SANTIAGO, CHILE.

Nossa viagem foi assim:


Época: julho ****
Hotel: Eurotel ****; Diego de Velazquez**; Crowne Plaza****
Faixa etária das crianças: 3-5 anos***; 5-7 anos****


Estivemos em Santiago, no Chile, quatro vezes, sempre nas férias de julho, de passagem para outros locais do país. É o suficiente para perceberem o quanto gostamos do Chile em geral, e de Santiago, em particular. Se você for visitar qualquer uma das maravilhosas atrações do Chile, ao norte ou ao sul, não deixe de ficar uns dois ou três dias na capital. É uma cidade limpa, segura (pelo menos nas zonas turísticas), moderna e divertida para as crianças.

Santiago com neve

Apesar do tempo frio, Santiago no inverno tem uma vantagem incontestável: montanhas nevadas. Claro que muitos turistas em Santiago estão, na verdade, a caminho de uma estada nas montanhas de Valle Nevado. Se você gosta de esqui, é uma ótima opção. Evite, contudo, fazer o famoso bate-e-volta em Valle Nevado. O traslado é longo, sinuoso e cansativo. Entre você chegar à estação, escolher uma loja de aluguel, escolher o equipamento, experimentar, pagar, contratar um professor, e finalmente chegar às pistas, perderá pelo menos metade de seu dia. Simplesmente não vale a pena. Fique num hotel em Valle Nevado por alguns dias e curtirá a neve muito melhor. As demais estações de esqui que ficam próximas de Valle Nevado (Colorado, Farellones) têm neve excelente, mas com infra-estrutura precária e atendimento amador. Valle Nevado é mais longe e mais cara, mas com certeza vale mais a pena.

Outra vantagem da neve nas montanhas é a vista. E que vista! Suba ao Cerro San Cristóbal em um dia claro, e verá uma das vistas urbanas mais bonitas do mundo - a cidade se desenrolando em ondas até o pé da cordilheira, que se ergue imponente salpicada de neve branca ao fundo. Além da vista, o Cerro tem muitas outras atrações para as crianças, pois trata-se do maior parque de Santiago, encarapitado sobre um monte arredondado e arborizado.

Para chegar ao cume, o funicular é um meio de transporte bem divertido para subir a partir do bairro Bellavista. O funicular faz uma parada no Zoológico, mas não chegamos a visitá-lo. Aviso: evite esse passeio aos finais de semana, especialmente domingo, pois a fila do funicular é interminável! Chegando ao topo, você estará no coração do parque propriamente dito. Há mirantes, lanchonetes, uma boa infra-estrutura. Se tiver interesse, dê um pulinho na estátua da Virgem Maria que fica lá em cima. O curioso é que essa estátua é tão grande que pode ser vista de diferentes lugares da cidade de Santiago à noite. De lá do topo, após uma curta caminhada, pode-se pegar o teleférico que cruza para o outro lado do parque, descendo até as proximidades do bairro da Providencia. A vista do teleférico é facilmente uma das mais bonitas de Santiago, principalmente ao pôr-do-sol. Descendo do teleférico, você chega até a saída do parque e de lá, em cerca de 15 minutos de caminhada, até o coração da Providencia, onde se pode pegar o metrô para qualquer lugar da cidade.

Os melhores bairros da cidade

Providencia, por sinal, é um dos bairros mais legais para se hospedar em Santiago. Alguns dos hotéis podem ser caros, mas também há opções mais em conta e de boa qualidade, como o Eurotel. Há muitos restaurantes próximos, sorveterias com mesas na calçada, lojas de departamento, bares... Tudo isso faz da Providencia um lugar ótimo para ficar ou passear.

Outro bairro interessante, um pouco mais alternativo, é Bellavista. Tem restaurantes menores e mais pitorescos, lojas de artesanato e é mais frequentada por santiaguinos do que Providencia. Tem um certo ar de Vila Madalena, e a melhor maneira de explorá-lo é perder-se por suas ruas. Um dos pontos mais frequentados do bairro é o Patio Bellavista, uma galeria de lojas a céu aberto. Bem perto dali fica a casa do Pablo Neruda e o ponto de partida do funicular, aos pés do Cerro San Cristóbal.

