DICAS PRÁTICAS SOBRE O DISNEY DREAM

Nossa viagem foi assim:
Época: janeiro *****
Faixa etária das crianças: 7-9 anos *****


Temos recebido muitas perguntas a respeito dos aspectos práticos do Dream. Pelo jeito, vários de nossos leitores estão com intenção de fazer o cruzeiro! Por isso, resolvemos antecipar esse post, que fala sobre as dicas para tornar sua viagem menos estressante e mais prazerosa.

“Por que estressante?”, você pode perguntar. Bem, um navio é como um grande hotel, só que com 4000 hóspedes e apenas 4 ou 5 dias para você aproveitar tudo que ele oferece. Com tanta gente a bordo, obviamente há esquemas elaborados para administrar as multidões: no embarque, no desembarque, nas refeições, nos passeios, etc. Para diminuir as incertezas e ansiedades, damos agora todas as dicas práticas que não estão contidas nos nossos outros posts sobre o Dream.

Como você pode imaginar, esse post é realmente longo, mas acreditamos que vai ser muito útil e interessante para quem efetivamente decidiu fazer o cruzeiro. Dividimos por tópicos, assim quem tiver uma dúvida específica pode pular direto para ela.

No dia da chegada: com ou sem Orlando?

Apesar do check-in começar somente ao meio-dia, e do navio zarpar somente às 5 da tarde, é melhor você pegar um voo que chegue a Orlando no dia anterior à data do cruzeiro. As companhias aéreas têm cada vez menos compromisso com pontualidade e, se você perder sua conexão, poderá não ter tempo de chegar ao porto. O navio, infelizmente, não espera ninguém, e os valores pagos não são reembolsáveis. Portanto, previna-se. Chegando antes, você tem 3 opções.

A primeira é hospedar-se em um hotel na região do aeroporto de Orlando, o que é vantajoso porque você pode ir para lá a pé ou na van dos hotéis, alugar o carro no dia seguinte, no aeroporto mesmo, e ir direto para Port Canaveral (ou pegar o transfer da Disney Cruise Line, DCL, que também sai do aeroporto). Assim, fica com o primeiro dia inteiro para descansar do voo, relaxar na piscina, etc. Também pode pagar bem mais barato no carro, que será alugado somente por algumas horas, não um dia todo.

A segunda é chegar do voo e ir direto para Port Canaveral, hospedando-se na região do porto. Essa saída é vantajosa para quem acredita que vai ficar ansioso se não chegar logo ao destino. Também dá oportunidade para descansar no primeiro dia, já que o trajeto de Orlando até seu hotel demorará pouco mais de 1 hora. A desvantagem é que vai ter que carregar a bagagem do aeroporto até o hotel, depois do hotel até o navio. Além disso, se alugar um carro você terá que pagar o valor de uma diária inteira, o que pode sair mais caro.

A terceira alternativa é chegar vários dias antes, e ficar em Orlando brincando nos parques antes do cruzeiro. É bem atrativo, se couber no orçamento, mas é preciso tomar alguns cuidados. Na nossa opinião, não vale a pena se for sua primeira visita a Orlando. Uns poucos dias nos parques não serão suficientes para curtir tudo que uma primeira visita requer. A tendência é tentar encaixar mais do que é possível fazer, e a família vai ficar sobrecarregada e cansada. Na primeira vez, também, temos vontade de comprar muitas coisas, lembranças, brinquedos, souvenirs. Só que a cabine do navio, por maior que seja, é pequena e não cabe tanta bagagem assim. Caso seja sua primeira visita, vá somente a Orlando e deixe o cruzeiro para uma segunda viagem. Se não for a primeira, então vale a pena ficar uns 5 dias nos parques, tomando cuidado para não comprar coisas em excesso, que depois darão a maior dor de cabeça pra caber na cabine!

Se, por outro lado, você tem bastante tempo – no mínimo 15 dias – e dinheiro para tirar férias mais longas, aí vale a pena fazer um combinado Disney/cruzeiro. Nesse caso, recomendaríamos primeiro o cruzeiro, depois Orlando. A desvantagem desse esquema é que, se você tiver crianças menorzinhas, elas não vão sossegar enquanto não chegarem ao Magic Kingdom (sinônimo de Disney para a maioria), então você vai ter que aturá-las alguns dias perguntando quando verão o castelo da Cinderela. A vantagem é que vai curtir uns dias no mar, na praia, e depois brincar até dizer chega e comprar à vontade, em Orlando, sem se preocupar com o volume das malas.

O que levar: algumas dicas de bagagem

Um dos toques interessantes dos navios da Disney é que embaixo das camas, na cabine, há um espaço com altura suficiente para você colocar duas malas grandes. Só não caberão se estiverem muito lotadas. Além disso, o espaço disponível, entre armários e gavetas, é razoavelmente grande. Assim, você pode levar a bordo tudo que necessita sem ficar pensando onde vai guardar, e o que fazer com aquelas malonas dentro de uma cabine pequena. A única desvantagem é que, com tantas gavetas, às vezes esquecíamos onde tínhamos guardado alguma coisa, e ficávamos alguns minutos procurando por ela...

Alguns itens a serem levados são óbvios: maiô ou calção, protetor solar, chinelos, roupas informais... Se você for viajar entre dezembro e março, leve uma ou duas calças e alguns agasalhos, pois pode ficar um pouco frio à noite e nos dias nublados. Uma capa de chuva e guarda chuva para enfrentar as Port Adventures em dias inóspitos também não é má ideia. Não esqueça a farmacinha e os itens de primeira necessidade (fraldas, etc; veja detalhes adiante).

Para as festas e noites temáticas, é interessante levar algum tipo de fantasia de pirata. Depende do seu próprio entusiasmo: desde um lenço e um tapa-olhos até uma fantasia completa. Tem gente que se veste a caráter, dos pés à cabeça (e não só as crianças!). Se quiser participar da dress up night (opcional), você pode escolher desde camisa para os homens e vestido curto para as mulheres, até smoking completo e vestido longo (não é brincadeira, vimos todo tipo de roupas nesse dia).

Alguns itens podem facilitar sua vida, como uma boa sacola de praia (que você pode comprar a bordo, com tema do cruzeiro). Leve uma garrafa tipo squeeze para cada membro da família, saída de praia para os adultos (dificilmente os americanos ficam desfilando pra lá e pra cá só de biquíni que nem aqui no Brasil) e roupão para as crianças pequenas (pode ficar bem friozinho ao sair da água, por causa do vento constante). Leve uma canga para forrar a areia da praia ou a espreguiçadeira nos passeios.

Um porta-documentos para pendurar no pescoço também é útil - use-o para carregar os cartões da família toda - e pode ser comprado nas lojas do navio (eles têm aqueles modelos que não deixam entrar água). Se sua filha gosta de princesas, você pode pensar em levar aquela fantasia que ela já tem, ou vai se ver comprando a quinta fantasia de princesa a bordo. Isso porque as sessões de autógrafos das princesas são um dos destaques do navio.

Há algumas coisas supérfluas que podem acrescentar à diversão e reduzir despesas: snorkel e máscara, binóculos para ver os portos de longe e outros navios, brinquedos de água e praia, boias infláveis para os pequenos.

Personal Navigator: saiba o horário de tudo a bordo

Personal Navigator
Uma vez no navio, você vai querer saber com certeza a que horas abrem e fecham, não só os restaurantes, mas todas as atrações do navio. Para isso, diariamente é entregue em sua cabine o Personal Navigator do dia seguinte. Todos os horários do navio constam desse pequeno guia: restaurantes, clube infantil, bares, piscinas, Aquaduck, sessões de cinema, aparições de personagens, festas, shows, bingos, gincanas, atividades do clube infantil, lojas, horários de Castaway Cay (a ilha da Disney) - tudo!

A primeira edição você pode pegar ainda em terra, no terminal de embarque. Enquanto espera, vá dando uma olhada em quais restaurantes estarão abertos quando você subir a bordo, para poder almoçar. Depois disso, todas as noites vale a pena dar uma boa olhada nele, e registrar o que a família vai querer fazer no dia seguinte. Quando sair da cabine, certifique-se de levar o Personal Navigator com você, para poder tomar decisões durante o dia sobre o que fazer e aonde ir.

Quanto aos horários em si, não se pode estimar o horário de funcionamento de uma atração ou restaurante baseando-se no dia anterior. Todos os dias a rotina muda bastante, especialmente se for um dia no porto versus um dia de navegação.

As únicas coisas que não mudam são os horários dos shows e do jantar. No momento da sua reserva, você escolhe se vai jantar no primeiro (18:30) ou no segundo (20:30), e o turno do seu show é determinado de acordo com seu jantar (18:00 ou 19:00 para quem janta às 20:30; ou 20:00 para quem janta às 18:30). Uma vez a bordo, você receberá uma filipeta com seu horário de jantar e de shows. No primeiro dia é possível mudá-los, caso você deseje. Para isso, assim que embarcar dirija-se ao local indicado no Personal Navigator (provavelmente no bar do 3º deck do navio). Depois disso, não dá mais para fazer alterações.

Além do funcionamento dos locais dentro do navio, fique também atento aos horários dos passeios que você tiver agendado para seu cruzeiro. No dia de nossa chegada, um envelope com vouchers para todos os passeios, reservados por nós pela internet, nos aguardava na cabine, então pudemos verificar a quantidade de ingressos e os horários previstos, bem como o local de encontro para cada saída.

Acesso ao Dream.
O horário com o qual você mais terá que se preocupar é aquele em que o navio zarpa de cada porto de parada. Ele também aparece no Personal Navigator ("all ashore": horário em que os passageiros podem descer do navio; "all onboard": horário de saída do navio), e é cumprido pontualmente, quer os passageiros tenham retornado, quer não. Se tiver alguma dúvida, faça uma pequena pesquisa no YouTube, e vai encontrar vários vídeos de pessoas sendo deixadas para trás por seus cruzeiros. Para não acabar indo parar no YouTube você também, procure retornar ao navio pelo menos 1 hora antes do previsto, principalmente em cidades como Nassau, em que a quantidade de navios parados no porto num único dia pode chegar a 5 ou 6, representando um total de 15 a 20 mil turistas, com grande potencial para congestionamentos na região portuária.

Reservas de atividades online

Atlantis, Nassau.
Para reservar seus passeios, o ideal é você fazê-lo pela internet, antes da data da sua viagem. Isso pode ser feito a partir de 75 dias antes da viagem, através do http://www.disneycruise.com/. Alguns passeios, como a interação com golfinhos em Nassau, vendem rapidamente, então se você quiser garantir um lugar através da DCL, faça-o com antecedência antes de sair de casa. O único problema é que o prazo de cancelamento normalmente ocorre pouco antes da data do cruzeiro, caso contrário não há reembolso dos valores pagos. Então, se amanhecer um dia frio ou chuvoso, você vai ter que se resignar a sair no passeio do mesmo modo, ou faltar e perder o dinheiro. Felizmente isso não ocorreu com a gente, mas é uma possibilidade real.

Um dos passeios mais cobiçados com certeza é a interação com golfinhos no Atlantis. No entanto, através de entidades de defesa dos animais, ficamos sabendo que os golfinhos usados nessas interações são mantidos em condições precárias, que encurtam sua vida em até 60%. Trabalham longas horas por dia sem intervalo, não têm espaço para nadar apropriadamente, entre outros problemas. Por isso, optamos por não participar dessa aventura. Para aqueles que se interessam, preparem-se: a reserva tem estado muito difícil de conseguir, além de ser um dos passeios mais caros do cruzeiro. Falaremos um pouco mais sobre as Port Adventures no próximo post.

Royal Palace: um dos excelentes
restaurantes inclusos no preço.
Tão importante quanto reservar os passeios é reservar alguns jantares online, se tiver interesse neles. Todos os passageiros têm direito ao jantar à francesa, servido em 3 excelentes restaurantes. Fora esses restaurantes inclusos no preço, no Dream há 2 restaurantes de alta cozinha, exclusivos para adultos: um francês chamado Remy (igual ao ratinho do Ratatouille), e um italiano chamado Palo. Se quiser comer neles, você abre mão de um dos jantares nos restaurantes normais. Além disso, é necessário pagar uma sobretaxa (na data do nosso cruzeiro estava em US$ 25 para o Palo e US$ 75 para o Remy), a qual, dizem os blogueiros de plantão, mais do que compensa pela qualidade da comida. No entanto, para conseguir reserva nesses restaurantes é preciso entrar na internet com antecedência.

Em último caso, tente comparecer ao guest services dentro do navio, logo que embarcar, e pode ser que você consiga um lugar. Isso porque a DCL reserva alguns (poucos) lugares nesses restaurantes para serem reservados no navio. Para isso, você precisa ser um dos primeiros a embarcar, e portanto tem que chegar bem cedinho no terminal. No nosso cruzeiro não havia vagas disponíveis, devido à grande quantidade de membros do Castaway Club, que, tendo prioridade nas reservas, esgotaram todos os lugares rapidamente.

Para qualquer reserva, no entanto, caso você não tenha conseguido ou querido fazer pela internet, você poderá utilizar os serviços do Guest Services Desk. Está localizado bem ao lado do átrio principal do navio, e, apesar de funcionar 24 horas, em alguns horários fica bem lotado. Evite o lugar nos fins de tarde/início de noite, e também antes das 9 da manhã, pois a fila fica enorme. No guest services você pode, além de reservar passeios, tirar dúvidas, acertar a conta do navio, pagar as caixinhas da equipe que o atende (se quiser), entre outras coisas.

A única reserva que não dá pra fazer aqui é de atividades do spa, que têm que ser reservadas diretamente com eles, o que pode ser feito também através do telefone da sua cabine. Surpreendentemente, foi bem fácil conseguir reservas para o spa, mesmo ligando apenas 1 dia antes.

Orientando-se (ou perdendo-se) no Dream

O Dream é um navio enorme, com um total de 12 decks (andares) inteiriços. Acima deles, as duas torres superiores (funnels - "chaminés" falsas) chegam até o 16o andar. Então, localizar-se dentro do navio é muito importante para minimizar o tempo para chegar aos lugares. No primeiro dia, cada cabine recebe um pequeno guia com o mapa do navio, e uma sugestão de "tour" pelas áreas públicas da embarcação. Sugerimos que você faça o tour, pois nesse primeiro dia é "open house". Todos os lugares do navio estão abertos à visitação, coisa que não ocorre nos demais dias.

Piscina teen: acesso
proibido aos adultos.
Há vários lugares no Dream que são exclusivos para adultos, ou para adolescentes, ou só para bebês, e se você não conhecê-los no primeiro dia, não vai mais poder entrar à vontade neles (a não ser que sejam pra sua faixa etária). Fazendo esse tour, você vai localizar mais facilmente os pontos mencionados no personal navigator quando precisar chegar a eles, além de conhecer todos os ambientes do navio, primorosamente executados. Para isso, você tem que embarcar o mais cedo possível, ou não terá tempo de tomar todas as providências do primeiro dia (reservas, arrumar bagagem, etc), e fazer o tour antes do horário do show/jantar.

