QUAL A MELHOR IDADE PARA IR À DISNEY?

Nossa viagem foi assim:

Época: janeiro *****

Hotel: Yacht Club *****

Faixa etária das crianças: 1-3 anos ***; 3-5 anos **; 5-7 anos *****




Existem muitos lugares onde você pode conseguir informações sobre a Disney, mas poucos falam com franqueza das dificuldades que você vai encontrar por lá, dependendo da idade das suas crianças e dos adultos também. Poucas famílias, resolvida a questão econômica, têm dúvida de que a Disney vai fazer parte dos seus planos de viagem mais cedo ou mais tarde. Então qual a melhor idade para levar as crianças à Disney?

Para uma primeira viagem, diríamos sem hesitar que entre 6 e 8 anos é a idade ideal. Só que nem todos conseguem viajar nessa idade. Muitas vezes há vários irmãos com faixas etárias diferentes, ou então simplesmente a situação econômica não permite. Vale lembrar que nem todo mundo concorda com essa opinião. Por exemplo a especialista em viagem com crianças Anna Chaia aconselha ir para a Disney apenas com 9 anos, pois aí a criança tem altura (1,30m) para ir em todos os brinquedos. Em nossa opinião, mesmo sem poder ir a todas as montanhas-russas radicais, as crianças menores aproveitam muito, mergulham de cabeça no mundo de fantasia como jamais poderão fazer novamente depois de crescidinhas...

Então vamos ver as vantagens e desvantagens de cada faixa etária:

Abaixo de 1 ano *: a única vantagem de ir à Disney com essa idade é que lá é um dos locais com melhor infraestrutura para crianças, organizado, limpo, com fraldários em todos os parques. Bem, há outra vantagem, que bebês de menos de 1 ano não pagam hospedagem e a passagem é bem mais em conta. De resto, será muito mais caro e cansativo para os adultos do que praticamente qualquer outra opção. O bebê não tem autonomia para brincar, requerendo um adulto tempo integral para atendê-lo. Ora, se já é cansativo cada um andar com os próprios pés, imagine com um bebezinho a tiracolo. Ou seja, só leve um bebê de menos de 1 ano se não houver outro jeito (por exemplo, por causa dos irmãos mais velhos ou de alguma ocasião especial), e de preferência carregue a avó, o avô, os tios, para ajudar a rebocar o rebento pelos parques afora!

De 1 a 3 anos ***: para essa idade, tanto faz a Disney ou o Parque da Xuxa ou o parquinho da praça. Eles se divertem (e dão trabalho!) em qualquer lugar, portanto não é uma má idéia levá-los à Disney nessa idade. Só que você vai gastar uma fábula (Disney não é barato!) por uma viagem que bem poderia ser para o Beto Carrero World, e seu filho não vai sequer lembrar. Além disso, a criança nessa faixa etária tende a ter medo dos personagens, que são enormes e podem apavorar os pequenos. Se for uma única criança dessa idade, recomendamos: espere até ela fazer 6 ou 7 anos, que vai aproveitar bem melhor. Se forem várias crianças e uma delas tem essa idade, pode ir sem susto que ela vai se divertir. Em cada parque sempre tem no mínimo umas 3 ou 4 atrações que atendem muito bem essa faixa etária. Os restaurantes sempre têm um menu infantil com comidas bem triviais, visto que nessa idade a maioria não come de tudo. E, novamente, todos os lugares têm infra-estrutura e organização para receber todas as idades.

De 3 a 5 anos **: por incrível que pareça, em nossa opinião a Disney é mais legal para idades de 1 a 3 do que de 3 a 5. O motivo é que, na maioria das vezes, as crianças até 5 anos têm medo do escuro, medo de barulhos, também têm medo dos personagens, já têm uma vontade bem própria, muitas vezes se recusando a entrar em determinados brinquedos. A maioria das crianças com menos de 3 anos ainda não desenvolveu esses medos. Portanto, o que pode acontecer é a criança de 3 a 5 anos ficar restrita aos brinquedos dos menores, pois boa parte dos brinquedos apropriados para sua idade é escuro, tem barulhos ou efeitos especiais. O resultado: ela aproveita muuuuito menos do que aproveitaria se fosse com 6 ou 7 anos. Eles já têm altura pra ir em boa parte dos brinquedos, mas ainda não têm a coragem... Agora se você é pai ou mãe de uma criança dessa idade que já é descolada, mais corajosa e mais enérgica, pode ir à Disney sem susto.