Compras e vinhos


Patio Bellavista, um centro comercial a céu aberto, muito charmoso e simpático, é um dos lugares onde se pode comprar artesanato e vinhos. Nas ruas ao redor, estão escondidos restaurantes e lojinhas. O agito por aqui só começa mais tarde, então nem pense em chegar ao bairro antes do almoço.

Se você é um comprador nato, não perca o shopping Parque Arauco. Além de ter centenas lojas bem legais, com preços excelentes (particularmente em roupas) para os brasileiros, tem uma área externa com jardins, fontes, restaurantes se debruçando sobre o pátio aberto. Um ambiente animado e gostoso para fazer compras, almoçar e passear. Tem até o infalível point de games pras crianças, próximo à praça de alimentação.

Não podemos falar em Santiago sem mencionar as vinícolas. Informe-se antes de ir visitá-las, pois muitas foram afetadas pelo recente terremoto. Em todas as vinícolas, ao contrário do que acontece nos EUA, as crianças são bem vindas, desde que não bebam, é claro! A mais óbvia, que todo mundo pensa primeiro, é a Concha y Toro. É uma visita que vale a pena, pois a vinícola é impecável. Além disso, a sensação de estar numa cave, rodeado de barris de Don Melchor por todos os lados, é insubstituível... O único problema é que é um pouco longe, trabalhoso para ir de metrô, e o táxi ou tour privado podem sair bem caros.

A outra vinícola que fica dentro dos limites da cidade é a Cousiño Macul. É considerada uma das mais antigas do Chile, e o local é bem pitoresco. Uma cave subterrânea guarda barris e mais barris de vinhos, e milhares de garrafas antigas e empoeiradas que compõem a coleção da família. É bem menor que a Concha y Toro, mas muito charmosa e diferente. Os entendidos dizem que é parecida com as antigas vinícolas da França. Para chegar ou sair de lá, a melhor opção é o táxi, pois é mais perto do que a Concha y Toro, mas mesmo assim não vai sair barato.

O outro passeio de vinhos que fizemos no Chile foi ao vale do Colchagua. Optamos pelo Tren del Vino, mas atualmente ele está fora de funcionamento. Esperamos que volte logo, pois é sucesso certeiro entre as crianças! Afinal, qual criança não gosta de andar numa maria-fumaça antiga, a 40km/h, onde até o interior é original? E, para os adultos, a diversão estava nas bandejinhas de queijos diferentes e deliciosos, e carrinhos repletos de garrafas de vinho da região, para escolher e saborear à vontade... Mas como o trem está fora de circulação, resta o tour de ônibus pelas vinícolas. Para saber a situação das vinícolas após o terremoto, visite este link.

Nomes famosos como Errazuriz e Casa Silva fazem parte das opções de vinícolas. Veja os detalhes e as opções de tours visitando o site da Ruta del Vino. Se você quiser divertir adultos e crianças igualmente, opte pela Viña Santa Cruz. Uma vinícola linda, com campos bem cultivados e um vinho razoável, onde você irá saborear um almoço delicioso no topo de uma colina, com vistas de 360 graus para os vinhedos. Depois, pode-se fazer um passeio de teleférico até a parte mais alta, onde há uma réplica de casa mapuche (sem graça) e um observatório astronômico. A visita à vinícola propriamente dita não guarda nenhuma surpresa, mas também não decepciona. Se, por outro lado, você for um aficionado por vinhos, no Colchagua não faltam vinícolas mundialmente famosas, todas à espera da sua visita!

Centollas e outros frutos do Pacífico

A outra vantagem do inverno é que é época de centolla, o caranguejo gigante. Na verdade, gigante mesmo é a fêmea, centolla, e não o macho, centollón, menor e mais sem graça. Na hora de pedir, preste atenção para não errar! Para saboreá-la, você pode optar entre a atmosfera aconchegante do Aquí Está Coco, na Providencia, ou o despojamento dos restaurantes do Mercado Central. No mercado, optamos pelo Donde Augusto, mas muitos dizem que os restaurantes em volta do Mercado são igualmente bons e mais baratos. Além disso, dar uma volta no mercado e ver criaturas únicas saídas das águas profundas do Pacífico é uma experiência diferente. O Azul Profundo é outra ótima opção de restaurante no bairro Bellavista, com um ambiente "marinheiro" bem diferente e divertido. Em todos esses locais, além da centolla, não deixe de provar os moluscos, como as machas e outros bivalves, e os peixes, que são muito saborosos.