Basicamente, a maioria das atividades públicas do navio ocorre entre o 2o e o 5o decks, e entre o 11o e 12o. Nos decks intermediários, a maior parte do espaço é dominado por corredores intermináveis cheios de cabines de passageiros. Então, uma boa dica para quem puder bancar uma cabine um pouco mais cara é ficar entre o 6o e 8o decks. São os mais tranquilos porque não têm tráfego de pessoas indo a restaurantes ou teatros, e ficam bem no meio do navio, permitindo o acesso pelas escadas à maioria dos lugares. Isso é importante porque, com tanta gente no navio, em determinados horários (ao final de um show, por exemplo, ou no horário de início das festas) os elevadores ficam bem cheios. Além disso, andando a pé você tem oportunidade de apreciar vários quadros da “Enchanted Art”, que de elevador não vai conseguir ver.

Questões de dinheiro

A bordo do navio, não se usa dinheiro. Tudo que você gasta - desde a cervejinha e o café expresso até compras de obras de arte nas lojas, passando pelos inescapáveis souvenirs e fotos da família - é registrado na sua cabine. Até mesmo os passeios são incluídos nessa conta. Para acertá-la, você tem duas opções: deixar um número de cartão de crédito ou pagar em dinheiro, no penúltimo dia do cruzeiro. Se você optar pelo dinheiro, espere uma fila enorme no guest services na noite anterior à chegada ao porto. Se quiser utilizar o cartão de crédito, na última noite a conta é deixada na sua cabine, e você só precisa ir ao guest services se tiver alguma dúvida.

Para passear em Castaway Cay
você não paga nada.
Quanto você vai gastar de extras no seu cruzeiro depende só de você. Os maiores gastos provavelmente serão com os passeios em terra. Se já conhecer Nassau, pode dispensar os passeios desse dia e economizar algumas centenas de dólares (para uma família). Sim, os passeios da Disney são caros - como, aliás, os de qualquer cruzeiro! Em Castaway Cay, a estadia na ilha e a refeição são inclusas no preço, então você não precisa gastar nada. Se quiser alugar uma boia ou snorkel, ou participar de alguma atividade (parasail, passeio de barco, snorkeling no recife de coral, interação com arraias, entre outros), tudo é pago à parte. Se tiver seu próprio snorkel e máscara, pode levá-los. Nossa sugestão para entreter as crianças: pelo mesmo preço de um aluguel de snorkel, compre um conjunto de baldinhos e pás com o logo de Castaway Cay. Além de propiciar brincadeiras o dia todo, ainda fica como souvenir da viagem!

Área de lojas no Dream.
E por falar em souvenir, esse é o outro grande responsável pelo rombo na conta durante o cruzeiro. A Disney substituiu o cassino por um conjunto de lojas com presentes, roupas, artigos exclusivos do navio, etc. Impossível não gastar. Os preços a bordo são bem semelhantes aos preços de mercadorias equivalentes dentro do Walt Disney World. As mercadorias comemorativas (no nosso caso, por exemplo, itens com o logo da “maiden voyage”) são mais caras que as normais. Para brasileiros, até que não é extremamente caro. Para os americanos, é uma exorbitância, mas ninguém parece se importar: as coisas somem das prateleiras e araras como que por mágica. Se quiser gastar bastante mesmo, tem vários itens de colecionador e obras de arte com tema da Disney. Coisa de americano! Dica: frequente as lojas no meio da tarde, enquanto as crianças estiverem na piscina. No final do dia - em especial no final do último dia - as lojas ficam absolutamente lotadas!

Além desses dois gastos, lojinhas e passeios, há o spa, onde vários tipos de tratamentos e massagens são oferecidos. Os preços são bem salgados; tratamentos equivalentes em terra custam cerca de metade do preço dos mimos em alto-mar. Se você pode, ou acha que deve, não se esqueça de prever recursos para essa despesa.

Outra forma de relaxar a bordo, bem mais econômica e, para alguns, mais satisfatória, é tomar uma cervejinha na beira da piscina ou uma taça de vinho no jantar. Se você beber todos os dias, a conta pode aumentar rapidamente, mas de maneira geral os preços não são abusivos - considerando-se que você é um "refém" a centenas de quilômetros de distância do bar mais próximo. Uma cerveja custa de 4 a 6 dólares, e uma taça de vinho a partir de 7 dólares. Então, uma bebidinha ou outra não vai pesar tanto assim no seu bolso. Uma opção para famílias que bebem vinho todas as noites é participar do Wine Package, em que, por um valor fixo, você tem direito a uma garrafa de vinho por jantar. Se sobrar, pode levar para sua cabine. O Wine Package pode ser contratado a bordo, no jantar da sua primeira noite.

Onde há personagens, há
fotógrafos em ação.
Outro gasto que você pode querer contabilizar é com fotos. O Dream tem uma central fotográfica, o Shutters, muito bem montada. Os fotógrafos tiram fotos de você e sua família por todo o navio e em Castaway Cay, e no momento da foto escaneiam seu cartão. Quando você passa o mesmo pelos terminais de auto atendimento espalhados pelo navio, consegue visualizar todas as suas fotos. Você pode até encomendar impressões desse terminal, mas nós descobrimos que isso é desnecessário. Isso porque todas as fotos da sua família vão sendo impressas diariamente, e ficam à sua disposição na “biblioteca” do Shutters, no 4º deck. Chamamos de biblioteca porque o lugar é montado habilmente como se fossem várias prateleiras de livros. Você passa por lá, descobre num terminal de auto atendimento qual é o número do seu “livro” e, ao abri-lo, vai encontrar todas as impressões. Basta escolhê-las e levar ao balcão para pagamento. O momento do pagamento vai ser, com certeza, a parte mais difícil: cada foto custa 20 dólares e, apesar de haver alguns pacotes disponíveis, não fica muito mais barato que isso. Procure comprar suas fotos até a tarde do penúltimo dia; depois disso o lugar fica constantemente lotado.

Como regra geral, se você não pretender abraçar o mundo no navio, seja sóbrio ou bêbado, deverá reservar cerca de 20 a 30% do valor do seu cruzeiro para gastar nos extras. Menos que isso se não quiser passear em Nassau ou alugar equipamentos em Castaway Cay; muito mais que isso se você quiser fazer tudo que estiver disponível. Aliás, nesse caso o céu é o limite!

Pequenas necessidades

É altamente aconselhável você levar a bordo todos os remédios e itens como fraldas descartáveis, absorventes, protetor solar e mala extra. Monte uma farmacinha completa: remédio pra enjoo, dor de barriga, dor de cabeça, alergia, febre, etc. Os remédios são virtualmente impossíveis de ser encontrados a bordo. Isso é proposital, uma vez que infecções podem se alastrar rapidamente entre os passageiros confinados em um navio. Assim, não vendendo os remédios, a DCL obriga você a pedir para eles quando precisar. Eles ficam sabendo da sua doença, e podem monitorá-la de perto. Isso é muito bom porque previne surtos, mas deixa você dependente deles até para uma dor de dente.

Mesmo havendo alguns poucos remédios disponíveis em uma das lojas do navio, tanto estes quanto os demais itens de conveniência – absorventes e protetores solares, por exemplo – são absurdamente caros a bordo, cerca de 3 ou 4 vezes o preço de uma farmácia convencional.

Outra coisa que achamos difícil encontrar foi uma mala para comprar. Isso nos surpreendeu, pois achamos que seria um souvenir bem vendido a bordo. As malas são feias e caríssimas, portanto, se você acha que vai precisar de uma mala extra, leve-a com você, pois no navio é impossível comprá-la.

Embarque e desembarque

Passageiros no embarque.
Até que, para 4000 passageiros, a administração do fluxo de embarque e desembarque no Dream é bem eficiente. O único momento em que realmente sentimos o efeito da multidão foi no último dia, no momento de desembarcar definitivamente do navio.

No primeiro dia, siga todas as dicas acima para chegar ao terminal. Uma vez lá, você deve primeiro dirigir-se ao balcão onde são distribuídas senhas para o embarque. Essas senhas dividem os passageiros em grupos, e quanto antes você retirar a sua, mais cedo será chamado para entrar. Depois de pegar a senha, prossiga para o balcão de check-in. A família toda deve estar junta nesse momento, pois os passaportes são verificados e é tirada uma foto de cada um. Tenha em mãos o voucher ou número de confirmação da sua reserva. Daí você receberá toda a documentação e as chaves da sua cabine – cartões magnéticos que são usados para tudo, desde acessar o navio e debitar compras até acender a luz da cabine.

Para facilitar o processo de check-in, tanto no navio quanto no clube infantil, acesse o site na DCL antes da viagem (http://www.disneycruise.com/) e forneça as informações online. No terminal, também, é necessário levar seus filhos para o check-in do clube. Um adulto responsável e as crianças devem ir ao balcão, onde seus dados serão confirmados e cada criança receberá uma pulseirinha eletrônica.

Nem é preciso dizer que você deve carregar suas chaves para todas as partes. Se tiver uma família grande, compre um daqueles porta documentos de pendurar no pescoço, e mantenha todos os cartões lá dentro. No momento em que chamarem seu grupo para entrar no navio, você vai passar os cartões por um scanner para sua entrada ser liberada. E assim será em todos os embarques e desembarques no navio, mesmo nos portos de parada.

Após entrar no navio, você poderá passear e almoçar, mas só terá acesso à sua cabine depois das 13:30. A bagagem, por sua vez, só chega por volta das 17:00. Por isso, é importante você carregar uma mala de mão com os itens que pretende utilizar no primeiro dia: remédios, uma troca de roupa, maiô, protetor solar, etc. Além disso, obviamente não deve entregar no check-in nenhum eletrônico, documento, dinheiro ou cartão de crédito, os quais devem permanecer com você o tempo todo até que sua cabine seja liberada.

Buena Vista Theater no dia do
passeio em Nassau.
O desembarque para os passeios é feito de maneira ordeira. Cada voucher de passeio vem com as instruções sobre como proceder no dia. Geralmente é marcado um lugar de encontro – no nosso caso foi no cinema Buena Vista Theater – onde os grupos se reúnem e são levados para o local do passeio. Prossiga para o local com tudo que você vai querer carregar durante o dia, inclusive as chaves do quarto para poder sair do navio. No caso de desembarcar em Nassau, não esqueça o passaporte: você vai precisar dele para passar pela imigração no retorno da ilha.
Todas as vezes que você voltar para o navio, deverá passar por detectores de metal e raio x para os pertences pessoais, e deverá escanear o cartão de cada passageiro na entrada. Sempre que você fizer isso, aquela foto do passageiro, tirada no momento do check-in, aparecerá na tela para o funcionário da DCL verificar que o cartão é mesmo da pessoa. Falaremos um pouco mais sobre a logística dos passeios e Castaway Cay num próximo post.

No último dia

O desembarque final, na última manhã da viagem, é algo que pode gerar uma certa dor de cabeça. Imagine só, a companhia tem que tratar da logística de retirar 4000 pessoas e cerca de 6000 malas de dentro do navio em apenas 3 horas, isso depois de ter alimentado todo mundo e certificando-se de que cada um encontre sua bagagem no final. Nada fácil!

O processo se inicia no dia anterior. Ao chegar à cabine na última noite, você encontrará etiquetas de malas, com uma cor e um personagem específico. As nossas eram Goofy laranja. Se você for querer que seu camareiro retire sua bagagem para não ter que carregá-la no dia seguinte, você deve preencher os dados das etiquetas, etiquetar e trancar todas as malas que vai querer “despachar”, e deixar do lado de fora da sua cabine até as 22:00. Essas malas serão levadas e você só vai reencontrá-las na manhã seguinte, já em terra. Procure não colocar nada quebrável lá dentro. Por um acaso vimos como as malas são tratadas uma vez fora da vista dos passageiros; acredite, você não vai querer colocar nada delicado nelas...

Um detalhe muito importante: lembre-se de ficar com uma mala de mão, contendo uma troca de roupas para você usar no dia do desembarque, e seus itens de toalete. No vídeo em que a diretora do cruzeiro explica os procedimentos de desembarque, ela conta que já chegou a ver passageiros desembarcando de pijamas, ou descalços, porque se esqueceram de separar as roupas para usar no dia seguinte!

A manhã do desembarque é o único momento em que o café-da-manhã não é de livre escolha do passageiro. Todos deverão tomar a refeição no mesmo restaurante em que jantaram na noite anterior. O horário também é definido: quem janta às 18:30 toma café bem cedinho, e quem janta às 20:30 deve comparecer ao restaurante às 8:00. Nesse dia, não é possível pedir room service no café.

Existe a possibilidade de você mesmo carregar suas malas para fora do navio. Isso não é aconselhável se a bagagem for volumosa. Ao seguir para o café, você deve levar consigo todos os pertences que restaram, pois não terá mais oportunidade de retornar à sua cabine. Os restaurantes ficam nos decks inferiores, bem próximos à saída do navio (que é no 3º deck), e os elevadores ficam lotados na manhã do desembarque. Por isso, depois que for para o restaurante, você não deve retornar à cabine, a não ser se estritamente necessário. Se você optar por carregar toda a sua bagagem, vai ter que ficar arrastando malas pra lá e pra cá pelos corredores e restaurantes lotados de gente. Desagradável.

Depois do seu horário de café, você deve seguir para o saguão principal do navio. Hordas de pessoas estarão por ali, especialmente se você for do primeiro horário. Isso porque as pessoas ficam prontas no hall, esperando os agentes portuários darem autorização para iniciar o desembarque. O corredor de acesso ao terminal é bem largo, então não há necessidade de você ficar em fila indiana atrás de outros passageiros. Aguarde calmamente num canto, e quando as pessoas começarem a se mover, junte-se ao fluxo. Novamente, será preciso escanear o cartão de cada passageiro na saída.

Uma dica importante: combine com sua família como será o procedimento desse dia, e explique para as crianças que será um pouco confuso e demorado. Busque lá no fundo do baú todas as suas reservas de bom humor, para evitar que o final do seu cruzeiro seja melancólico e conflituoso. Dizemos isso porque, no último dia, presenciamos um sem-número de brigas e discussões entre as famílias, pois, além de ser o final de uma viagem (todo mundo fica mal humorado nesse dia, já reparou?), é estressante por causa da quantidade de gente. Mas, com um pouco de paciência e bom humor, é possível evitar essas brigas. Além disso, no final todo mundo vai descer do navio, então não faz muita diferença você ser um dos primeiros ou um dos últimos, não é mesmo?

Uma vez no terminal (que é bem mais feinho do que o de embarque), você deve procurar suas malas através da cor da etiqueta. De posse delas, entre na fila da imigração. Atenção, pois a imigração para estrangeiros é feita numa fila separada dos americanos. O procedimento é bem parecido com o do aeroporto. Depois da imigração, você passa pela alfândega. Um detalhe importante: não caia na tentação de carregar aquela bananinha para o lanche das crianças, pois a passagem de alimentos in natura é proibida nas fronteiras americanas.

Depois da imigração, você estará de volta ao mesmo local onde embarcou, e poderá procurar um táxi, uma van para sua locadora de veículos, ou o local de embarque para os ônibus da DCL. Nesse momento, você “cai” de volta no mundo real, e seu doce Dream finalmente chega ao fim!

Ficou com alguma dúvida? Tem uma opinião diferente? Poste um comentário!

Texto gentilmente revisado por A.K.Arahata.