De 5 a 7 anos *****: essa é sem dúvida a melhor idade para uma primeira viagem à Disney. E provavelmente será essa viagem que a criança mais vai lembrar durante toda a vida - um verdadeiro tesouro para ela! O motivo é que a grande parte das crianças, com 6 anos, já se livrou dos medos infundados da primeira infância. Ao mesmo tempo, não deixou ainda de acreditar em coisas mágicas e encantadas. Olhando a Disney do ponto de vista do encantamento, não há nada mais deslumbrante para uma criança que ainda acredita em tudo aquilo. E, é claro, ela vai brincar muito, já tem altura para ir em quase tudo, já não tem medo de personagens (o que pode ocorrer com crianças menores). Se for acompanhado de irmãos, primos ou amigos, então, será a viagem mais divertida que todos vocês farão na vida!

De 7 a 9 anos *****: ainda é uma idade ótima pra levar as crianças, apesar de que algumas de 9 anos já não acreditam nas fantasias, e estão começando a querer virar adolescentes meio precoces. Mesmo para essas tem muitas atrações, só que não vão ver a Disney com o mesmo encantamento e magia das pequenas. Por outro lado, poderão aproveitar quase todas as atrações mais radicais, e a partir dessa idade também passam a ser bem interessantes os parques do Universal (Universal e Islands of Adventure). As mais crescidinhas também têm mais energia para aguentar um dia inteiro de parque sem precisar de um cochilo.

De 9 a 11 anos e de 11 a 13 anos ****: é claro que os adolescentes vão se divertir muito lá. Só que, por exemplo, o Magic Kingdom, que é o principal parque da Disney, e normalmente é o favorito dos pequenos, não tem nenhuma montanha-russa radical de alta tecnologia. Isso significa que esses adolescentes podem ficar um pouco entediados em alguns parques. Uma boa opção é utilizar uma excursão. A família inteira viaja junto, mas os adolescentes ficam em grupo com um guia, enquanto o resto da família fica por conta própria. Não passarão tanto tempo juntos, mas é uma boa oportunidade para o adolescente exercitar um pouco de autonomia. Agora, se você quer dar realmente um banho de autonomia, essa idade é ideal para mandar a criança em sua primeira viagem solo à Disney. Idealmente, na faixa de 11 até 15 anos de idade. Claro que você deve escolher com cuidado uma excursão bem estruturada, talvez acompanhada por pessoas conhecidas (professores, irmãos mais velhos), para não colocar seu filho em risco. A Disney é um lugar muito seguro, onde incidentes raramente acontecem, e seu filho terá uma experiência, de viajar sem a sua tutela, que ele aproveitará pelo resto da vida.

De 13 a 18 anos: a qualidade da sua viagem vai depender mais do seu relacionamento com seu adolescente do que da Disney propriamente dita. Se ele for do tipo que quer distância de qualquer coisa infantil, pode fazer da sua viagem um fracasso. Se vocês forem do tipo que discutem por qualquer coisinha, certamente a Disney não é o melhor destino para vocês. É um lugar mastodôntico, com 10 vezes mais coisas do que você vai conseguir fazer em qualquer viagem, e onde os pequenos conflitos podem virar grandes brigas. Se, por outro lado, seu adolescente for amigável e vocês tiverem um bom relacionamento, certamente será uma viagem muito divertida, em que todos poderão voltar a ser crianças. Não só nos parques da Disney, mas também em outros (Busch Gardens, Universal, Islands of Adventure) há um monte de atrações radicais para adultos e adolescentes que vão matar a sede de adrenalina do seu marmanjo. Nesta idade também dá pra passar momentos separados, cada grupo da família vai curtir suas atrações e combinam um horário e local para se reencontrar. É diversão para todos e independência com muita segurança para eles. Aproveite!

