90 são a grande atração. Se você já era fã do Mario naquela época, vai se deliciar.

Lindt e Godiva ****: as famosas marcas de chocolate têm lojas na 5a Avenida. São lojas pequenas, verdadeiras joias, repletas de chocolates maravilhosos. Na vitrine da Godiva, um funcionário com chapéu de chef banha morangos bem gordos numa cascata de chocolate - um irresistível convite às crianças e adultos chocólatras.

Interior da FAO
FAO Schwarz *****: depois de anos de dificuldades e de quase falir, a FAO foi adquirida por um grande grupo americano, e agora a loja-símbolo da empresa, bem ao lado da Apple Store e quase na frente do Central Park (5a Avenida 767, esquina com a rua 58), está funcionando com toda sua glória e tradição. Bem, mais ou menos, pois, em nossa opinião, uma loja desse porte não poderia fechar às 19h. Isso mesmo, se quiser conhecer a FAO, tem que ser antes das 7 da noite. Independente do horário, a loja é de cair o queixo. Tem várias coisas que fascinarão as crianças: pilhas de bichos de pelúcia de ótima qualidade, um setor inteiro só de doces a granel, o tradicional piano gigante do Tom Hanks (quem não viu Quero Ser Grande?), e milhares de brinquedos. O destaque da loja é para a linha de brinquedos com a marca FAO. São brinquedos tradicionais, "de antigamente", estampados com os famosos soldadinhos: pega-varetas de madeira (não de plástico), pião, corda de pular, jack-in-the-box (caixa surpresa), urso de pelúcia, brinquedos de plush, e, como não poderia deixar de ser, o famoso piano gigante para colocar no chão.

Apple Store *****: a loja mais emblemática da rede fica bem aqui, na 5a Avenida (no número 767), quase em frente ao Central Park. Apesar do famoso cubo que dá acesso à loja ser todo de vidro, é impossível não vê-lo. A movimentação ao redor é intensa, a qualquer hora do dia ou da noite. Se vir uma inexplicável e longa fila no meio do nada, ao relento, em plena 5a Avenida, corra e entre nela: provavelmente é para comprar o último lançamento da empresa. As pessoas são chamadas em "lotes" para descer ao subsolo, onde fica a loja, e efetuar a tão esperada compra. As crianças pequenas podem ficar jogando nos iPads e computadores disponíveis, enquanto as "crianças grandes" vasculham a loja atrás dos últimos lançamentos e acessórios para seus iTudos.

7. Rockefeller Center:

Ok, tecnicamente o Rockefeller Center também fica na 5a Avenida, mas é uma atração por si só. Você pode subir no edifício e ver uma vista maravilhosa, emendar com uma volta na famosa pista de gelo, e tirar fotos dos sempre caprichados canteiros de plantas. Nas datas festivas, decorações especiais são colocadas: na Páscoa, topiarias de coelhos; no Halloween, abóboras em abundância; na primavera, mares de tulipas; e no Natal, a árvore mais famosa do mundo. Arremate a visita com uma volta pelas lojas.

A Lego Store *** é um dos destaques, e se seu filho é Legomaníaco, não pode deixar de visitar esse espaço. Claro que tem todos os produtos da marca que você puder imaginar, e os famosos tijolinhos disponíveis em todas as cores possíveis, mas a atração principal são as esculturas de Lego que estão em exposição aqui. Bem em frente à Lego Store tem uma filial da loja do Metropolitan - muito conveniente! Outras lojas para comprar presentes e mimos são a Pylones (francesa) e a loja do Yankees. A já citada loja da Nintendo também fica no complexo, mas é mais acessível a partir da 5a Avenida.

Essas são as mais conhecidas, que estão na área externa próxima à famosa pista de patinação. Mas há também lojas no subsolo, como a Game Stop (games a preços camaradas) e a Hallmark (presentinhos e itens de papelaria) e opções de alimentação. Além dessas, há várias outras lojas espalhadas pelo complexo - que ocupa nada menos que 6 quarteirões.

8. Scholastic Store ***** no Soho

Se decidir fazer umas compras "de verdade", o Soho é uma excelente opção. As lojas na Broadway, entre a Houston e a Canal Street, passam numa sucessão vertiginosa, com moda para todos os gostos e bolsos (desde H&M até Prada). Se for comprar roupas para adultos, colocamos nossas fichas na Uniqlo *****, uma rede japonesa de roupas baratas e de qualidade, na maioria itens básicos revisitados. A empresa acaba de abrir mais uma filial - gigantesca - na 5a Avenida, então agora não é mais necessário se deslocar até o Soho.