Comentários

  1. Olá!!!!! Gostaria de mais uma dica!!! Qual o transporte q vcs utilizaram para Port Canaveral?! Nos ficaremos de carro em Orlando e devolveremos o carro no aeroporto no dia do cruzeiro. Qual o meio de transporte q vcs aconselham, levando em consideração o custo-beneficio? Sei q tem o ground transportation da dcl e ja ouvi falar de shuttles, taxi e aluguel de carro p Port Canaveral. Estamos na maior duvida. Mais uma vez obrigada pela ajuda. Ps: somos em 3: eu, meu marido e minha filha de 6 anos. Abs, Erika

    ResponderExcluir
  2. Para ir de Orlando para Port Canaveral, usamos um carro alugado. Pegamos no aeroporto e devolvemos na filial da companhia próxima do porto. Recomendamos essa opção, pois todos os carros têm gps, e na verdade o caminho é muito fácil. Além disso, ao devolver o carro na locadora, você tem direito a pegar o shuttle gratuito até o terminal de passageiros. Utilizamos a Budget, que é uma das mais próximas do DCL (cerca de 10 minutos de ônibus).

    Táxi certamente será a opção mais cara, pois é cerca de 1h de viagem. O shuttle da própria Disney tem a vantagem de que você faz check-in das malas ainda no aeroporto, na hora de subir no ônibus, e só vai vê-las novamente na sua cabine do navio. O custo é bem alto, cerca de 30 dólares por pessoa. Portanto, só vale a pena se forem até 2 pessoas. Se forem 3 ou mais pessoas, o aluguel de carro (compacto) sai mais em conta.

    Se tiver mais dúvidas, pode perguntar! Mais uma vez agradecemos!

    ResponderExcluir
  3. To com uma duvida, to tentando fazer a cotação pelo site da budget. To colocando o local de retirada o aeroporto de orlando, mas n to conseguindo achar Port Canaveral como local par deixar o carro. A data de para retirar e deixar eh a mesma (eh isso mesmo?!)e a hora para pegar eh 10:30, devolvendo em port canaveral as 13:00hs. Eh assim mesmo q fazemos a reserva?! Sera q port canaveral tem uma localizacao mais especifica? Qual eh a cidade? Vc lembra o valor da sua locacao, so pra q eu possa comparar? Outra coisa, na volta do navio, os shuttles da budget estao no porto novamente para q a gente possa pegar e alugar o carro de volta a orlando?! Muito obrigada pela ajuda!!!
    PS - o unico problema eh q, apesar de sermos so 3 pessoas, n poderei alugar um carro pequeno, pq haja mala!!!! rsrsrs Tava lendo a sua dica, para n levar mta bagagem, e ja fiquei preocupada... rsrsrs Mas como somos so nos 3 na cabine ahco q vai dar!!!

    ResponderExcluir
  4. A localização da Budget em Port Canaveral é na Astronaut Boulevard. Se você digitar esse nome de avenida, a localização deverá aparecer para você. Ao lado da Budget tem outra locadora, a Hertz. Ambas são muito perto do porto e têm shuttles gratuitos, então vale a pena cotar com as 2.

    A retirada e devolução devem ser colocadas para o mesmo dia, com horários diferentes. O preço que pagamos não poderá servir de base para você, pois ficamos 5 dias em Orlando antes de ir para o Dream. Aconselho todo mundo a chegar a Orlando pelo menos 1 dia antes da data prevista para o cruzeiro. Chegue no dia anterior e fique hospedada num hotel pertinho do aeroporto, e no dia seguinte saia de Orlando bem cedo, no máximo 9 horas da manhã. Assim, evita o risco de perder o voo e, consequentemente, o cruzeiro, e ainda por cima chega bem cedo ao terminal, para ser um dos primeiros a embarcar.

    Não esqueça de reservar também o carro para o dia da volta. As locadoras em Port Canaveral na verdade são franquias, unidades bem pequenas. Então você corre o risco de não ter carros para você se chegar sem uma reserva. Assim que você sair do terminal, vai ver uma fileira de microônibus das locadoras que ficam esperando os passageiros. Não tem como errar!

    ResponderExcluir
  5. As dicas sobre Port Canaveral e o Disney Dreans estão ótimas. Tenho apenas algumas duvidas
    1- Se a distancia entre Orlando e Port Canaveral pode ser percorrida em 1 hora e o embarque no navio inicia-se ao meio dia, porque tenho que sair bem cedinho de Orlando ?
    2- Meus planos são de chegar um dia antes, hospedar-me num dos hotéis da Disney ( nosso voo chega em Orlando as 9 hs da manhã do dia anterior ao embarque no Disney Dreans ), daí passaremos o dia no Hotel e podemos dar um pulo no Downtown Disney e no dia seguinte por volta das 11 hs da manhã pegamos o carro e vamos para POrt Canaveral. Voce acha que isto vai funcionar ?

    ResponderExcluir
  6. Você precisa chegar cedo porque a distribuição de senhas para o embarque começa muito antes do meio-dia. Se você chegar tarde, receberá uma das últimas senhas de embarque, e portanto será um dos últimos a acessar o navio. Isso causa uma série de problemas no primeiro dia, que você pode ler em mais detalhes no nosso post: http://familiarecomenda.blogspot.com/2011/02/disney-dream-o-novo-navio-da-disney.html.

    Se for chegar apenas um dias antes, aconselharíamos você a ficar num hotel na região do aeroporto. Vai sair de 50 a 70% mais barato do que ficar na Disney, e não é longe de Downtown Disney. Ficar na Disney é ótimo, mas para uma estadia tão curta, não sei se vale o custo-benefício. Dê uma pesquisada nas opções de preço e decida com base no seu orçamento.

    Mesmo ficando fora da Disney, você estará com seu carro, então em 20 minutos de trajeto consegue chegar a Downtown Disney e fazer um passeio tranquilamente. Não se esqueça de fazer reserva nos restaurantes, se quiser jantar em algum lugar concorrido! Procure no menu à direita do blog o marcador Disney e veja muitas e muitas dicas sobre o lugar.

    No dia seguinte, acorde cedo e tome o café-da-manhã. Aconselhamos sair de Orlando por volta das 9 da manhã. Abasteça o carro em Port Canaveral. Até você chegar à locadora, cuidar da devolução do veículo, pegar o shuttle até o porto, entregar suas malas e finalmente entrar no terminal para pegar sua senha para embarque, fazer o check-in, etc, já serão quase 11 horas. Não se esqueça de levar algumas garrafas de água e um lanche para o meio da manhã. Dependendo do dia, o embarque pode demorar bastante, e vocês só entrarão no navio por volta das 13h, mesmo tendo chegado às 11.

    Obviamente, quem chega até umas 14h não é impedido de entrar no navio. Por volta das 15:30, há o treino de emergência, de comparecimento obrigatório, então aconteça o que acontecer você precisa estar no navio nesse horário.

    Se tiver mais dúvidas, pode postar! Boa viagem!

    ResponderExcluir
  7. Estou adorando seu blog. Eu tinha q sair pra resolver algumas coisas mas nem fui pq não consegui parar de ler! rs
    Eu queria tirar uma dúvida: eu e meu marido pretendemos ficar 17 dias em Orlando. Isso já é certo. Aí em uma revista vi a reportagem sobre o cruzeiro e na hora nos interessamos. Como vc mesmo falou já imaginei q seria melhor ir antes ao cruzeiro e depois aproveitar a cidade de Orlando. Aí te pergunto: vc conhece algum hotel pra ficarmos na vespera da viagem para o cruzeiro, uma vez que chegaremos no dia anterior? Mais uma coisa: qual o limite de bagagem? As roupas para os jantares são chiques?
    Pensei em usar o transporte da Disney do aeroporto para o porto. Mas será q conseguirei chegar bem cedo no porto como vc recomenda?
    Desde já, obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Estou encantada com o seu blog. Eu até tinha um compromisso pra resolver na rua mas nem fui pq não consegui parar de ler! rs Posso fazer umas perguntas? Lá vai:
    1- Eu e meu marido já planejamos ficar 17 dias em orlando. Logo, pensei no que vc falou: fazer o cruzeiro antes dos parques e tal. Vc sugere ficar num hotel proximo ao aeroporto. Achei ótima a idéia mas vc teria algum hotel pra indicar?
    2- Qual o limite de bagagens para o navio?
    3- Pensei em usar o transporte da Disney do aeroporto para o porto. Acho q vale a pena pq somos só eu e meu marido. Mas será q usando o transporte eu consigo chegar bem cedo no porto como vc indicou?
    Desde já, obrigada pela sua ajuda.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fê,

    Agradecemos os comentários!

    Hotel próximo ao aeroporto: nunca ficamos hospedados lá, portanto não podemos dar opinião de primeira mão. Procure no Trip Advisor, lá você consegue exibir os hotéis num mapa, então basta fazer zoom no mapa até o aeroporto. Daí escolhe o hotel pelas avaliações dos leitores e nível de preço.

    Limite de bagagens para o navio: aparentemente não há limite de peso para as malas, apenas o limite de serem até duas por pessoa. Sugerimos que não exagerem na bagagem, pois o espaço na cabine não é como de um quarto normal. Não leve muitas malas, ou corre o risco de ficar disputando espaço com suas próprias coisas na cabine!

    Um detalhe interessante na cabine é que aquelas malas normais, de rodinhas, cabem embaixo da cama (até 2 ou 3 malas), desde que não sejam muito altas.

    Os ônibus da Disney para o porto saem continuamente desde a manhã, e vários deles ficam circulando a intervalos regulares o dia todo. Não sei exatamente a que horas eles começam a circular, mas como você estará hospedada lá perto, pode se programar para pegar o primeiro horário, assim será uma das primeiras a embarcar. Ao realizar a reserva para o transporte, que normalmente é feita por email, aproveite para perguntar sobre os horários.

    Se tiver mais perguntas, não hesite em postar. Esperamos que você tenha uma ótima viagem!

    ResponderExcluir
  10. Fê,

    Respondendo à sua pergunta sobre a roupa para os jantares, há uma noite que é "dress up night", em que algumas pessoas usam até smoking e vestido longo. Se você achar muito exagero, camisa sem gravata para os homens, e vestido (curto ou longo) para as mulheres está de bom tamanho.

    Tem também a noite dos piratas, em que até adultos se vestem de lenço e tapa-olhos.

    Se você quiser ver mais detalhes, acesse nosso post sobre os restaurantes: http://familiarecomenda.blogspot.com/2011/02/regime-de-engorda-em-alto-mar-os.html.

    ResponderExcluir
  11. Tenho algumas perguntas vale, vale a pena fazer o cruzeiro com uma criança de 04 (quatro) anos? quais atividades eles tem?
    Eles ficam sozinhos? Ou seja sem os país? Posso ficar tranqüilo?

    ResponderExcluir
  12. Tudo depende da criança. Se for bem independente, ela pode ficar sozinha no clube infantil - o Oceaneer Club e Oceaneer Lab, que são interligados e aceitam crianças a partir dos 3 anos. Ela só sai de lá acompanhada por um adulto, portanto você terá que ir levá-la e buscá-la.

    Fora do clube, é essencial que algum adulto fique com ela o tempo todo, porque o navio é muito grande e é difícil até mesmo para os adultos se acharem lá dentro. Além disso, como todos os navios, tem algumas partes perigosas onde crianças muito pequenas podem se meter em encrencas - escadas, corredores, passagens proibidas para crianças e para não-tripulantes, etc.

    No entanto, o que não falta no navio são atividades para crianças: piscina, escorregador aquático (nessa idade ela não poderá ir no Aquaduck, mas pode ir no tobogã do Mickey), filmes no cinema, clube infantil, etc, etc.

    Pese esses prós e contras e decida! Se tiver mais alguma dúvida, pode postar!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela resposta adorei seu blog! Ainda falando sobre a criança, no clube infantil com certeza ela vai ficar com supervisão, vi na pagina da Disney que existe a possibilidade de baba. Bom o que eu gostaria de saber é se a supervisão do clube infantil é inteira na lingua inglesa? e se vale a pena a baba para acompanha-lo no clube?
    Veja a idéia é ficar com ele o máximo de tempo, mas tem coisas que vamos querer fazer sem ele, por exemplo assistir algum show, spa entre outros.

    ResponderExcluir
  14. Desculpe as perguntas, mais tenho mais uma, o que vale mais a pena em uma primeira viagem e primeiro cruzeiro?
    7-Night Eastern Caribbean Cruise on Disney Fantasy
    ou
    4-Night Bahamian Cruise on Disney Dream.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Pode postar perguntas, pois nós também tivemos as mesmas dúvidas quando fomos fazer nossa reserva! Vamos às respostas:

    - Na verdade, não vi nenhum serviço de babá no navio - pode ser que exista, mas com certeza é bem caro. O que tem é o berçário (nursery, em inglês), que fica bem ao lado do clube infantil e é para crianças menores, bebês. Ele é pago à parte, e todos os bebês ficam juntos no mesmo lugar. Não chegamos a visitar o espaço, mas pode ficar certo que é bom, pois tudo no navio é feito no maior capricho. No caso da sua criança, de 4 anos, vai ser melhor ficar no clube infantil, pois, além de ser excelente, muito divertido, está incluso no preço do cruzeiro. Provavelmente ela já sabe ir ao banheiro, então não tem motivo para ficar no berçário. E se não me engano o berçário é só para crianças até 3 anos.

    - O clube infantil é repleto de monitores, e tem até alguns funcionários que trabalham lá que falam português (encontramos um brasileiro, que inclusive saiu numa matéria de revista sobre o Dream), ou espanhol. Nós também estávamos apreensivos com o problema do idioma, mas nosso filho ficou muito bem, circulando livremente, jogando videogames, assistindo filmes, etc. Só não participou de atividades coletivas, pois ele não gosta muito. Mas se sua criança gosta delas, saiba que são brincadeiras que requerem pouco domínio do idioma: coreografias, artes, culinária. Tem até uns pocket shows, como mágicos, presença de personagens, etc. No primeiro dia do cruzeiro, você poderá ficar junto com ela no clube, então aproveite esse dia para fazer uma "aclimatação" e dar a ela mais confiança para ficar só nos outros dias. A atmosfera é muito relaxada e os monitores farão o possível para que a criança e os pais fiquem muito à vontade.

    - Coisas para fazer sem os pequenos: os shows são todos muito Disney, então pode ter certeza que seu filho vai adorar. Quanto ao spa, piscina e bares de adultos e restaurantes especiais (Rémy e Palo), as crianças não podem entrar, então você poderá deixá-la no clube enquanto estiver nessas atividades. Se quiser mais informações sobre os restaurantes, temos um post especial sobre eles. Se quiser saber sobre entretenimento a bordo, também temos um post só sobre isso. Basta clicar no título "Disney Cruise Line", no menu à esquerda do blog, e todas as postagens aparecerão para você.

    - Qual cruzeiro escolher: no nosso caso, tínhamos dúvida se passaríamos mal com o balanço do navio, por isso escolhemos o cruzeiro das Bahamas, mais curto. Mas como o navio é muito grande, o tempo foi pouco; não conseguimos conhecer e aproveitar tudo que ele tinha para oferecer. Pelo menos na época em que fomos, no início do ano, em alguns momentos parecia até que estávamos parados, de tão tranquilo que estava o mar. Se for no segundo semestre, ouvimos dizer que o mar é mais agitado devido às tempestades dessa época do ano. Como primeiro cruzeiro, o Bahamas foi muito bom pra nós. Mas da próxima vez vamos escolher um mais longo, com certeza, já que agora sabemos que não passaremos mal em alto mar!