Adultos: muitos amigos nossos têm a ideia de ir passar a lua-de-mel na Disney, ou mesmo viajar só entre adultos para lá... Nós endossamos essas ideias! É um lugar tão encantador, onde tudo funciona tão bem, que os adultos viram crianças novamente. A organização do lugar e o bom atendimento das pessoas vão fazer sua viagem muito mais fácil. Afinal de contas, lua-de-mel (seja ela a primeira ou não) é a viagem onde você quer ficar livre do stress. Mas para isso dar certo, não vá com aquela decisão de ver "tudo" na Disney, pois assim você corre o risco de se cansar e ficar a viagem toda brigando. Convenhamos, não é essa a lua-de-mel dos sonhos de ninguém, né? Ao invés disso, faça uma boa pesquisa antes de ir, escolhendo as principais atrações de cada parque para agradar aos dois. Depois, visite as escolhidas e vá nas secundárias somente se sobrar tempo. Não esqueça de prever momentos de descontração na piscina, ou talvez um jogo de minigolfe, um jantar num restaurante romântico...

Se você é um dos muitos que chegaram até esse post através de busca (no Google ou outros sites) e tem alguma pergunta ou comentário para postar, não se acanhe. Use o formulário de comentários do blogger (abaixo) e procuraremos responder às suas dúvidas, desde que saibamos a resposta, é claro!

Gostou dessa postagem? Na sua próxima viagem, use este link para fazer sua reserva de hotel no site Booking.com! Você recebe um crédito de R$50 e ajuda o Família Recomenda a continuar fazendo postagens como esta!

Comentários

  1. Que tal colocar mais relatos de como foi a viagem propriamente dita? Por exemplo, as refeições, quanto tempo aguentamos brincar em cada parque, e o que tem de melhor em cada um? Claro, se não for dar trabalho....

    ResponderExcluir
  2. A Disney é um destino incrível e a viagem que fizemos foi muito intensa. Por isso, estou escrevendo os posts sobre a Disney por tema. Se fosse escrever tudo de uma vez ia dar um post com umas 30 telas!
    Aguarde! O próximo que estou preparando é sobre o planejamento da viagem, coisas que temos que saber ANTES de sair daqui pra dar tudo certo.
    Depois vou postando mais informações conforme o pedido do pessoal, então se você tiver algumas dúvidas específicas, pode perguntar e eu dou informações - se souber, é claro (um dia eu chego lá, vou saber tudo sobre os lugares!!! kkk)

    ResponderExcluir
  3. Estarei viajando para a Disney com meus filhos e alguns amigos deles junto, como serei a responsável, pensei em ficar nos hotéis da Disney por ter a tranqüilidade do transporte. Mas como faria a acomodação no hotel? Será 1 adulto, dois jovens e 3 adolescentes. A suite familiar acomodará todos juntos? Qual a sua sugestão para ficar de modo confortável e econômico?

    ResponderExcluir
  4. As suítes de 2 quartos, que ficam nos hotéis denominados Villas (Boardwalk Villas, Animal Kingdom Villas, etc), podem acomodar essa quantidade de pessoas, mas certamente não será o modo mais econômico de hospedar tanta gente. Pesquisei no site da Disney e, entre as villas, 2 hoteis pouco conhecidos dos brasileiros são os que oferecem o melhor preço: Old Key West e Saratoga Springs. Nunca ficamos lá, mas vale a pena dar uma olhada.

    Outra opção para ficar dentro da Disney seria optar por um dos hotéis econômicos e reservar 2 quartos. Seriam o Pop Century ou All Star, mas saiba que os quartos são beeem pequenos. O All Star tem alguns quartos para famílias, tipo studio, mas não tenho certeza se dá pra reservá-los sem ser membro do Disney Vacation Club. Outra alternativa econômica são as cabines no Fort Wilderness Campground. Na verdade é um camping com tudo que tem direito (fogueira, bosque, etc), mas se você não quiser levar sua barraca, eles reservam essas cabines. A inconveniência é a localização, bem longe dos parques.