Scholastic Store: para os fãs de livros.
Para as crianças, contudo, um dia no Soho pode equivaler a um dia na cadeira elétrica. Uma verdadeira tortura. Não desista! No meio de todas as vitrines e de um mar de fast fashion, está uma joia para os pequenos: a livraria da Scholastic (Broadway, 557, entre Prince e Spring). Trata-se da loja de uma editora americana, que funciona no mesmo edifício de seu escritório. É difícil acreditar que todos esses livros são editados pela mesma empresa: Capitão Cueca, Harry Potter, I Spy, Querido Diário Otário, Goosebumps... Claro que todos os livros são em inglês, o que faz dessa uma ótima oportunidade para você comprar aquele "Picture Dictionary" para aguçar a curiosidade das crianças sobre a língua. Mas, além de livros, sempre há alguns brinquedos, puzzles, livros de artes (que vêm com materiais para a criança utilizar) e produtos com o tema dos livros, especialmente na época dos lançamentos ou dos filmes no cinema.

É claro que, se você fizer uma pesquisa em guias e sites, encontrará em NY uma infinidade de lojas para as crianças, especialmente se estiver disposto a se embrenhar no Village ou no Upper West Side. Mas esses bairros estão um pouco fora da zona estritamente turística - o que para alguns é uma ótima vantagem - além de as lojas serem mais exclusivas e, em geral, um pouco caras. Para quem vai passear em NY pela primeira ou segunda vez, contudo, ficam um pouco fora de mão.

Já as lojas que mencionamos nesse post ficam bem no meio do caminho do turista típico. Então, quando for a NY não faça como alguns brasileiros que deixam de curtir a cidade para ficar o tempo todo fazendo compras, e dão "uma espiada" nas atrações nos intervalos. Esperamos encorajar os visitantes a fazer o contrário: curtir as atrações e dar uma paradinha para as compras só de vez em quando... Em NY, você pode!

Comentários

  1. Olá,

    O novo portal Viagem na Natureza gostaria de entrar em contato para tratar de uma possível parceria.

    Aguardamos contato pelo e-mail contato@viagem-natureza.com.br

    Larissa - ABETA
    www.viagem-natureza.com.br

    ResponderExcluir
  2. olá me chamo Amanda, estarei indo a NY no dia 23 de agosto passar o dia com meu esposo e 2 amigos. Gostaria de uma sugestão de passeio de 1 dia em NY. Pensamos em ir a Times Square (Madame Tusseau), Empire State, Rockfeller Center e Central Park, qual sua sugestão de roteiro? POr onde poderíamos começar? amandamartins21@yaho.com.br, obrigada pelas sugestões em seu blog , são todas ótimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda,

      Se você já definiu esse roteiro, provavelmente andou fazendo uma pequisa básica e escolheu os lugares que mais lhe interessam. Todos esses lugares que você menciona estão a uma distância máxima de 30 minutos a pé um do outro. Dá pra fazer tudo em um dia, mas será um dia bem corrido!

      Comece cedo pelo Central Park, mas é preciso escolher os pontos do parque que pretende visitar. Se quiser andar o parque inteiro, vai precisar de um dia inteiro só pra ele! Se escolher os pontos de interesse, umas 2 horas serão suficientes.

      Em seguida caminhe ou pegue um táxi até o Rockefeller Center. Lá, você não vai demorar muito, a não ser que queira subir no Top of The Rock. Pode aproveitar pra almoçar, já que no mini shopping que tem no subsolo do Rockefeller tem alguns fast-foods e uns dois restaurantes muito bons.

      Depois, você tem duas opções:
      - atravessar a pé até a Times Square, que a essa hora já estará fervilhando de gente.
      - ou ir ao Empire State, subir no prédio, tirar fotos, etc.

      Se optar pela primeira opção, poderá subir no ESB na hora do pôr do sol ou mesmo início da noite e ver as luzes. Se optar pela segunda opção, depois volte para a Times Square, que à noite fica particularmente bonita com suas luzes (mas verifique os horários do museu antes de decidir). Pode aproveitar para jantar em um dos inúmeros restaurantes.

      Esperamos ter ajudado!

      Excluir
    2. Muito obrigada!

      Excluir

Postar um comentário

Mande seus comentários, perguntas ou mais dicas sobre este destino.