    ResponderExcluir
  16. Oi Família,

    Enfim está chegando o dia do nosso cruzeiro. Contando os minutos. Queria tirar uma dúvida, com relação as gorjetas : vcs seguiram a tabela que vem no livrinho ou deram outros valores ?
    E existe o jantar com o comandante como nos outros cruzeiro ?

    Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Luciana,

    Que legal que está chegando o dia! Estamos morrendo de inveja e torcendo para que dê tudo certo na sua viagem.

    Quanto às gorjetas, utilizamos o esquema da Disney: um dia antes do final da viagem, passamos no Guest Services e mandamos colocar tudo na nossa conta. Eles põem na conta, de modo que você pode pagar até com cartão de crédito se quiser (cuidado com o IOF!), e você recebe umas filipetas com o nome de cada atendente. Uma para o garçom, outra para o auxiliar, outra para o chefe dos garçons, e finalmente uma para o camareiro. Daí é só entregar a cada um sua filipeta, e imagino que dessa forma eles podem retirar o dinheiro diretamente com a Disney.

    Nos cruzeiros Disney existe somente um jantar de gala, em que as pessoas podem até ir de smoking se quiserem, mas o anfitrião principal do jantar é o Mickey! Nessa noite todos os personagens se vestem com roupas de gala. O comandante às vezes dá uma volta nos restaurantes, mas não há jantar com ele propriamente dito.

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  18. E para todos que estão de viagem marcada no Dream, acaba de sair mais uma reportagem na revista Viagem. Ainda não li a fundo a reportagem, mas olhando por cima parece muito melhor e mais completa que das outras revistas que publicaram antes. Vale a pena dar uma olhada!

    ResponderExcluir
  19. Oi Família,
    Na reserva do Disney Dream, há um seguro viagem opcional.
    Preciso contrata-lo mesmo já tendo um seguro viagem (assist-card) por todo o tempo da viagem?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Vinicius,

    Não pesquisamos muito sobre seguros, portanto as dicas que podemos lhe dar são limitadas. O Assist-Card é um seguro de bagagens e saúde, que cobre as despesas caso algo ocorra com as pessoas ou com as bagagens durante a viagem. No entanto, provavelmente não cobre a eventualidade de um cancelamento ou desvio de rota do navio. Isso é particularmente importante se você for fazer seu cruzeiro na época dos furacões (julho a dezembro). Quase todos os anos navios são desviados, atrasados ou viagens são resumidas por causa dos furacões.

    Assim, um seguro do cruzeiro cobriria suas despesas de viagem se, por exemplo, você for parar em outro porto que não Port Canaveral. Ou ainda se, por algum motivo, você não conseguir comparecer ao cruzeiro. As tarifas dos cruzeiros não são reembolsáveis, portanto se você não conseguir embarcar, perderá todo o dinheiro gasto na viagem. Para evitar isso, siga as dicas acima (chegar pelo menos 1 dia antes a Orlando), e veja a possibilidade de contratar um seguro.

    No entanto, nessa página do Mousesavers.com: http://www.mousesavers.com/dcladvice.html#tripins, os autores do site dizem que o seguro oferecido pela própria Disney é mais caro do que a média do mercado, e exclui algumas coberturas. Vale a pena você dar uma lida nas condições do seguro da Disney, e depois consultar sua própria corretora de seguros ou agente de viagens, para ver se eles têm um seguro melhor para você.

    Portanto, busque outras informações sobre esse assunto, além das que damos aqui, para poder tomar uma decisão acertada. E depois não se esqueça de dar uma passadinha aqui e deixar sua experiência nas caixas de comentários. Nossos leitores agradecerão! Esperamos ter ajudado!

    ResponderExcluir
  21. Marco e Carla05 agosto, 2011

    Ola amigos,
    Em primeiro lugar, gostaria de parabeniza-los pelo blog tão bacana e util.
    Estou viciado, fico horas da madrugada lendo os post.
    Eu, minha mulher e nossa filha de um ano estamos programando uma viagem em outubro para Orlando e pretendemos fazer o cruzeiro das Bahamas que sai no dia 23/10.
    Apesar de achar o roteiro e preco do Caribe mais interessante decidimos pelo Dream, por ser uma viagem mais curta e pelo navio ser recem inaugurado.
    Tenho um monte de duvidas e preocupaçòes pois esta sera a primeira viagem de nossa filha para o exterior, a primeira de avião, e pelo visto a primeira de navio também !!!
    Provavelmente vou aborrece-los em outros post destinados a outros assuntos de Orlando/ Disney.
    Com relacao ao navio, ai vai :
    1)Nossa filha terá na epoca da viagem 1 ano e 3 meses, vc acham muito pequena, ou no navio tem um infra boa para receber Bebes ?
    2)Pretendemos chegar alguns dias antes do navio sair(uns 4 ou 5) e ficar em um Hotel do complexo Disney, infelizmente pelo site do navio (disney cruise line) da categoria moderado, neste momento somente aparece disponivel o Disney Port Orleans French Quarter, eu gostaria de ter outras opcoes.Vocês tem alguma informação sobre este Hotel ?
    3)Li em algum dos post que de julho a dezembro podem ocorrer furacoes, voces tem ideia como é a temperatura nestes dias (de 23/10 a 27/10) ?
    4)Estou pensando em pegar o Shuttle da Disney para o Cruzeiro, vcs tem ideia quanto tempo leva ? Neste shuttle tem como levar bebes ? (cadeirinha para carro, etc??)
    5) Exite alguma prefernecia de embarque ou desenbarque para quem esta com crianca de colo ?

    6) Esss negocio das malas é um outro problema. Sera que no porto ou no hotel disney existe algum esquema de eu deixar uma malas guardadas e viajar mais leve e na volta, como vamos ficar outros dias em Orlando, eu nao tenho que levar tudo.

    7)vi que tem uma festa de gala que é opcional esta festa é paga a parte tambem ?

    8)Na epoca que iriei viajar, por ser baixa temporada o navio vai estar bombando também ou será que fica um pouco mais vazio?

    9)quando vcs compraram o cruizeiro, tinha a opção de pagar parcelado ?

    Por hoje é só amanha encho mais vcs !!!
    Abraco
    MARCO
    ps: Será que da para relaxar no navio com uma bebe de 1 ano ?

    ResponderExcluir
  22. Marco, agradecemos os comentários! Leitores como você nos estimulam a continuar postando cada vez mais. Não sabemos as respostas a todas as perguntas, mas vamos tentar ajudar!

    1. Sugerimos que você leia todos os nossos posts sobre o Dream. Você verá que o navio tem toda a estrutura para receber crianças de qualquer idade. Apenas 2 avisos: é bom levar o carrinho, pois as distâncias a serem percorridas são bem grandes; e, caso você queira fazer algum programa só com sua esposa, terá que deixar sua filha no berçário, pois crianças abaixo de 3 anos não podem ficar no clube infantil.

    2. Para reservar seu hotel na Disney, sugiro utilizar diretamente o site www.waltdisneyworld.com, ao invés de usar o site Disney Cruise. Reservando diretamente, terá mais opções de hotéis, e pode sair até mais barato, do que fazer junto com o cruzeiro. Quanto à qualidade dos hotéis Disney, nunca ouvimos ninguém falar mal, nem mesmo dos Value Resorts (os mais baratos). Portanto, em geral o hotel vale quanto você paga.

    3. Para verificar o tempo, acesse www.weather.com ou www.accuweather.com. Em outubro, o tempo não deve ser frio, mas tem probabilidade de haver chuva ou vento. A temporada de furacões já começou, e as primeiras tempestades tropicais já apareceram.

    4. O tempo de percurso entre Orlando e o porto, de ônibus, deve ser de aproximadamente 2 horas. Para obter informações mais específicas sobre o serviço, sugerimos mandar um email (o endereço está no site disneycruise.com), pois a resposta é bem rápida e precisa. Nós utilizamos o email para nos comunicar com eles e foi muito bom!

    5. Não há embarque preferencial para crianças pequenas (mesmo porque a maioria das famílias estará com crianças pequenas...). Procure sair de Orlando no primeiro shuttle disponível , assim não terá que esperar muito tempo. Não deixe de levar um lanche para o meio da manhã, para o caso do embarque demorar um pouco mais do que o esperado.

    6. Infelizmente não há nenhum lugar para guardar as malas. Você terá que levar todas para o navio. Evite exagerar nas compras, mas saiba que a cabine tem bastante espaço nos armários e gavetas, e embaixo das camas há espaço para guardar cerca de 2 malas grandes.

    7. A festa de gala, na verdade, é apenas o jantar normal da noite, só que todos que quiserem podem se vestir com roupas mais chiques. Portanto, não há cobrança extra. Então, se sua família curte vestir roupas bonitas, aproveite e se divirta bastante!

    8. Não sabemos lhe dizer se o seu navio vai estar cheio. Nós fomos na viagem inaugural, portanto estava bem cheio. Sugerimos dar uma lida nas avaliações do navio no www.cruisecritic.com, onde os usuários postam suas opiniões.

    9. Quando reservamos nosso cruzeiro, tínhamos que pagar o valor integral até determinada data, cerca de 2 meses antes do embarque. Até aquela data, podíamos entrar no site e ir pagando conforme a possibilidade, com cartão de crédito.

    Marco, fique tranquilo, pois a Disney é muito organizada e o Dream, um navio sensacional! Continue explorando nosso blog, especialmente a página “Planeje sua Viagem” (acesso no topo), e as postagens marcadas com “Opinião do FR” (no menu à direita), para ler mais dicas sobre como viajar de avião, como planejar a viagem, como evitar armadilhas (fazer demais, planejar demais, etc).

    Se tiver mais perguntas, continue postando! Esperamos ter ajudado!

    ResponderExcluir
  23. Nossa,que delícia ler TUDO ISSO...
    qtas informações...
    Já fui 4 vezes p Orlando.Tenho um filho de 5 anos.Ele já foi 3 vezes...A última foi em maio desse ano...
    Mas,agora que conheci vcs fiquei c MUITA vontade fazer esse cruzeiro.Pois as minhas viagens c meu marido são pensando no bem estar do nosso filho...E nós LÒGIGO amamos ir p Orlando...
    Estamos pensando em irmos no ano que vem...
    Mas não sabemos as datas,pois nosso filho vai p primeira série e agora preciso ver primeiramente o calendário dele..Vc acha que setembro é um bom mês?Julho é impossível,mto calor!!!!!!!!!
    Eu gostaria de saber,mais ou menos qto ficou por pessoa?Gostaria de ficar 3 noites,o que vc acha?
    Grata desde já!!
    JULIANE (PORTO FELIZ,SP)

    ResponderExcluir
  24. Juliane,

    Realmente, o Dream é uma delícia! Recomendamos muito.

    Setembro é um mês quente, mas cai no meio da época de furacões no Caribe. Se for para tirar seu filho da escola por uns dias, talvez seja melhor optar por ir no primeiro semestre. A partir de março o tempo já fica bem agradável nas Bahamas. Se optar por não deixar o pequeno faltar na escola (temos um post sobre esse assunto em http://familiarecomenda.blogspot.com/2011/08/sos-cade-os-fins-de-semana-prolongados.html), janeiro é um pouco frio à noite mas dá pra aproveitar, e o início de julho também é uma boa opção.

    Quanto à duração da viagem, os cruzeiros geralmente não deixam muita opção - você precisa fazer a viagem com a duração que estiver sendo vendida naquela época. Nós fizemos o cruzeiro de 4 noites e achamos que foi meio curto demais. O navio é enorme e em muito poucos dias não dá pra conhecer tudo.

    Quanto aos preços, variam bastante dependendo da época e da categoria de cabine escolhida. Para você ter uma ideia, sugerimos acessar o site www.disneycruise.com, e simular sua viagem - procure a data, o cruzeiro desejado e a cabine, e poderá obter o preço exato.

    Leia nossos outros posts sobre o Dream. Se tiver mais alguma pergunta, pode continuar postando e boa viagem!

    ResponderExcluir
  25. MARCO E CARLA24 agosto, 2011

    Prezados amigos,
    Muito obrigado por ajudar a sanar todas nossas duvidas, falar de disney, realmente é um assunto muito extenso !
    Demorei um pouco a decidir, porem acabamos escolhendo o Dream para nossa proxima viagem e esta escolha se deu em grande parte pelas dicas e pelos posts da Familia
    Agora que ja decidimos as datas do cruzeiro, vamos partir para os Hoteis.
    Estou lendo todos os post que vcs fizeram, tem muito material e muita coisa para assimilar.
    Mais uma vez, PARABENS PELO BLOG, pelos post, tão bem escritos e faceis de ler, e pela atençao que vcs tem com todos.
    Se precisar, vou encherm vcs mais um pouco !
    Abraço,

    MARCO E CARLA

    ResponderExcluir
  26. Obrigado pelos comentários! Temos prazer em ajudar nas coisas que já conhecemos, pois sabemos que viajar pode ser muito prazeroso, mas também muito estressante!

    ResponderExcluir
  27. Estou com muitas dúvidas quanto ao melhor mês para o cruzeiro. O melhor para nós é janeiro, mas estou com medo de estar muito frio e não podermos aproveitar piscinas. O que vc acha? obrigada
    OTIMO BLOG!!!!!!
    mara

    ResponderExcluir
  28. Veja respostas em "Regime de Engorda em Alto Mar".

    ResponderExcluir
  29. Brilhante trabalho e quanta dedicação, parabens.
    Estamos indo de carro para o embarque, gostaria de saber se há alguma informação sobre o estacinamento no local.
    Muito obrigado
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  30. Ronaldo,

    Agradecemos os elogios. Se o carro que você vai utilizar é alugado, sugerimos devolvê-lo na agência da locadora em Port Canaveral, e reserve outro carro para pegar no dia da sua volta. Assim, evita ter que pagar diárias de carro mais estacionamento durante os dias em que não vai usar. As locadoras de Port Canaveral têm shuttle para o porto.

    Se o carro não for alugado, o terminal de navios tem um estacionamento. É pago, mas não sabemos quanto custa. No desembarque, notamos que vários americanos que haviam vindo de carro retornavam aos seus veículos para ir embora, então o esquema deve ser eficiente.

    Se tiver mais perguntas, não hesite em postar!

    ResponderExcluir
  31. Para não ser diferente de todos aqueles que aqui postaram, gostaria de lhes parabenizar pelo Blog com informações tão completas e claras.

    Aproveito para dar uma dica para a família que mantém este blog. Como "marinheiro", afinal cheguei a trabalhar por 10 meses como graçom em um cruzeiro, tenham cuidado com as primeiras impressões com relação ao balanço dos navios. A escolha de vocês por um cruzeiro de curta duração foi perfeita para saber como iriam se portar com relação aos balanços e o consequente enjôo. O próximo cruzeiro que vocês e todos os leitores forem escolher, podem sim pegar alguns dias com o mar agitado e é normal que os passageiros se sintam um pouco enjoados, portanto, mesmo que esse não seja o vosso primeiro cruzeiro, levar consigo uma bolsinha com remédios não irá fazer mal a ninguém, ok!?!?!