    Ou, ainda dentro da Disney, ficar nos hotéis da região de Downtown Disney que não são da Disney. Os mais econômicos normalmente são o Best Western Lake Buena Vista e o Doubletree Guest Suites. Eles têm seus próprios ônibus para os parques. A desvantagem desses hotéis é que você não pode contratar o Dining Plan, que é altamente recomendável para quem vai ficar na Disney, caso contrário a conta com alimentação fica totalmente fora de controle (ainda mais com um monte de adolescentes!).

    Se ficar FORA da Disney for uma opção para você, a melhor alternativa pode ser alugar uma casa. Aí sim vocês terão espaço de sobra para todo mundo. Você pode escolher uma casa com piscina, e por uma pequena taxa recebe serviço de faxina. Alugar uma casa é incrivelmente barato, em comparação com hotel, principalmente porque você pode comprar toda a comida no supermercado (se não quiser cozinhar há dezenas de opções congeladas), e economizar com restaurantes.

    Um detalhe importante nessa época (ainda) de crise nos EUA é que você deve pesquisar bastante antes de reservar, e não cair no terrorismo do agente de viagens, pois as promoções estão por todos os lados. A única coisa que você tem que comprar o quanto antes são as passagens, pois essas sim esgotam e ficam mais caras (todos os brasileiros estão indo para lá). Com os hotéis isso não ocorre. Para você ter uma ideia, em janeiro e fevereiro a Disney deu Dining Plan de graça para todo mundo (um valor de U$40,00 por dia por pessoa!). Até junho, as crianças até 12 anos no quarto dos pais não pagam nada, nem ingressos pro parque, nem alimentação, nem estadia. Promoções como essas vão continuar enquanto a crise persistir.

    Pesquise essas opções e, se quiser mais sugestões, poste uma nova pergunta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, sobre essa promoçao que voce escreveu ai em cima (Para você ter uma ideia, em janeiro e fevereiro a Disney deu Dining Plan de graça para todo mundo (um valor de U$40,00 por dia por pessoa!). Até junho, as crianças até 12 anos no quarto dos pais não pagam nada, nem ingressos pro parque, nem alimentação, nem estadia. Promoções como essas vão continuar enquanto a crise persistir.) foi para os hoteis da disney??? la dentro??? onde consigo verificar essas promoçoes???? meu e-mail é luciana_matoslg@yahoo.com.br Obrigada

      Excluir
    2. Luciana, entre no site da Disney e clique sobre o link "explore our special offers", lá no rodapé da página.

      Excluir
  5. Estou querendo realizar o sonho da minha filha que faz 15 anos em 14/03/2012,não tenho condições de ir junto,gostara que você me indicasse uma agência de confiança e que não cobrasse tão caro.Já andei pesquisando e estou boba.Será que se eu fosse com ela particular sem agência eu conseguiria que ela se divertisse?.Tenho um pouco de medo de viajar para tão longe sem conhecer nada.Se eu for para lá com ela sosinha tenho que reservar antes hotel ou eu acho vaga lá na hora?Lá tem guia para levar agente nos parques?Beijos

    ResponderExcluir
  6. 1. Indicar agência de confiança: nisso, infelizmente, não poderemos te ajudar! Aqui no FR só indicamos aquilo em que temos experiência própria, e nesse caso nunca tivemos que mandar um adolescente ou criança sozinhos para a Disney. A única coisa que aconselho é não tentar economizar nesse quesito. Uma excursão para menores bem organizada envolve vários profissionais - normalmente vão de 3 a 4 guias por grupo - e isso custa bem caro. Portanto, se você tentar economizar pode estar mandando sua filha a uma excursão sem estrutura alguma, inclusive com risco para sua segurança.