Para as crianças que não comem frutos do mar, sempre há no menu dos restaurantes uma opção mais simples, como peixe ou frango grelhado. Para os que não são tão chegados a frutos do mar, um restaurante que serve ótimas carnes a um preço justo é o Eladio, na Providencia. Na cobertura do mesmo prédio funciona o Giratorio, um restaurante com vista panorâmica que gira lentamente. A comida não é grande coisa, mas as crianças vão adorar ver o restaurante girar! A vista também é imperdível, principalmente à noite.

Aproveitando que está na Providencia, não deixe de tomar um sorvete ou um dos cafés especiais da Coppelia. Se seus filhos gostam, tenha certeza de que não vai passar um dia sequer sem conseguir fazer uma visitinha a essa deliciosa e charmosa sorveteria!

Então, na sua próxima viagem, pense Chile. Santiago está a poucas horas de vôo das capitais brasileiras, e é uma cidade que agrada adultos e crianças igualmente.

Gostou dessa postagem? Na sua próxima viagem, use este link para fazer sua reserva de hotel no site Booking.com! Você recebe um crédito de R$50 e ajuda o Família Recomenda a continuar fazendo postagens como esta!




Comentários

  1. Olá!!!!

    Por favor, o metrô de Santiago é seguro? Vou ficar no Ibis (Estacion Central).

    Obrigado. Rossi

    ResponderExcluir
  2. Rossi,

    Pelo menos até a última vez que fomos a Santiago, há cerca de 2 anos, o metrô era muito seguro. Pelo que temos lido na internet, continua sendo assim. Obviamente você tem que tomar algumas precauções que valem para qualquer cidade grande, como evitar andar de metrô ou na rua sozinho tarde da noite, e não sair da zona turística, pois Santiago, como qualquer metrópole, tem regiões periféricas com níveis de segurança diferentes da zona central. De resto, a cidade é muito segura e civilizada, todos os lugares são limpíssimos e bem cuidados.

    Quanto ao seu hotel, nunca ficamos nessa região, mas pelos comentários no TripAdvisor, parece que a localização não é muito boa, por estar muito próximo da rodoviária. Pelo que os usuários do site falam, o local não deve ser frequentado tarde da noite. Apesar disso, o metrô é realmente muito próximo, e é o meio de transporte que te levará para quase qualquer lugar da cidade - centro, Providencia, Bellavista. O único lugar que não é acessível por metrô é a região de Las Condes, onde ficam localizados os shoppings e comércio chique da cidade.

    Esperamos ter ajudado. Se tiver outras dúvidas, por favor continue postando!

    ResponderExcluir
  3. Maria Inês Vargas29 abril, 2012

    Olá !
    Aqui estamos nós novamente, agora com dúvidas sobre Santiago !
    Iremos na segunda quinzena de julho e ficaremos hospedados na Providencia.
    Vocês acham que é interessante ir à uma vinícola com uma criança de 6 anos?
    E ir a Valparaiso e Vina del Mar no inverno?
    No mercado central, tem algo mais para se comer senão frutos do mar (parece até pergunta de pegadinha !)? Pois minha filha e meu marido não gostam tanto quanto eu ?! Vimos as suas indicações de restaurantes.
    E quanto as roupas de frio ? Descontando as que se usa na neve, que devem ser alugadas ainda na cidade, quais as vestimentas de frio para Santiago, uma vez que moramos no Rio e não temos tanta experiência assim em frio !!?
    Bom, desde já agradecemos pelas dicas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Inês,

      Pelo jeito vocês também são viciados em viagens! Vamos às perguntas, que tentaremos responder de acordo com nossa experiência:

      - Vinícola com criança: vale a pena, sim. Geralmente são propriedades lindas, com muita área verde e espaços amplos, que os pequenos costumam curtir bastante. Infelizmente o melhor passeio para levar as crianças está fora de serviço desde o terremoto no Chile; era o Tren del Vino. Mas nada impede vocês de irem visitar o Colchagua, escolhendo alguma das vinícolas da Ruta del Vino (link no corpo da postagem). Grandes vinícolas do Chile são associadas da rota, e você pode fazer a reserva pela internet (www.rutadelvino.cl). É um passeio que dura o dia todo e inclui um longo percurso de ônibus (1 hora de ida e 1 de volta). Se tiver limitação de tempo, visite a Concha y Toro. Mesmo que o tempo esteja ameno, leve um agasalho para entrar nas caves, que são frias e podem causar um belo resfriado!