    Este ano farei o meu primeiro cruzeiro com a Disney e espero realmente que aquele ar mágico presente em todo o complexo Disney também esteja presente por lá. A única coisa que fico apreensivo é com relação a época da minha viagem que será entre Setembro e Outubro.

    Boa viagem a Todos!!!!!

    Leandro e Meyre

    ResponderExcluir
  32. Leandro,

    Agradecemos os comentários e a dica - muito importante! Para a época em que viajamos, o navio balançou muito pouco. Entre setembro e outubro já é outra coisa, pois há possibilidade de tempestades e até mesmo um furacãozinho ocasional.

    Mas pelo que pudemos perceber a Disney é muito organizada, e contratempos causados pelas condições atmosféricas não colocarão ninguém em risco, apenas podem causar algum desconforto.

    Se você espera a mesma cordialidade dos parques, ficará surpreso: no navio a magia da Disney é ainda maior! Isso porque é um ambiente menor, mais controlado e totalmente planejado para o bem-estar dos passageiros. Temos certeza de que vocês voltarão encantados.

    E, aproveitando que você trabalhou em cruzeiro, já aviso que o padrão de serviço e higiene da Disney é bem superior à média dos cruzeiros. Palavra de um amigo nosso que trabalhou 1 ano a bordo do Disney Wonder.

    ResponderExcluir
  33. Rose Monteiro30 novembro, 2011

    ESPETACULAR O SEU BLOG
    pena que só o encontrei hoje.
    preciso de ajuda, contrataei o cruzeiro em junho 2011 para embarque em janeiro 2012,devido minha falta de experiencia fiz os calculos de horario erroneamente, deixe-me explicar: meu desembarque esta para 7.30hs e tenho que estar no aeroporto de Orlando as 11.30hs pois meu voo sai 12.30hs p/ NYC de onde embarcarei retornando ao Brasil, nao sabia do tramite de desembarque, mala, alfandega, imigraçao etc, fato é que estou desesperada pois nao posso alterar meu voo pois adquiri com programa de milhagens, voce acha que consigo desembarcar e chegar ao aeroporto a tempo?a agencia de viagens de onde comprei o Cruzeiro me disse que da tempo sim porem nao posso correr risco pois num eventual atraso terei que comprar nossas passagens de retorno ao BRasil, em cima da hora e para quatro pessoa em um breve calculo que fiz me sairia por aproximadamente R$ 10.000,00 pois trata-se de apenas um trecho, diante disso prefiro cancelar o cruzeiro mesmo que nao haja reembolso integral do valor pago.
    POr outro lago se houver uma forma de confirmar não queria perder essa oportunidade que é muito esperada por meus filhos de 9 e 11 anos e por mim tambem que acho que ainda nao cresci pois AMO tudo que é da Disney.
    Se puder me ajudar agradeço muito, pois tenha que decidir de cancelo ou não ainda esta semana.
    Obrigada
    Rose

    ResponderExcluir
  34. Rose,

    Agradecemos os comentários.

    Quanto ao seu horário de voo, acredito que não dá tempo de chegar a Orlando às 11:30. O risco é grande. Mas tenho uma sugestão: que horas sai seu voo de NY para o Brasil? Se for só à noite, sugiro que você COMPRE uma passagem só de Orlando a NY num horário um pouco mais tarde. Por ser um voo doméstico, você terá muitas opções de companhias aéreas para escolher e não pagará tão caro.

    O importante é que você deixe pelo menos 3 horas entre a chegada do seu voo de Orlando a NY, e o embarque para o Brasil. Então se seu voo for, suponhamos, às 9 da noite, você pode chegar a NY até as 6 da tarde que dá tempo. Assim, você não vai gastar muito, e garante tanto o cruzeiro quanto a passagem para o Brasil.

    Apenas 3 avisos importantes:

    1. A passagem comprada avulsa somente para o voo doméstico dentro dos EUA só permitirá a vocês levarem 20 kg de bagagem cada um.
    2. Tome cuidado para comprar a passagem de Orlando a NY para o mesmo aeroporto no qual você embarcará para o Brasil, pois NY tem mais de um aeroporto. Provavelmente será no JFK, mas confirme antes.
    3. No inverno, os voos de e para NY têm grande probabilidade de atrasar devido ao tempo. Uma vez, perdi uma conexão para o Brasil mesmo tendo deixado quase 6 horas de intervalo, porque o voo de NY atrasou muito devido ao mau tempo.

    Esperamos ter ajudado. Se tiver mais perguntas, pode postar!

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de saber se posso comprar o cruzeiro no próprio site da Disney Cruise. Fiz a cotação por uma operadora e ficou bem mais caro (uns R$ 1.000,00) do que consta no site. Pergunto, se existe alguma desvantagem de comprar pelo site?

    ResponderExcluir
  36. Estou indo de miami ao port Canaveral para o Cruzeiro Bahamas DCL. Caso eu decida alugar um carro de miami, tem lugar seguro para estacionar o carro durante os dias de cruzeiro. Devo pagar por este estacionamento?

    ResponderExcluir
  37. Não existe desvantagem alguma. Você pode até ir pagando parcelado, conforme as possibilidades, até cerca de 1 mês antes do embarque. Receberá o livreto e os vouchers pelo correio na sua casa, e poderá fazer as reservas dos passeios e jantares pela internet. Super fácil, basta saber um pouco de inglês!

    ResponderExcluir
  38. Quanto ao comentário sobre o estacionamento, o ideal é você reservar 2 períodos de carro: um para pegá-lo em Miami e ir até Port Canaveral, e outro para pegá-lo em Port Canaveral e voltar dirigindo.

    A maioria das locadoras tem filiais bem perto do porto, e com serviço de shuttle ida e volta. Portanto, não vale a pena pagar vários dias de estacionamento E de aluguel de carro, se você pode simplesmente devolvê-lo na chegada, e pegar outro na volta. Só não se esqueça de fazer a reserva antecipadamente, pois as filiais de Port Canaveral são pequenas, e corre o risco de não ter o carro que você quer na hora em que você chegar.

    ResponderExcluir
  39. Olá...que blog completo e maravilhoso!!
    Estamos a um Mês de nosso cruzeiro e gostaria de uma dica do que comprar de passeios, haja visto inúmeras opções.
    Estamos com um bebe de 1 ano
    Abraços...
    Andressa

    ResponderExcluir
  40. Olá, Andressa,

    Não conhecemos todas as opções que o Dream oferece, nem o estilo de sua família. Se quiser nossa opinião sobre algum passeio específico, dê uma olhada em todos no site da Disney Cruise, e poste uma pergunta sobre as opções que você pré-selecionar. Assim, poderemos te dar uma ajuda mais direcionada.

    Esperamos poder ajudar!

    ResponderExcluir
  41. POR FAVOR,TENHO UMA PERGUNTA! VOU EM JULHO PARA O DREAM E ENTENDI QUE TEMOS QUE OPTAR PELO PRIMEIRO OU SEGUNDO TURNO DO JANTAR.MAS MINHA DUVIDA E QUE ALEM DE RESERVAR O O HORARIO COM ANTECEDENCIA,TEMOS QUE ESCOLHER TAMBEM COM ANTECEDENCIA QUAL RESTAURANTE QUEREMOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Se você der uma lida no nosso post sobre os restaurantes do Dream (veja em: http://familiarecomenda.blogspot.com/2011/02/regime-de-engorda-em-alto-mar-os.html), terá mais detalhes sobre o esquema do jantar.

      Resumindo, basta você escolher o turno, não é necessário escolher restaurante. Isso porque o restaurante já é pré-determinado. Os cruzeiros da Disney têm um esquema de rotação de restaurantes, em que você janta cada dia em um diferente. O local de cada dia será informado no primeiro dia, através de uma filipeta que você receberá na sua cabine.

      Esperamos ter ajudado!

      Excluir
  42. Mariane - 09/03/2012

    Boa Tarde. Vou viajar em abril para o cruzeiro disney e estou com umas duvidas....Tem alguem que fala portugues na hora do embarque??? Pois estou com medo de chegar la e não entender nada do que tem que fazer!!!
    Aguardo sua resposta....obrigada....

    ResponderExcluir
  43. Mariane,

    Há vários tripulantes que falam português ou espanhol, mas não conte exclusivamente com isso na hora do embarque. É um momento de uma certa seriedade, pois há verificação de passaporte, alguns procedimentos de segurança, etc.

    Sugerimos dar uma lida em todos os posts marcados com "Disney Cruise Line" aqui no nosso blog (basta clicar sobre o marcador, na coluna à direita da página), pois cobrimos praticamente todos os aspectos práticos da viagem em nossos 7 posts. E fique à vontade para continuar postando perguntas!

    Esperamos ter ajudado!

    ResponderExcluir
  44. Que blogo maravilhoooooso. Muitas duvidas foram respondidas...
    Mais uma: Aquelas malas de mao que carrego no compartimento dentro do aviao sem necessidade de despachar posso fazer o mesmo no navio? Entrar com ela direto pro navio sem ter que despachar tambem? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só pode como deve. No primeiro dia, as malas despachadas demoram algumas horas para chegar à sua cabine. Então, carregue uma mala de mão com roupas para trocar (maiô, saída de praia, uma muda de roupa para depois do banho, itens de toilette, câmera fotográfica, enfim, tudo que for precisar no primeiro dia).

      A diferença do navio é que você pode levar quanto líquido quiser na mala de mão. Tem gente que leva garrafinhas de água para toda a estadia e até garrafa de vinho.

      Excluir
  45. Olá, boa tarde!

    Sou mais uma leitora com dúvidas com relação ao transporte entre o hotel e o porto. Não encontrei nenhuma situação semelhante à minha aqui nas respostas...

    Bom, gostaria da opinião de vocês sobre o que seria melhor no meu caso.

    * Chegaremos a Orlando na noite anterior ao embarque no navio (por volta da meia-noite) e ficaremos hospedados num hotel ao lado do aeroporto.

    * Seremos 3 adultos e 2 crianças (uma de 5 anos e outra de 9)

    As dúvidas são:

    - vale a pena alugarmos um carro?
    Pergunto isso pois precisaremos de um carro grande, já que estaremos em 5 e teremos, pelo menos, 5 malas (passaremos uma semana antes na praia e a semana seguinte em orlando)

    - Se for melhor o transporte da Disney mesmo (mais pela facilidade do que pelo valor, se for o caso) onde eu posso reservá-lo?
    O cruzeiro já está pago, vocês sabem se eu deveria ter pago o transporte junto?

    MUITO OBRIGADA!! E desculpem a amolação! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época em que viajamos, a reserva do transporte da Disney era feita através do site, mas enviando um formulário pelo email. Em poucos dias seu email é respondido e você pode efetuar as reservas.

      Se você vai ficar na região do aeroporto, sem dúvida alguma é muito prático pegar o ônibus da Disney, pois não precisa ficar procurando caminho e não corre o risco de perder o horário!

      Esperamos ter ajudado!

      Excluir
  46. Ai, me desculpem, faltou mais uma dúvida: vale a pena fazer o check-in online? Sabem como funciona?

    MUITO OBRIGADA de novo!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena fazer o check-in online porque economiza um certo tempo quando chegar para o embarque. Mas tem algumas informações que você vai ter que repetir de novo! Basta entrar no formulário no site e completar as informações (inclusive número de passaporte, etc).

      Excluir
  47. MUITO obrigada mesmo pelas respostas e pelas dicas!!! =)
    Vou me programar melhor agora!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  48. Olá, obrigado por todas a informações tão úteis! Valeu mesmo!
    Não falou de uma forma mais detalhada, ou pelo menos não vi, sobre a volta de Port Canaveral para o aeroporto de Orlando.
    Gosto da idéia de alugar o carro. Mas o que tenho percebido é que as diferenças de preço entre o caminho de ida e o de volta é enorme. Exemplo: consigo alugar um carro da Budget em Orlando e devolvê-lo no porto, por US$39.04; mas o alguel do Porto para Orlando, ao final do cruise, sai por $174.25. O MESMO CARRO!!
    Se alugo por todos os dias, pegando e devolvendo no aeroporto, consigo um preço de $140 ou $170 total; adicionando o estacionamento lá por 3 noites, mais uns $15 a $20 total... Ainda assim parece que compensa mais...
    Que sugestões vocês teriam sobre a volta para o aeroporto??? Mais uma vez, muito obrigado!! Meu nome é Israel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Israel,

      A nossa volta do porto fizemos de carro mesmo. Como fizemos a reserva de uma vez só (uma semana de carro antes do cruzeiro, e um dia logo após), o preço da diária não ficou muito diferente.

      Sugerimos procurar várias locadoras com unidades em Port Canaveral, e cotar o mesmo tipo de carro e período com todas elas. Assim, poderá comparar preços. A maioria delas fica bem próximo ao porto, e têm shuttles para levar você até o terminal. De acordo com o mousesavers.com, as locadoras que estão mais próximas do porto são Hertz, Budget, Avis e Thrifty.

      Em geral, quando a locação passa de 7 dias, ou quando inclui um fim-de-semana, tende a ficar bem mais barata. Talvez seja essa a diferença que você está encontrando nos seus preços.

      Uma outra dica interessante é procurar no Google "rental car coupons", "rental car discount codes" ou coisa semelhante. Geralmente aparecem códigos que você pode inserir em um campo especial na hora da reserva, e que, como o nome diz, dão descontos no aluguel do carro.

      Esperamos ter ajudado!

      Excluir
  49. Olá, bom dia,
    Vamos viajar em janeiro, saindo de Miami e tenho algumas dúvidas sobre o embarque.
    Como fico sabendo do horário em que iniciará a entrega de senhas?
    O check in começa nesse mesmo momento? Ou seja, pego a senha e se for um dos primeiros já faço o check in?
    O porto de Miami fica a que distância do centro?
    Somos 8 pessoas (incluindo 2 crianças pequenas) e minha dúvida é se já saimos todos juntos com as malas ou se podemos mandar 1 pessoa pegar a senha (é uma só para todos ou é por pessoa?) e o grupo todo vai apenas perto do horário do check in. Qual documento é necessário para a retirada da senha? E qual o melhor meio de transporte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Todas as suas dúvidas estão respondidas neste post:
      http://familiarecomenda.blogspot.com.br/2011/02/disney-dream-o-novo-navio-da-disney.html

      Se ao lê-lo ainda tiver perguntas, poste-as na caixa de comentário.

      Uma observação importante: o cruzeiro não sai de Miami, e sim de Port Canaveral.

      Excluir
  50. Outra dúvida,
    Comprado direto do site quanto tempo antes da viagem recebemos toda a documentação necessária? É envida por e-mail ou correio?

    ResponderExcluir
  51. Olá,
    Desculpe, mas estava me referindo ao navio Disney Wonder que, segundo vi no site, parte de Miami e Port Canaveral em datas diferentes. Estou interessada no roteiro que parte de Miami. Vocês têm informações sobre esse porto? Tudo que li no blog foi sobre saída de Port Canaveral e já ajudou muito, mas ainda tenho algumas dúvidas.
    Não ficou claro de quanto tempo é a espera entre pegar a senha e iniciar o check in. Sei que as primeiras senhas farão o check in primeiro, mas supondo que pegue a senha n. 1, quanto tempo depois começa o check in?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não somos especialistas em Disney, apenas uma família que viaja e compartilha suas experiências. Portanto, tudo que podemos falar é sobre o Disney Dream, uma vez que nunca estivemos no Wonder ou no porto de Miami.