    2. Se você não fala bem o inglês e não tem experiência em viagens, sugerimos usar os serviços de uma agência. Veja as várias opções de viagens no post http://familiarecomenda.blogspot.com/2010/08/viagem-disney-por-onde-comecar.html. Há, sim, viagens com guia incluído desde o Brasil, e essas são uma boa opção para quem não tem experiência em viajar e não fala inglês.

    3. Geralmente quando viajamos em família, queremos minimizar os riscos. Por isso, aconselho a sair de casa com passagens compradas e hotéis reservados, principalmente se for viajar na alta estação, e para um país que você não conhece.

    Esperamos ter ajudado. Se tiver mais perguntas, pode postar!

    ResponderExcluir
  7. Eu agradeço muito pelas dicas foi muito últil,beijos.

    ResponderExcluir
  8. È me decepcionei com o parque, eu, com uma grande expectativa de ir ao lugar que antes desse post era meu sonho, morreu, completamente.
    Pois é, só tenho que agradecer pelo o post, e por ter me feito evitar uma maior decepção. o jeito é uma festa medíocre de 15 anos.

    ResponderExcluir
  9. OLÁ, ACHEI MUITO BOM O BLOG PORÉM NÃO CONCORDO SOMENTE COM O FATO DE 1 CRIANÇA DE 1 NO OU 3 QUE SEJA, NÃO APROVEITAR. A QUESTÃO DE SE LEMBRAR OU NÃO NADA TEM A VER COM O FATO DE ELA PASSAR POR DIFERENTES EXPERIÊNCIAS E COSTUMES.
    ACREDITO QUE DEPENDE MUITO DE COMO VC QUER CRIAR SEU FILHO E AS CONDIÇOES QUE VC TEM. NO MEU CASO É MAIS BARATO VIR À DISNEY QUE NO BETO CARRERO......

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelo comentário!

    É claro que crianças pequenas também aproveitam muito a Disney, mesmo que não se lembrem da viagem depois. Nós já fomos com crianças de 2 e 4 anos, e elas se divertiram muito, apesar de ter sido extremamente cansativo para os pais.

    Agora, que já têm 4 e 6 anos, essas mesmas crianças estão pedindo para ir de novo à Disney, pois nem com a ajuda das fotos se lembram das coisas que aconteceram lá. Os de 6 e 7, por outro lado, gostaram tanto que até hoje conversam entre si sobre coisas que viveram lá.

    Se a família tiver condições financeiras de ir várias vezes à Disney, não há a menor dúvida de que é uma ótima opção desde a mais tenra idade. No entanto, nossas dicas consideram também aqueles que só terão uma única oportunidade de ir para lá. Nesse caso, definitivamente é melhor esperar as crianças se aproximarem dos 6 anos de idade.

    Prezamos opiniões diversificadas, pois assim nossos leitores têm mais informações para decidirem suas viagens de acordo com suas próprias condições e limitações. Portanto, se você tiver dicas sobre suas viagens com crianças pequenas à terra do Mickey, serão muito bem vindas para aqueles que decidirem levar os pequenos também.

    Não deixe de postá-las. Novamente agradecemos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que para aqueles que só terão oportunidade de estar na Disney uma única vez devem reservar para o período em que as crianças tê entre 5 e 7 anos, isso porque aproveitariam os personagens e grande parte dos brinquedos, além de terem recordações.

      Agora, para quem tem opção de fazer a viagem mais vezes, acho o ideal fazer a primeira vez até os 4 anos de idade, isso porque a magia é insuperável, já que a criança acha que está conhecendo a própria Branca de Neve, o Woody e o Mickey e não um ator ou atriz com fantasia.
      Depois disso, ainda aproveitam os personagens, mas de uma forma menos mágica.

