LUTO E SINGELEZA

Nossa viagem foi assim:
Época: Outubro *****
Hotel: Renaissance Times Square ****
Faixa etária das crianças: 7-9 anos ***** 
Depois de sofrer um pouco em nossa primeira passagem por NY, no meio dos rigores do inverno novaiorquino, estivemos lá num agradável início de outono para nos redimir. E que redenção! A viagem foi muito tranquila, e pudemos aproveitar de verdade o que a Big Apple tem para oferecer às crianças.

Um dos pontos altos da nossa viagem, sem sombra de dúvida, foi a visita ao Memorial de 11 de Setembro (911memorial.org). Esse espaço, antes ocupado pelos gigantescos prédios gêmeos do World Trade Center, foi totalmente recuperado e reinventado, e agora abriga um monumento de uma beleza e sensibilidade difíceis de se traduzir em palavras.

Obviamente esse não é um passeio para qualquer criança. Mas se seus filhos forem um pouco maiores, é uma excelente oportunidade de explicar a eles esses eventos incompreensíveis que aconteceram antes de seu nascimento. Se as crianças forem menores, também dá para conhecer o monumento, mas arme-se de uma certa dose de paciência para enfrentar os trâmites de ingressos, entrada, etc.

Uma das piscinas. Ao fundo,
o novo prédio em construção.
Exatamente no local originalmente ocupado pelos prédios destruídos, foram colocadas duas piscinas quadradas gigantescas, cercadas nos quatro lados por cascatas. A água vai caindo placidamente até um buraco no centro, cujo fundo não se vê. Ao olhar para esse buraco não conseguimos evitar a sensação de que, com os atentados, algo foi inevitavelmente perdido, e escorreu junto com essa água para um lugar inalcançável.

Ao redor de cada piscina, foram colocados largos parapeitos de granito preto, e nesses parapeitos estão gravados os nomes de todas as vítimas dos atentados, não só em Nova York, como também em Washington e na queda dos aviões. Familiares e amigos dos falecidos caminham bem devagar em volta dos parapeitos, procurando o nome dos seus. Quando encontram, com papel e lápis fazem decalques das letras gravadas em baixo relevo na pedra. Uma visão triste, tocante, que faz com que nos solidarizemos, mesmo sem pensar, com aquelas pessoas.
Desenho que mostra a
posição dos nomes
ao redor das piscinas.
Essa visita não é um passeio comum, como os outros que se faz em Nova York. É um momento muito impressionante, em que centenas de pessoas, a maioria turistas, estão numa das maiores atrações da cidade, e não conseguem dizer palavra. No memorial em si, as pessoas falam em voz baixa, não se vê aquele frenesi turístico de outros lugares da cidade. Apenas o barulho das construções sendo erguidas ao redor se sobrepõe a esse silêncio não forçado. Mas o mais impressionante é a visita à loja: imagine uma loja de souvenirs apinhada de turistas, e absolutamente silenciosa. Os únicos sons que se ouvem são os bipes dos produtos sendo passados no caixa, e o áudio de um filme sobre os atentados que fica passando no telão, com depoimentos de familiares e sobreviventes.

O memorial foi aberto para visitação pública logo após as comemorações do décimo aniversário dos ataques terroristas, ocorrido esse ano. Ele fica bem no meio de vários canteiros de obras, pois à sua volta os novos prédios que foram projetados para essa região estão sendo erguidos a toque de caixa. Mesmo assim, em se tratando de EUA, a visita é muito tranquila e segura, apesar de exigir um pouco de paciência.

Antes de embarcar para NY, acesse o site do memorial na internet para reservar seu horário. A visita é gratuita, mas sem a reserva e sem seus ingressos na mão, o acesso será negado. Para chegar no memorial, o metrô é muito fácil e tem uma estação bem pertinho (estação Cortlandt St). Programe-se para chegar uns 30 minutos antes do horário para o qual fez a reserva, levando em consideração que o percurso de metrô desde Midtown demora cerca de 30 minutos.

Ao sair da estação, não siga as setas que indicam a entrada do memorial. Você terá que passar no Preview Site, na Vesey Street, ANTES de se dirigir ao local da visita, para retirar os ingressos reservados por você. Ao efetuar a reserva no site, você receberá as instruções. Aparentemente existe a possibilidade de imprimir os ingressos em casa, mas como estávamos no computador do lobby do nosso hotel, não tínhamos impressora disponível.

O memorial fica em meio
a canteiros de obras.
Uma vez com os ingressos na mão, você deve caminhar até o ponto de entrada do memorial (cerca de 10 minutos a pé). Há várias setas indicando o local, na esquina das ruas Greenwich e Liberty. Você terá que passar pela segurança (raio X para os pertences e detector de metal - ultrassensível, é preciso tirar até cinto e moedas dos bolsos) e atravessar uma parte do canteiro de obras (tudo na maior segurança, é claro) para acessar o memorial. Todo esse trâmite demora de 10 a 15 minutos; um pouco mais se a fila estiver longa.

Quando você entrar, não há limite para sua permanência. Visite as duas piscinas, dando a volta em cada uma delas bem devagar. Leia os nomes e o local onde aquelas pessoas se encontravam no momento dos ataques. Os espelhos d´água são cercados por árvores e bancos. Ao lado do memorial, o novo prédio do WTC está sendo construído. Ele já é visível de boa parte da ilha (desde o Empire State, nos passeios de barco ao redor de Manhattan). A visita toda demora cerca de 30 minutos a 1 hora.

Chafariz no Battery Park
Você pode aproveitar que está na região sul de Manhattan e visitar outros pontos turísticos próximos, como Wall Street, o pequeno e simpático parque Bowling Green com o famoso touro de bronze, o Battery Park com vista para a Estátua da Liberdade, ótimo para as crianças brincarem e correrem um pouco...

Para dizer a verdade, não sabíamos muito o que esperar do Memorial de 11/9. Agora que visitamos, podemos dizer com certeza que vale a visita. Os americanos conseguiram construir um monumento singelo, sem nenhum traço de ufanismo, sem auto-flagelação, sem dó de si mesmos e sem nenhum sinal de rancor. Apenas um lugar para preservar a memória dos que faleceram; um lugar onde os parentes e amigos podem prestar homenagem a muitas vítimas cujo corpo sequer foi encontrado.

O Memorial é um lugar onde a dor finalmente encontrou uma expressão poética e concreta, e onde poderá continuar, sem que ninguém queira enterrá-la e esquecê-la, apenas deixá-la fluir com a água para dentro de um lugar inalcançável.

Comentários

  1. Que lindo este post. Amei.
    Até o texto merece elogios, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Adriana. Tentamos expressar a atmosfera do lugar, mas, sinceramente, nossas palavras não fazem jus ao sentimento que se tem estando lá. Quando tiver oportunidade, visite!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mande seus comentários, perguntas ou mais dicas sobre este destino.