      Quanto à espera, o tempo não importa muito, pois, uma vez que você pegar a senha, terá que ficar aguardando por lá. Será impossível pegar a senha número 1, pois as primeiras já são reservadas para os clientes preferenciais do Disney Cruise (Castaway Club). Por isso, a recomendação acima permanece: chegue o mais cedo possível, pois, de qualquer modo, quando você chegar já estará uma fila considerável. E, de qualquer modo, se você chegar um pouco tarde e pegar uma senha, seu embarque está garantido. Contudo, a experiência não vai ser tão boa porque você terá que ficar esperando FORA do navio, enquanto que se chegar cedo poderá esperar lá dentro.

      Tenha em mente que o porto de Miami pode ser completamente diferente, daí nada disso que estamos conversando aqui vai valer! Sugerimos procurar sites em inglês para tirar suas dúvidas, se você não encontrar postagens como as que fizemos aqui sobre o Wonder.

      Excluir
  52. Olá,

    Alguém que já ficou hospedado próximo ao porto pode me recomendar um hotel?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  53. Olá...
    Pelas datas, eu e minha família devemos desembarcare do navio e no mesmo dia partir para o aeroporto. Nosso vôo é às 18:05, também em Miami. Conseguimos conciliar o desembarque do navio com o check in no aeroporto, que deverá ser feito às 15:00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No máximo às 11 horas você deverá estar fora do navio, portanto em tese dá tempo, sim, de chegar a Miami. Mas não há tempo para ficar enrolando ou fazendo paradas no caminho. É pegar o carro e ir numa reta só até o aeroporto. Boa sorte!

      Excluir
  54. Olá, adorei os seus posts,realmente são ótimos. Eu e minha família (meu marido e minha filha de 6 anos) estamos pensando em fazer o cruzeiro em Nov/12, porém tenho algumas dúvidas:
    1-Vc fez a reserva diretamente pelo site da disney ou fez através e agência de viagem?
    2-Não tem almoço incluído no pacote do cruzeiro e também não ví nenhuma referência sobre café da manhã, como é feito? Temos q comprar ou tem algum tipo de dinning plan como no complexo da Disney? Pergunto isso, pois terão 2 dias inteiros que ficaremos no navio (um dia na ida e um na volta) não é?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fizemos a reserva diretamente pelo site. No cruzeiro toda a alimentação é incluída, desde o café até o jantar. Há também estações de bebidas para você se servir à vontade o dia todo (apenas não alcoólicas).

      O cruzeiro dura quatro ou cinco dias, dependendo do itinerário escolhido.

      Excluir
  55. Olá, poderia dar mais detalhes sobre o transfer da DCL do aeroporto de Orlando para Canaveral? É pago? Qual o valor? É preciso solicitar antes? Como? Há transfer de Miami também? Obrigada (meu email vpfrazao@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos dar maiores detalhes porque não chegamos a utilizar o transfer. As informações que obtivemos foram através do email que consta no site da Disney Cruise. A resposta foi bem rápida, então sugerimos utilizar o email!

      O transfer é pago, por pessoa, mas não sabemos o valor. É bom solicitar com antecedência, para que seu lugar fique reservado no horário que você chegar. Não sabemos se há transfer de Miami.

      Acabamos não utilizando porque, pelo número de pessoas em nossa família, o valor do transfer sairia mais caro que o aluguel de um carro. Vale a pena cotar os 2!

      Excluir
  56. As dicas de vcs são incriveis. Eu já tinha feito todas as minhas reservas para férias em Miami e Orlando, para onde vamos de vez enquando. Minha mulher encontrou o blog de vcs sobre o Disney Dream e me mostrou. Na mesma hora estiquei a viagem em mais alguns dias e pedi para minha agencia reservar o cruzeiro que parte dia 13 de dezembro. Estarei indo de Miami direto a Port Canaveral e deixarei o carro em um estacionamento que tem no terminal do Dream. Vcs conhecem este estacionamento. Fica proximo do navio ? E se for para ecolher um único passeio, qual vale mais a pena: Nassau ou aikha da Disney. Estamos indo com nosso filho de 8 anos.

    Grato

    Antonio Carlos - Curitiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antonio,

      O estacionamento é bem próximo de onde fica atracado o navio. Chegue cedo para pegar uma boa vaga, pois a maioria dos americanos vai de carro. Se o carro for alugado, vale a pena usar uma locadora que tenha filial em Port Canaveral. Você devolve o carro no dia do embarque, e pega outro no dia que voltar do cruzeiro.

      A ilha da Disney está inclusa no preço do cruzeiro, e o desembarque lá é muito fácil. Basta descer do navio, andar 5 minutos e estará no meio de tudo. Portanto, é um passeio que você pode descer, ver de gosta e, se não gostar, volta para o navio. Quanto a Nassau, depende muito do que sua família gosta e do passeio que vai escolher. Nós estivemos no Atlantis e gostamos muito.

      Continue lendo todas as postagens sobre o Dream, que verá respostas a todas essas perguntas que você está fazendo. Basta clicar sobre "Disney Cruise Line" no menu à direita do blog, e as 7 postagens aparecerão para você. Tem sobre todos os assuntos, desde restaurantes a bordo, portos de parada, até diversão no navio.

      Excluir
  57. Ola, Parabens pelas dicas maravilhosas! Estive na Disney em 2010 e pretendo voltar no ano que vem e estou considerando esse cruzeiro. Entretanto, estou muito preocupada, pois sempre passo mal em viagens de barco, aviões pequenos e até balsas. Vc disse que nao passaram mal mas viu ou ficou sabendo de alguém que passou mal? Me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você passa mal, evite fazer o cruzeiro no período de julho a dezembro. Não vimos ninguém passar mal no navio durante nossa viagem. Em nossa família tem gente que passa mal só de ver as ondas do mar, e mesmo assim ninguém sentiu nada. O navio é muito grande e estável.

      Excluir
  58. Faremos o cruzeiro + 5 dias de parque... Mas não temos nenhum seguro de viagem ainda... qual vocês recomendam..?? Obrigado..!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus nunca precisamos usar o seguro em nossas viagens, portanto não temos como dizer quais são realmente bons. Sugerimos fazer o seguro com alguma das grandes empresas da área (Travelace, Mondial, ou seguradoras grande que também trabalham com outros seguros), realizando a cotação com várias e vendo o melhor custo-benefício.

      Excluir
  59. cristhiano cruz26 novembro, 2012

    Olá tudo bem?? Estou querendo comprar as passagens do cruzeiro direto do site da disneycruise, porém estou com dúvida com relação a taxa portuária. Vejo que ao processar o pedido consta apenas os valores das passagens e tributos. No total do valor já está incluso a taxa portuária, ou teremos que pagar separadamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristhiano, não nos lembramos de ter pago nenhuma taxa à parte. Então provavelmente a taxa será (ou foi) automaticamente incluída no momento da reserva.

      Excluir
    2. Quanto ao estacionamento vc saberia informar o valor da diária? A Disneu Cruise teria algum estacionamento privado?

      Excluir
    3. Não sabemos o valor do estacionamento. Faça uma busca na internet com termos como "Port Canaveral cruise terminal parking lot" e provavelmente aparecerá para você.

      Não entendemos o que significa estacionamento privado. O estacionamento é pago e administrado pelo terminal, portanto não deixa de ser um estacionamento privado.

      Excluir
  60. Olá.
    Esse ano fizemos o cruzeiro, no Dream. Como ficamos em Orlando e alugamos um carro, só para dar uma ajuda, não vale a pena entregar o carro, no meu caso deixamos no estacionamento (saiu mais barato). Mais uma coisa, o pessoal do viajando para orlando é ótimo. Só alugamos com eles, é mais barato q/ direto da Alamo.

    ResponderExcluir
  61. Este blog está fantástico!!!!
    Parabéns!!!!
    Gostaria de saber se é possível pagar com aqueles cartões de pré pagos de viagem, tipo Visa Travel money, ou Cash Passaport....Ou qualquer cartão que seja na função débito (claro que internacional). Ou somente as despesas podem ser pagas na função crédito?
    Obrigada!!!
    Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo Disney e sendo EUA, acreditamos que devem aceitar todos esses cartões. Mas, para confirmar, entre em www.disneycruise.com e envie uma mensagem de email perguntando. A resposta normalmente chega rápido - em até 2 ou 3 dias.

      Excluir
  62. Oláa, gostaria de saber como que compra o ingresso para passar um dia no Atlantis quando você ta no navio, para visitar no dia que o navio parara em Bahamas, e se nadar com os golfinhos está incluso e se pode ir se não está hospedado?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para reservar qualquer passeio nos portos de parada do Dream, ou de qualquer outro navio Disney, acesse www.disneycruise.com e entre em "Port Adventures". Lá você encontrará todas as opções com preços e links para efetuar as reservas e pagamentos.

      O mergulho com golfinhos é uma das opções que se pode reservar no Atlantis, e uma das mais disputadas. Se fizer questão de fazer esse passeio, reserve com a máxima antecedência possível.

      Excluir
  63. Agradeço muito toda a publicação, nos auxiliou muito....
    Mas, preciso de mais uma dica... quanto as roupas a utilizar no Navio.. Jantares... festas.... enfim....
    super obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dicas sobre roupas estão aí em cima, no post mesmo! Nos jantares normais, roupas casuais como as que você utilizaria para passear em sua cidade. Na festa de piratas, o céu é o limite, pode até se fantasiar dos pés à cabeça. Na "dress up night", vale tudo, desde vestido curto até traje de gala, desde que se vista algo especial, é claro! Mas, para quem não quer nem saber de se vestir diferente, também pode continuar com suas roupas normais, pois ninguém olha feio para você.

      Veja mais dicas de bagagem no post acima.

      Excluir
  64. Olá Família,
    Boa Tarde!!!

    Muitoo bom este blog.
    Estou na duvida de onde é mais perto para montar a viagem de volta. É mais perto de Miami ou de Orlando ??
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais perto de Orlando (1h de carro) do que de Miami (3h de carro).

      Excluir
  65. Boa Tarde, familia!!!

    Amei seu blog e aproveito muito das suas dicas.

    Por favor gostaria de saber se o jornalzinho que recebemos nas cabines esta disponível em outra lingua (portuges/castellano) ou sómente em inglês? Agradeço desde já suas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não chegamos a procurar o Personal Navigator em outras línguas, portanto não sabemos responder a essa pergunta... Quando descobrir passe por aqui e deixe um comentário, ok?

      Excluir
  66. Parabéns pelo Blog, ótimas informações!
    Gostaria de saber se vcs podem me tirar uma dúvida...fiz reserva para um cruzeiro em maio diretamente pelo site da Disney Cruise e na hora do pagamento, eles pediram um depósito parcial que deve ser feito até 17/1/2013, que não sei como deve ser feito aqui do Brasil. Será que posso pagar de forma integral diretamente no cartão de crédito?
    Se vcs souberem, ficarei super aliviada.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acreditamos que o que eles solicitam é que o cruzeiro esteja INTEGRALMENTE quitado até essa data. De qualquer modo, pode entrar no site e ir pagando conforme a possibilidade (digamos, 1000 dólares de cada vez), até a data limite.

      Essa e outras respostas estão em nossas outras postagens sobre o Dream. Basta clicar em "Disney Cruise Line" no menu à direita do blog, e poderá acessar todas elas.

      Excluir
  67. Adorei o blog e está me ajudando MUITO. Nossa viagem é em abril. Me ajude em uma questão: Para reservar uma atividade (port adventure) tenho que fazer login e colocar o número da minha reserva. QUando reservo uma atividade, estou reservando para todos dentro da minha reserva?(eu, meu marido, minha irmã e minha filha) Ou se para cada pessoa tenho que fazer um login diferente e agendar separado? Minha filha que é menor não pode ter um login. Como faço para ela?


    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O login é feito por cabine, portanto vai ser no nome do titular da reserva. Uma vez feito o login, você poderá reservar as Port Adventures para quantas pessoas quiser, de uma vez só.

      Excluir
  68. Fantástica sua disposição para nos ajudar!!!
    Lí tudo e tenho uma última dúvida. Estou indo agora em fevereiro e como vou com 2 crianças, levo duas cadeirinhas no carro ALUGADO. Tenho como embarcar com elas? Existe algum lugar para guarda no porto? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cadeirinhas são suas ou alugadas? Você vai ficar com o carro (estacionado no porto) ou vai devolver na locadora antes de embarcar?

      Se as cadeirinhas forem suas, sugerimos levar junto a bordo do navio, deixando-as num cantinho da cabine ou dentro do armário durante o cruzeiro.

      Se for tudo alugado, devolva junto com o carro para não precisar se responsabilizar por elas.

      Caso for deixar o carro no estacionamento do porto, a princípio deve ser seguro deixar as cadeirinhas dentro do carro trancado. Afinal, nos EUA todo mundo tem cadeirinha no carro, e lá com certeza não existe comércio ilegal de cadeirinhas roubadas como aqui, portanto não deve haver furto delas, não é mesmo?

      Excluir
  69. Fantástica sua disposição para nos ajudar!!!
    Lí tudo e tenho uma última dúvida. Estou indo agora em fevereiro e como vou com 2 crianças, levo duas cadeirinhas no carro ALUGADO. Tenho como embarcar com elas? Existe algum lugar para guarda no porto? Obrigada!

    ResponderExcluir
  70. Eloah Bonatti14 fevereiro, 2013

    Olá!! Estou amando esse blog, já fui 4 vezes pra Disney, mas será a primeira vez que farei o Cruzeiro, e tenho somente uma dúvida....é possível reservar lugar no Teatro para os shows noturnos?...entendi que os horários são decididos ao reservar o jantar, mas e os lugares? É só chegar e sentar? ou são lugares fixos?
    Muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No teatro não há reserva de lugares. Todos oferecem boa visão do palco, bastando chegar com uns 20 minutos de antecedência para pegar um bom lugar e conseguir sentar a família toda junta.

      No jantar os lugares são determinados, todas as noites o mesmo número de mesa. Ao chegar, a hostess leva você até seu lugar. Sempre tem fila na entrada, mas não se apavore: ela anda rapidinho.

      Excluir
  71. Olá Amigos,
    Pretendo fazer o embarque no navio em 27/06/2013 se não me engano o horário é as 15:30hs. Posso chegar em Orlando no mesmo dia com umas 10 ou 12 horas de antecedência, ainda durante a madrugada. Ex: 4,5 ou 6 da manhã do dia 27/06 pegar o carro e ir direto para a filial da locadora em Porto Canaveral? Posso pegar a senha a partir de qual horário. Ex: Se eu chegar no Porto as 7:00hs da manhã já tem a distribuição de senhas?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vini,

      É recomendável chegar a Orlando com pelo menos 1 dia de antecedência e pernoitar em Port Canaveral ou em Orlando. Os motivos são vários: seu voo pode atrasar e você perder o embarque, você ficará muito cansado e não conseguirá aproveitar os primeiros dias, etc.

      Nós chegamos por volta das 9:30 e já estava ocorrendo a distribuição de senhas, mas o horário certo do início não temos certeza. Sugerimos ler as opiniões no Cruisecritic.com para obter mais detalhes.