      Excluir
  11. Primeiro vou parabenizar a Família pelo Blog, adorei, e vou aproveitar e colocar a minha experiência na Disney também.
    Quanto à idade, eu digo que com absoluta certeza, a diversão é certa em qualquer idade. Fui aos 12 anos com minha família (tenho 39 agora), e como não fui adolescente precoce, ainda aos 12 anos me encantei com tudo, sou grata até hoje pela viagem que meus pais me proporcionaram com toda a família, acho que foi a coisa mais marcante da minha infância-adolescência. Aos 25 anos, voltei na lua-de-mel em um giro pelos EUA, e aproveitem muito com meu marido, claro que de maneira diferente, mas voltei encantada. Aos 36 anos fui com a minha família, com filhos de 9,11,14 anos, e posso dizer que, como eles tb são bem "crianções", amaram, minha filha tinha acabado de fazer 11 anos, e adorava a BELA, eu nunca vou esquecer da expressão dela ao encontrar com a personagem e tirar fotos com ela, nem vou esquecer a expressão dos rostinho deles na hora dos fogos no Magic Kindgon, minha filha até chorou de tanta emoção. Portanto gente, vão sem medo. Caso só façam uma viagem até lá, eu recomendo dos 9 aos 11 anos, assim eles nos acompanham em tudo, sem problemas, mas em qualquer idade a viagem é um sonho.
    Já fui em Julho (fujam!!), em Setembro (legal) e em Maio (o melhor dos 3), e talvez volte em Fevereiro para o aniversário de 15 anos de minha filha (ela quer voltar!), com as dicas deste bolg.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Tenho 30 anos e estou pensando em ir no final do ano. A questão é que nunca fui de gostar de brinquedos radicais, meu negócio é mais natureza e estou indo quase só para ver o big aquário. Não posso mudar o roteiro pois estou indo com meu marido e seus filhos, não quero ser estraga prazer, eles adoram a Disney. Tenho a opção de desistir e ir em uma outra viagem.Óh dúvida cruel :) Vocês podem me ajudar? obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Chris, obrigado pelo belíssimo depoimento. A Disney é ótima para qualquer idade, tanto é que tem gente que volta lá todos os anos!

    ResponderExcluir
  14. Quanto à nossa amiga que está pensando em desistir da Disney, só podemos dizer que o lugar é tão legal que dissolve as resistências até dos mais cínicos. Não conhecemos ninguém que tenha ido e não tenha gostado nem um pouquinho - dê uma chance ao Mickey e ele te conquistará! Ainda mais se seus filhos gostam, você vai se encantar ao ver a expressão de maravilha e surpresa no rosto deles a cada curva de cada parque. E não se preocupe com brinquedos radicais, pois na Disney propriamente dita eles são muito poucos, e na maioria concentrados no Hollywood Studios. Clique no tag "Disney" no menu à direita da página, e poderá ver todas as postagens sobre os parques do FR.

    Se gosta de natureza, obviamente visitar o Animal Kingdom e o Sea World são programas obrigatórios. O Discovery Cove é um parque aquático onde a interação com os animais marinhos é o principal: apesar de um pouco caro (o ingresso custa quase 300 dólares), permite que você até nade com golfinhos.

    Se você quiser incluir ainda mais natureza na sua viagem, a região da Flórida central tem excelentes parques (naturais, não temáticos) e áreas de preservação, como aliás em todos os EUA. Então, vale a pena pesquisar para ver quais as melhores opções para ver natureza de verdade. A própria Disney tem em seu território uma área de preservação onde podem ser feitas caminhadas e passeios ecológicos.

    E, por último, se você quiser uma viagem com natureza todos os dias, há a opção de se hospedar dentro da Disney na área de camping do complexo, chamada Fort Wilderness. Você pode levar uma barraca para acampar, ou então reservar um dos chalés. Você fica hospedado em meio a um bosque, e tem até fogueira à noite. Mais natural, impossível!

    Esperamos ter ajudado. Boa viagem!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por ter respondido minha pergunta com detalhes ricos, fiquei mais tranquila. Eu estava mesmo era com medo de me colocarem em uma montanha russa :) ansiedade de quem nunca esteve lá hehehe, mas com tanto carinho em relatar como posso aproveitar fiquei feliz e ansiosa para conhecer. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. O que você tem a me dizer sobre o Parque do Harry Potter ?? Estou indo dia 30 de julho... Alguma dica ???
    Ja estive na disney em 97. Conheci o Magic Kingdon, o Epcot, o Sea World, Universal...
    Desta vez estou indo com meu segundo marido e o filho dele que tem 10 anos. Eles querem conhecer o Sea World, o MK, o Epcot, Universal e o Adventure Island. Como ja conheço todos esses, menos o HP, estava pensando em substituir o MK pelo Animal Kingdon... O que vc acha??? Assim teria alguma novidade para mim....