      - Por incrível que pareça, nunca conseguimos ir a Viña del Mar e Valparaiso. Conhecemos, no entanto, amigos que foram no inverno e acharam muito bonito. Se tiver um dia sobrando, vale a pena fazer o passeio para conhecer as duas famosas cidades (especialmente Valparaíso, que dizem ser muito pitoresca).

      - Em todos os restaurantes de frutos do mar de Santiago há opções além dos peixes e crustáceos. Na primeira viagem a Santiago, em que nosso filho era pequeno, pedimos bife, filé de frango, massa e até um filezinho de peixe para ele na maioria dos restaurantes citados acima. Portanto, vá sem medo. Mas incentive sua família a provar um pouquinho dos crustáceos e peixes do Chile, pois têm um sabor fresco e diferente dos daqui! E para quem gosta de carne, o Eladio é sempre uma boa pedida.

      - Quanto às roupas de frio, Santiago é uma cidade bem urbana e elegante, então você de fato não vai querer usar as mesmas roupas da neve (exceto as crianças, é claro). Vai precisar de blusas e camisetas leves de manga longa por baixo, malhas de peso médio por cima, e provavelmente também um casaco de lã ou sobretudo (especialmente se pegar uma frente fria por lá). O tempo pode ficar bem friozinho (cerca de 5oC), e às vezes há garoa ou chuva moderada. Portanto, botas e um cachecol são uma boa pedida. Luvas só para os muito friorentos. A sugestão é levar apenas uma muda de roupa de frio, e comprar o restante por lá. Os shoppings têm muitas opções e os preços são melhores que aqui. Julho é época de liquidações de inverno. Por isso, muitas vezes vai valer a pena até comprar as roupas de esqui, ao invés de alugar, caso você encontre algo com preço bom. Isso porque as roupas de aluguel não são lá grande coisa, nem na qualidade, nem na higiene...

      Esperamos ter ajudado!

      Excluir
  4. ola, adorei a pagina, dicas excelentes! estarei indo, mas o periodo e entre setembro e agosto. existe um periodo melhor para ir? nao tempos interesse me vale nevado ou outra estacao de squi, minha filha tem apenas dois anos. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O período parece excelente! Apenas verifique sites de clima para ver se não é chuvoso, pois em Santiago se anda muito a pé. Leve ou compre lá suas roupas de frio, pois ainda é inverno e o tempo pode ficar gelado.

      Excluir
  5. Olá! Adorei as dicas! Vou agora com minha família no meio do mês de julho. Temos 8 dias para curtir em Santiago, mas temos um orçamento um pouco apertado. Gostariamos de visitar o Vale Nevado, além de outros pontos turísticos. Vale a pena ficar uma noite no Vale Nevado só para curtir a neve? Se sim, qual hotel/pousada que vc recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Nunca estivemos em Valle Nevado, mas uma coisa é certa: a distância é um pouco longa para fazer um bate volta. Dormir lá é o ideal, mas não temos certeza se em julho eles aceitam reservas de apenas 1 noite. Por ser alta temporada é de se esperar que haja um mínimo de noites para reservar.

      Em Valle Nevado, por ser um resort fechado (ao invés de uma cidade ou vila), não há muitos hotéis, então se você entrar no TripAdvisor e pesquisar as opiniões dos internautas, poderá ver a fama de cada um e decidir.

      Depois de ver as opiniões dos internautas entre no site de Valle Nevado para verificar se os hotéis têm disponibilidade, se aceitam reserva de 1 noite, etc.

      Excluir
  6. Adorei seu jeito de falar. Me animou a fazer uma viajem pelo Chile. Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mande seus comentários, perguntas ou mais dicas sobre este destino.