      Excluir
  72. Amigos,
    O Oceaneers Club é pago a parte? Se sim quanto custa? Posso deixar meu filho por lá durante horas, ele pode almoçar e jantar nesse lugar?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  73. Amigos,
    Desculpe mas, tenho mais uma pergunta:
    O Oceaneer Disney Clube é cobrado a parte? Posso deixar meu filho durante várias horas? Ele pode Almoçar e Jantar nesse local acompanhado das outras crianças?
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vini,

      Os clubes infantis são inclusos no preço, exceto o berçário para crianças até 3 anos. Seu filho pode ficar no clube quanto tempo desejar, e o horário de funcionamento varia um pouco de dia para dia. Você poderá verificar esse horário no Personal Navigator diariamente.

      Sugerimos deixá-lo no primeiro dia apenas algum tempo, para ver se ele vai gostar e se adaptar bem. Se curtir, tenha certeza de que ele vai querer ficar no clube o tempo todo!

      Excluir
  74. Olá familia! Help! Vamos fazer miami- cruise disneydream -orlando. Vcs sabem se tem transfer miami -cruise? e port canaveral -orlando? Pq só vi vcs falando do transfer orlando- cruise disney...

    Obrigada

    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,

      De Miami acreditamos que não tem. De Port Canaveral a Orlando, sim. Dependendo da quantidade de pessoas não compensa pegar o transfer. É mais negócio alugar um carro.

      Excluir
    2. Família,

      Muito obrigada, realmente será melhor o carro então, somos 5. Vc comentou que usa budget,achamos um site priceline para locação bem barato, conhece? Beijo e contaremos nossas experiências com uma adolescente e uma criança de 4 anos...

      Excluir
    3. oi, querida familia,help de novo... Nao estou encontrando cabine com janelao , so com varanda... Estou com medo por causa do meu filho q tem 4 anos! Vcs sabem se tem trava na porta? beijo

      Excluir
    4. Tem trava na porta, sim. A cabine com varanda foi a que ficamos, e você tem razão: com uma criança de 4 anos, é melhor deixar a porta fechada!

      Mas com certeza ele já entende tudo, então basta você falar BEM sério com ele que lá fora é um lugar perigoso, que ele não deve sair sem adultos, e ele com certeza vai compreender!

      Excluir
  75. Obrigada!!! Meu filho tem deficit de atenÇao... Mas já está entendendo bem melhor as coisas... Muito obrigada!!! Beijo grande e que muitas coisas boas aconteçam pra vcs!!! Quem ajuda, merece retorno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, se ele tem déficit de atenção, pode até entender a mensagem, mas também pode ter dificuldade para controlar o comportamento apesar de compreender o perigo. Assim, o ideal é manter a porta fechada mesmo!

      Excluir
  76. Olá! Depois que li suas dicas sobre o cruzeiro da Disney tudo ficou bem mais claro. Estarei de carro em Orlando, vou para Porto Canaveral e retorno para Orlando com o mesmo carro. Gostaria de saber se tem estacionamento lá no local do embarque.
    Célia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia, há estacionamento. Se o carro for alugado, vale mais a pena devolvê-lo em Port Canaveral e deixar outro reservado para retirar no mesmo lugar quando voltar. Assim você não paga aluguel para o carro ficar estacionado, e nem estacionamento!

      Excluir
  77. Olá adorei suas dicas, vi que realmente são muitos detalhes. Todas as orientações (videos) são em ingles? E os informativos tem em portugues, igual os mapas dos parques? Ou só ingles tbem? Fico pensando pois vamos em duas familias e só eu falo um pouco do ingles, será que teremos mtas confusões? Além disto como podemos fazer para que as familias fiquem em cabines proximas, é possivel? E a comunicação lá dentro entre as familias como pode ser feita. Obrigada Melissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos informativos e vídeos é em inglês no navio. Talvez agora já tenham em espanhol ou português, pois há muitos brasileiros indo para lá. Nós fomos na viagem inaugural, então não cruzamos com nenhuma família brasileira!

      Muitos funcionários dos parques e do navio falam um pouco de espanhol, então seus amigos não deverão ter problemas. Para ficar em cabines próximas, entrem no site ao mesmo tempo e reservem a viagem juntas - vocês poderão ver a cabine onde ficarão na hora da reserva. É claro, precisarão escolher a mesma categoria para ficar junto.

      Dentro do navio há um telefoninho que faz comunicações internas, mas não temos certeza se é possível se comunicar entre cabines diferentes (eles dão 2 aparelhos por cabine, para que você consiga falar com quem está na mesma cabine que você, por exemplo). É interessante comprar, lá nos EUA, aqueles walkie talkies pequenos, e cada família fica com um, para vocês se comunicarem.

      Mas não é imprescindível, pois vocês viajarão juntos, mas não precisam ficar grudados o tempo todo. Aliás, um pouco de liberdade para cada família usar seu tempo durante o dia, e se encontrarem, por exemplo, só na hora de um show ou jantar, sempre cai bem!

      Excluir
  78. Olá !
    Gostaria de saber se existe algum restaurante, ou lanchonete, próximos a piscina que sirva lanches durante o dia.
    Também queria saber se existe frigobar no quarto, pois uso um remédio que precisa ficar na geladeira!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem, sim um restaurante bem grande e um grupo de lanchonetes que servem durante o dia, e ficam no mesmo piso da piscina. Mas têm horário de funcionamento limitado, que é anunciado diariamente no Personal Navigator.

      Mas sempre há algum lugar aberto para comer, a praticamente qualquer hora do dia.

      Até onde nos lembramos, tem frigobar, sim, mas você pode encontrar essa informação facilmente no site disneycruise.com, procurando o link para o navio e em seguida "staterooms".

      Excluir
  79. Olá!!
    Após ler sua matéria que eu decidi fechar o pacote do cruzeiro Disney!! estou ansiosíssima!! Só tenho uma dúvida!

    Qual o melhor horário de refeição? O primeiro horário ou o segundo?

    Na reserva eu escolhi o primeiro horário pois acho que jantar e assistir os shows depois é mais interessante, mas já ouvi dizer que o segundo horário de jantar é melhor.

    O que você me recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O horário da refeição vai depender do seu hábito. O primeiro horário é absurdamente cedo para alguns - o jantar começa por volta das 18, 18:30. O segundo horário é tarde demais para outros, pois começa por volta das 20, 20:30, o que significa que você só comerá por volta das 21, 21:30. É uma questão de gosto.

      Não se preocupe com o horário dos shows, pois é tudo bem cronometrado para você não perder nada, seja qual for o horário do jantar escolhido.

      Excluir
  80. ola, se for eu e a minha mae, sera que da para fazer todos esses passeios, que voce receitou? eu tenho 11 anos e irei no dream em outubro deste ano. quais dicas me daria obre o navio, queria saber os minimos detalhes sobre o quarto. e tambem, se tem fantasia de pirata para vender no navio? e que outras dicas poderia me dar?por favor, gostaria que me respondesse o mais rapido possivel. ah, e qual seria o quarto ideal para 2 mulheres, sera que o quarto com varanda e grande demais? obrigado pela atencao e dicas. Giulia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giulia, dá sim para fazer os passeios com sua mãe.
      Caso queira saber tudo sobre nossa viagem ao Dream, basta clicar, lá no menu à direita do blog, no link "Disney Cruise Line". Você verá postagens sobre tudo a respeito do navio, inclusive fotos da cabine.
      O quarto com varanda tem o mesmo tamanho dos outros, com a diferença de que tem uma varandinha. Se não fizer questão disso, o quarto normal com janela é suficiente. Nas nossas postagens também tem dicas sobre a melhor localização para o quarto.
      Continue lendo e poste suas dúvidas sob cada postagem!

      Excluir
  81. ola, e a Giulia de novo, queria saber mais uma coisa. o embarque no porto canarveral e muito lotado? rsrs Giulia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, Giulia, acreditamos que a sua pergunta já está respondida no post acima... É lotado porque são 4 mil pessoas embarcando, mas é bem administrado. Chegue bem cedo pra pegar uma das primeiras senhas.

      Excluir
  82. Bom dia! Vou em um cruzeiro saindo do Port Canaveral no dia 27/12/2013, por 03 noites. Como nesse mês é frio na Flórida, gostaria de saber a temperatura interna do navio. Vou precisar de roupas de inverno para fazer esse cruzeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos EUA mesmo no verão o ar condicionado é sempre mantido bem friozinho. Leve agasalhos leves, não precisa de casacos pesados.

      Excluir
  83. Bom dia! Antes de embarcar no cruzeiro, teria como fazer um passeio na NASA que fica próximo? Daria tempo se saíssemos cedo de Orlando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é aconselhável, pois o ideal é chegar ao embarque o mais cedo possível (ainda de manhã é o ideal). Sugerimos fazer o passeio no dia anterior, dormir uma noite em Port Canaveral e pegar o navio no dia seguinte cedinho.

      Excluir
  84. Olá! Minha dúvida é a seguinte: meu filho de 4 ano vai poder desfrutar do Acquatub??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do que você chama de Acquatub. No navio tem 2 escorregadores: o grandão que se chama Acquaduck e um menor, amarelo. O Acquaduck tem restrição de altura, que geralmente deixa de fora as crianças com menos de 7, 8 anos de idade. O amarelo é pra todo mundo.

      Tem vários escorregadores no Atlantis. Destes, seu filho conseguirá aproveitar mais ou menos 1/3, o restante tem restrição de altura.

      Se tiver dúvidas, acesse os sites e veja as restrições de altura dos brinquedos.

      Excluir
  85. Quanto à internet e geradores?

    ResponderExcluir
  86. Olá, parabéns pelo blog e pela disposição e educação nas respostas a todos.
    Saberia me informar quais as vantagens do concierge a bordo do Dream? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecemos as cabines concierge do Dream, pois nunca ficamos numa delas!

      Excluir
  87. chegaremos em Orlando uma semana antes do cruzeiro e deixaremos o nosso carro alugado no estacionamento do porto! isso é possivel? poderemos deixar algumas malas dentro do carro! isso pq voltaremos para Orlando depois para mais uma semana de passeios. vc sabe se isso é aconselhavel ou perigoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendamos deixar o carro no estacionamento. Além de pagar diárias por um carro que você não vai usar, ainda terá que pagar o estacionamento, e corre o risco (pequeno) de ter suas coisas roubadas ou danificadas pelo calor.

      Sugerimos deixar as compras para a segunda semana em Orlando, assim não terá problema de espaço na cabine do navio. Devolva o carro em Port Canaveral, e já deixe outro reservado para o dia da sua volta.

      Excluir
  88. Em relaçao aos jantares é obrigatorio dar comissao ao empregado que nos serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, não se trata de "comissão", e sim de uma caixinha espontânea para prestigiar o bom atendimento. Tenha certeza de que seus garçons e camareiros se esforçarão ao máximo para que sua estadia seja perfeita, e não só pela caixinha, mas porque são ultra profissionais e muito bem treinados para fazer seu trabalho.

      Então, sugerimos fortemente que não deixe de mostrar apreciação pelo esforço de pessoas que passam até 1 ano no mar, sem ver seus familiares e trabalhando até de madrugada, com o único objetivo de proporcionar uma viagem confortável para nós, passageiros.

      Excluir
  89. olá parabéns pelo blog e posts. Fiquei preocupado com a dica sobre pouca bagagem na cabine. Vamos embarcar no cruzeiro em Miami depois de uma estadia em Orlando e já teremos feitos todas as compras. Não existe nenhum serviço de guarda de malas no Porto ou no aeroporto em Miami ou mesmo no Porto de Fort Lauderdale?? Acho que essa opção seria o ideal pois não teríamos a necessidade de levar tudo que compramos para dentro do cruzeiro. Outra dúvida é saber se fica muito apertado desembarcar do navio no porto de Fort Lauderdale ou de Miami e no mesmo dia pegar o vôo de volta para o brasil (por volta das 16:00).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecemos serviço de guarda de malas nos terminais ou aeroportos. Não somos do tipo que compra muito, então raramente precisamos desses serviços.

      Na cabine cabem tranquilamente 2 malas grandes fechadas (ficam embaixo da cama). Nessas, você pode deixar suas compras, e levar mais 2 malas com as roupas que vocês vão usar a bordo. Tem bastante armários e gavetas pra colocar essas roupas.

      Excluir
  90. Primeiramente, parabéns pelo blog! É fantástico!
    Tenho férias programadas para a Flórida a partir de 05/01/2014 e para as datas pesquisadas, no caso de fazer o cruzeiro em primeiro lugar por conta das malas e tudo mais, o único navio viável seria o Disney Magic. Soube que ele está sendo reformado. Vc teria alguma indicação sobre este navio para nos dar? Ele é tão bom quanto o Disney Dream? Dentro de uma relação custo benefício que tipo de cabine vc indicaria para uma família de 4 pessoas (casal mais 2 adolescentes, um menino de 15 e uma menina de 13 anos)? Grata

    ResponderExcluir
  91. Primeiramente parabéns pelo blog! Ele é fantástico!
    Tenho férias programadas para a Flórida em 05/01/2014 e no caso de fazer o cruzeiro em primeiro lugar por conta das malas e tudo mais, a única opção viável é a do navio Disney Magic. Tenho notícias de que ele está sendo reformado. Vc teria alguma indicação a respeito deste navio para nos dar? Ele é tão bom quanto o Disney Dream? Dentro de uma relação custo benefício que tipo de cabine vc recomendaria para uma família de 4 pessoas (casal e 2 adolescentes menino de 15 e menina de 13 anos)? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gerson,

      Nunca viajamos no Magic, mas temos uma família de amigos que já esteve no Wonder. Eles foram no Réveillon, então o navio estava muito cheio e tinha alguns problemas como lixo espalhado nas áreas comuns.

      Se você for fora das semanas mais lotadas (evite Natal, Réveillon e Spring Break), acreditamos que não deverá ter problemas. Mas não pode-se deixar de considerar que o Dream é muito mais novo, tem atrações high-tech e quase o dobro do tamanho do Magic.

      Quanto à cabine, só temos experiência da cabine com varanda, as outras não chegamos a conhecer. Acreditamos que, se não tiverem muita bagagem, na cabine com varanda o espaço é suficiente.

      Excluir
  92. Parabéns pelo blog. Estou planejando ir no final de janeiro e ele está sendo muito útil.
    Gostaria da sua opinião quanto aos passeios em Nassau. Minhas filhas (10 e 09 anos) adoraram nadar com os Golfinhos no Discovery Cove em Orlando e estão me pedindo muito para retornarem. Vc acha que vale a pena ir em Nassau? O tempo é muito corrido? Vi este Atlantis Dolphin Cay Shallow Water Interaction & Aquaventure, mas vi que dura de 04 a 06 horas. Vc aconselharia visitar o Atlantis e deixar para nadar com os golfinhos em Orlando, rs??? Vi q vcs ficaram no quarto com varanda, tb optei por estes para não me sentir tão fechada. Vc aconselha a ficar +/- no 6° andar, vi uma cabine entre 9 e 10º, seria melhor mudar para andares mais baixos?
    Desculpa mas te enchi de perguntas.
    Obrigado.
    Ana Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo das excursões é controlado pela operadora contratada pela Disney, então pode ter certeza de que dá certo.

      Se não nadar com golfinhos no Atlantis, sobra o parque aquático. Você encontrará ambos em Orlando, então é uma questão de opção mesmo. Sugerimos verificar o preço do golfinho e do parque aquático em Nassau e em Orlando para decidir.

      A cabine que sugerimos no 6o andar tem dois fatores importantes: não fica nem muito em cima, nem muito embaixo (dá pra subir e descer de escada nos momentos de congestionamento dos elevadores), e tem um custo mais baixo do que dos andares altos. Mas se você quiser ficar mais perto do deck da piscina, nos andares mais altos é perfeito.

      Excluir
  93. Parabéns pelo blog! Vamos fazer o cruzeiro do Disney Dream agora em novembro e só temos uma pergunta: foi exigida a vacina da febre amarela? Só vimos agora que oficialmente é cobrada nas Bahamas, mas na prática em cruzeiros parece que não pedem em nenhum momento. Obrigado! Henrique.

    ResponderExcluir
  94. Parabéns pelo blog! Vamos fazer o cruzeiro do Disney Dream agora em novembro e só temos uma pergunta: foi exigida a vacina da febre amarela? Só soubemos agora que oficialmente é cobrada nas Bahamas, mas parece que em cruzeiros não pedem. Obrigado e um abraço! Henrique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique,

      Nós tomamos a vacina antes de embarcar. Não foi pedido o certificado no desembarque, mas não achamos bom arriscar. A vacina é gratuita e tem validade de 10 anos, então cobrirá outras viagens que a família venha a fazer no futuro. Não custa nada tomar!

      Excluir
  95. Parabéns pleo blog, tirei muitas dúvidas, mais mesmo assim queria saber que tipo de roupa pode ser usado nos jantares, se pode usar jeans ou não? Estou bem apreensiva nesse aspecto, pois estou na dúvida que tipo de roupa levar para todos os dias. E em relaçao a gorjeta pelo serviço prestado pelos garçons e camareiras, tem que ser dado em dinheiro ou não? Qual o valor mias ou menos das gorjetas por dia? Obrigado Andreia!

    ResponderExcluir
  96. Parabéns pelo seu blog! Tirei muitas dúvidas, mas mesmo assim surgiu uma em relação que tipo de roupa pode ser usado nos restaurantes, precisa ser muito chique ou não, pode usar calça jeans? Estou bem apreensiva em relação que tipo de roupa levar para os 3 dias.E quanto aos gorjetas dos garçons e camareiras tem que ser dado em dinheiro, e qual o valor mais ou menos para ser dado por dia? Muito obrigado Andreya!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderá usar calça jeans e roupas casuais na maioria das noites. Evite tênis e chinelos. Para as outras noites siga as dicas na postagem acima.
      As gorjetas podem ser dadas em dinheiro ou pagas em cartão de crédito no Guest Services. Leia nossa postagem sobre os restaurantes do Dream, onde há informações mais detalhadas, inclusive sobre onde encontrar os valores das gorjetas.

      Excluir
  97. marcelonobre30 outubro, 2013

    boa noite, posso alugar um carro no aeroporto e deixar nos estacionamentos do porto ou é melhor alugugar e devolver no mesmo dia. vc sabe me informar quanto custa a diaria nos estacionamentos do porto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, sugerimos dar uma boa olhada no post e nos comentários, pois cobrem quase todos os tipos de dúvidas a respeito de aluguel de carro. Uma resposta que não tem acima: não sabemos quanto custa o estacionamento, pois não utilizamos.
      Se ainda persistir alguma pergunta, poste novamente!

      Excluir
  98. Boa tarde,

    Existe transporte gratuito dos hotéis da Disney para Port Canaveral?

    Nilberto.

    ResponderExcluir
  99. Bom Dia, estarei em Miami e vou sair do cruzeiro em Port Canaveral, vocês poderiam me dar uma dica do melhor caminho a seguir. Obrigado.Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex,
      No site www.mousesavers.com eles dão uma orientação geral sobre o caminho, mas se você colocar no GPS não tem erro. Nunca fomos de Miami direto para o terminal, portanto não podemos lhe dar essa dica.

      Excluir
  100. Boa Tarde

    Gostaria de saber se apos a reserva posso alterar meu horário de jantar???

    Obrigado
    Camile

    ResponderExcluir
  101. Boa Tarde

    Gostaria de saber se apos a reserva posso alterar meu horário de jantar???

    Obrigado
    Camile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acreditamos que sim, mas há um limite de tempo pra você fazer isso. Se não estivermos enganados, deve ser feito no primeiro dia do cruzeiro junto ao Guest Services. Após essa data, não é mais possível alterar. Mas sugerimos verificar no site do Disney Cruise para confirmar a informação.

      Excluir
  102. Olá família!
    Quem está hospedado dentro do completo Disney tem algum tipo de transporte que leve do complexo ao Cruzeiro e o retorno também?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe transporte para o porto, mas é pago à parte. Pergunte na recepção do seu hotel!

      Excluir
  103. Gostaria de saber se existe transporte de dentro do complexo da Disney para Cabo Canaveral. Caso positivo, onde reservar?
    É possível utilizar o mesmo transporte para o retorno?

    ResponderExcluir
  104. Ola! adorei seu relato. quantos detalhes!! Estou querendo fazer o Cruzeiro com meu marido e minha filha de 1 ano em dezembro, mas meu marido acha que ela e muito pequena e nao vai aproveitar. Voce acha que o navio e melhor para crianças um pouco mais velhas? Como e a infraestrutura para bebes? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o cruzeiro é melhor para crianças mais velhas, pois as crianças até 3 anos não podem entrar nas piscinas normais, nem mesmo de fraldas. Além disso, para ficar no berçário é preciso pagar extra.
      Se for depois dos 3 anos, poderá ficar em qualquer piscina e o clubinho infantil já está incluso no valor.

      Excluir
    2. Nossa não sabia que pagava a parte! super obrigada!

      Excluir
  105. Gostaria de saber qual o tempo do desembarque mais ou menos. E tb vi q tem uma outra opção de nadar com os golfinhos num passeio à uma ilha tb em Nassau, o q sugere? Obrigada e parabéns pelo blog. Andrea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desembarque é demorado e um pouco confuso. Só marque o voo para o mesmo dia se for à noite, caso contrário não dá tempo de chegar ao aeroporto.
      Como só pudemos fazer 1 passeio em Nassau, escolhemos o Atlantis por causa do parque aquático, portanto não podemos dar opinião sobre o passeio dos golfinhos. Mas parece bem interessante, se você optar por esse não deixe de passar por aqui e deixar um comentário!

      Excluir
  106. Olá.
    Faremos esse cruzeiro no dia 08/12/14 e apesar de quase decorar seu blog passou despercebido a informação quanto ao transporte oferecido do aeroporto até o porto e acabei alugando um carro, mas acho que tenho como cancelar ainda ou fazer uma alteraçao para o aluguel do mesmo na voltar de porto canaveral para orlando. Só estou com uma dúvida: chego em Orlando, vindo de Miami, dia 07/12 e vou pernoitar em um hotel proximo ao porto. Pergunto se esse transporte do aeroporto para o Porto só fica disponivel nos dias de embarque, ou podemos utilizá-lo na vespera do embarque, como seria o meu caso?
    À propósito, seu blog é maravilhoso e estou fazendo anotaçoes para não me esquecer de nada e aproveitar ao máximo esse curto cruzeiro.
    Obrigada. Angela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angela,
      Ficamos contentes por ter gostado do blog! Apenas pedimos que leve em consideração que essas postagens foram escritas há 2 anos, portanto alguns detalhezinhos podem ter mudado.

      Quanto ao transporte, dependendo do número de pessoas vale mais a pena você manter o aluguel do carro, pois o ônibus da Disney para Port Canaveral também é pago. Então, procure se informar sobre o custo do ônibus, mais uma estimativa para o táxi do hotel até o porto, e veja se não vale a pena ficar com o carro por esse dia. Além do custo, você terá mais flexibilidade (pode sair para jantar à noite, etc), se ficar com o carro.

      Dica: se for para Port Canaveral no dia anterior, dê uma passadinha no Kennedy Space Center. Será um passeio de umas 3 horas em que vocês verão maravilhas da NASA, inclusive um ônibus espacial de verdade!

      Excluir
  107. Vc acha possível fazer o cruzeiro que chega em porto canaveral as 7h30 da manha do dia 20/03 se o nosso voo de orlando para o brasil é às 11h30 da manha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camilla, chegando a Port Canaveral às 7:30 você não conseguirá sair do navio antes das 9, 9:30 da manhã. Portanto, impossível pegar o voo ás 11:30. Tente mudá-lo para um voo noturno!

      Excluir
  108. Olá..... adoro seus posts. ...
    Já fui para a Disney e sei que por lá é tranquilo de se virar sem falar inglês. ... e no navio? Como é esta questão?
    Tem atendentes que falem português?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No navio tem tripulantes que falam espanhol e, se der sorte, até alguns que falam português.

      Excluir
  109. Ola!
    Adorei seu post! tenho uma duvida, vou ficar hospedada em um hotel disney depois do cruzeiro, se optar pelo trasporte da Disney, como faço para reserva-lo?

    obrigada desde ja,

    Cecília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cecilia,
      Não utilizamos o transporte Disney, então não sabemos como reservar. Certamente procurando no site do WDW ou do Disney Cruise Line você encontrará a informação.

      Excluir
  110. Oi, Família!
    Já fui em outra oportunidade para Orlando com meus filhos, fiquei 15 dias, então uma próxima visita pode ser mais enxuta. Surgiu a possibilidade de fazer um cruzeiro de 3 dias no fim da viagem. Sei que achas que as malas vão estar cheias, mas acho que não é bem nosso perfil, ainda mais com o dólar desse jeito. Minha pergunta... Achas que eu consigo pegar o avião das 16:15? Pensei em pegar o transfer do ônibus, mesmo sendo mais caro, para agilizar e sair mais cedo, seria assim mesmo? ou achas que de ônibus seria ainda mais demorado? Porque pegar o carro de novo na locadora é muito demorado, só se eu deixasse o carro já alugado como vocês fizeram. Estaria até disposta a pegar o primeiro horário de jantar se isso me garantisse sair antes do navio, rsrs.
    Tive uma experiência péssima num cruzeiro aqui do Brasil, embora o folheto dissesse que o clubinho ficava com as crianças de 3 a 12 anos, meus filhos foram praticamente enxotados e maltratados no clubinho. Quero fazer o da disney para que eles aproveitem ao máximo o navio e para eu e meu marido descansarmos da correria dos parques.
    O único problema é o vôo de volta. Vôo internacional, com check in por internet, quanto tempo antes teria que chegar?
    A minha outra opção é fazer o cruzeiro bem no meio do período da viagem, aí quebra todo o ritmo...
    Obrigado por sua paciência e pelo excelente blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para pegar o avião das 16:15 você precisa chegar ao aeroporto umas 13:15. Conte umas duas horas de trajeto do porto até o aeroporto. Conte mais umas duas a três horas para os procedimentos de desembarque. Ou seja, se seu cruzeiro chegar de manhã (umas 8 da manhã), acreditamos que dá tempo sim.
      O melhor é sair com o carro reservado daqui, pegar o shuttle até a locadora e ir de carro. O ônibus demora mais porque é um veículo lento.

      Excluir
    2. Ai, ai, ai, não gosto dessas correrias... tenho horror de perder avião... achei outra possibilidade que é um cruzeiro de 4 dias no meio do período. Aí faria Disney - Cruzeiro - Universal. mas haja arrumação de mala... Ou então volto um dia depois, ou vejo um voo da Tam, que é sempre mais complicado... porque vem por são Paulo. Decisões, decisões...
      Obrigada, por sua resposta imediata.
      Um abraço,

      Excluir
  111. Boa tarde.
    Li nos comentários que você comprou suas reservas pelo site da Disney. Pagou em dólares mesmo ou há alguma possibilidade de pagar em reais e com parcelamento pelo próprio site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson, no site da Disney os pagamentos são sempre em dólar, então a cotação será do dia do fechamento da fatura do seu cartão.
      Agora com a crise vale a pena você dar uma procurada nas agências, pois há boas promoções e o pagamento é em reais!

      Excluir
    2. Ok. Obrigado pelo retorno e parabéns pelo excelente blog.

      Excluir
  112. Olá
    Boa tarde
    Meu navio chega em Porto canaveral as 7 da manhã , meu voo sai de Orlando as 16 hs .
    Pergunta -se consigo chegar numa boa ?
    A estrada é tranquila ??

    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá tempo sim! Mas não pode ficar embromando ou fazer paradas no caminho. Deixe para almoçar no aeroporto.

      Excluir
  113. Olá. Fiz o check in on line e a indcrição das crianças também, mas o primeiro horário que tinha disponível no site era 12:15. Se eu chegar mais cedo um pouco adianta alguma coisa? Eu vou ser uma das últimas a embarcar, será?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvia,
      É bom chegar umas 11, 11:30. O embarque vai até um pouco mais tarde, você não será uma das últimas. Mas a dica importante é: assim que entrar no navio, vá para o Cabanas almoçar, pois fecha cedo.

      Excluir
  114. Bom dia
    Parabens pelo Blog
    Poderia me tirar umas duvidas:

    1- dormiremos em Miami para então no dia seguinte entrar no navio. Que horas recomenda que saia de Miami? Umas 6h da manha esta bom?

    2- estaremos de carro alugado e nao devolveremos para embarcar no cruzeiro. Aonde vc recomenda deixar o carro?

    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saída de Miami depende do horário do seu embarque. Para ficar bem tranquilo, deixe umas 4 a 5 horas para o trajeto, assim não corre o risco de pegar um trânsito inesperado ou algo do tipo.
      Se não vai devolver o carro, o único lugar para deixá-lo é no estacionamento do terminal, que, apesar de um pouco caro, é bem seguro. Não deixe nada que se estrague com o calor dentro do carro.

      Excluir
  115. Olá pessoal; boa noite.
    Bacana que este post ainda resolve dúvidas anos depois...
    Minha questão; chegaremos em Miami numa quinta, no horário de almoço. Seguimos para hotel.
    Na tarde do dia seguinte, devemos pegar carro para partir para outro hotel em Port Canaveral. Lá, pernoite para embarcar no DCL na manhã de sábado.
    Só que ficou muito checkin-checkout sem aproveitar nada...
    Minha pergunta é se vale arriscar sair de Miami no sábado 05h00 da manhã, de carro alugado, e correr para embarque no DCL em Canaveral? É um caminho tranquilo?
    Aguardo, grato, Fábio B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio é um caminho tranquilo sim, mas sempre pode haver um acidente ou algo do tipo, e fica meio cansativo.
      Sugerimos chegar e ir direto para Port Canaveral e ficar duas noites lá. No dia do check-in vocês não terõa tempo de fazer muita coisa, mas no segundo dia podem ir visitar o Kennedy Space Center, que é muito legal e, se vocês gostarem, é uma visita que toma quase o dia todo.
      Quem sabe até dão sorte de pegar uma decolagem de foguete!
      Daí é acordar no dia seguinte bem tranquilos para ir para o embarque sem susto.

      Excluir

Postar um comentário

Mande seus comentários, perguntas ou mais dicas sobre este destino.