    ResponderExcluir
  17. O "parque do Harry Potter", na verdade, é um setor de um parque maior, chamado Islands of Adventure. Para ler nossas postagens sobre esse parque, clique no link "Universal", na coluna à direita, e todas as postagens dos 2 parques vão aparecer. Você vai gostar muito da área do Harry Potter, e o seu enteado, com 10 anos, mais ainda!

    Quanto a encontrar novidades para você, pode ir sem susto, pois a Disney acrescenta novidades todos os anos. Portanto, desde 97 os parques já mudaram bastante, acrescentando novas atrações e reformulando as antigas. Você não menciona o Hollywood Studios e o Animal Kingdom (este não existia em 97), que vale a pena conhecer.

    Leia todos os nossos posts sobre a Disney clicando em "Disney" no menu à direita, e os posts sobre Universal e Islands of Adventure clicando em "Universal". Você verá muitas coisas diferentes do que conheceu em 97, e, tendo alguma pergunta específica sobre algum parque, não pense duas vezes: poste e tentaremos responder.

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  18. Descobri esse blog e estou gostando muito das dicas aqui trocadas, minha filha tem 5 anos, e sempre tive essa dúvida com relação a idade, porque queria que ela ainda tivesse a magia de acreditar em tudo que via, mas também queria que fosse algo quardado na memória por anos, já que não se se vou poder ir mais de uma vez,e como esse ano precisei desmarcar esse sonho, já estava triste em pensar que não levaria quando ela tivesse nessa idade, mas estou vendo que se for no ano que vem, quando terá 6 anos e meio, ela aproveitará bem mais, até porque ainda tem certos medos quando vai em festas que tem personagens....
    Agora queria uma dica , com relação ao mês, li um comentário, Julho era para Fujir, setembro legal e maio o melhor, por favor me indiquem um mês em que eu aproveite,mas não fique em filas enormes que tome meu passeio todo, acredito que seja pelas férias, mas como seria poucos dias acho que 7 talvez , ela só perderia uma semana de aula, e aproveitaria mais, o que acham?
    Outra coisa,estava pensando em comprar esses pacotes com passagem, ingresso e hospedagem, então Li que tem muita diferença de pacote para excursão, tem muita diferença de preços?
    Porque seria minha primeira viaje estrangeira, mas também não queria ficar presa a horários, e correrias de grupos com horários e agendas longas a ser serguidas, queria conhecer certos parques,, muito mais voltados para a idade da minha filha, e penso que nesses grupos tem metas cansativas para seguir, mas por outro lado não conheço nada e meu ingles quase zero, por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  19. Outra coisa que esqueci de perguntar, como fazemos com a alimentação as crianças? o que dar a elas? vão ficar fracas sem uma boa alimentação nesses dias corridos.....
    Tem algum local com comidas típicas nossas? que não seja muito mais caro lógico!
    Minha filha tem 5 anos, e é bem chata para comer, até aqui imagino lá......

    ResponderExcluir
  20. Ir à Disney com 6 anos e meio é muito bom! Sua filha vai aproveitar bastante, basta você seguir o ritmo dela, sem obrigá-la a ir em brinquedos que não quer, e deixando tempo para descansar.

    Os melhores meses, como em qualquer viagem, são exatamente os meses escolares pelo simples motivo de que vocês serão os poucos a estarem naquele lugar naquela época. Só que, se você não tiver outra época a não ser as férias, então janeiro é bem melhor que julho. O único problema de ir em janeiro é que, se pegar uma frente fria, não vai poder ir aos parques aquáticos.

    Se for em julho, o passeio não está perdido, é claro. A Disney é muito organizada e eles tentam fazer as filas andarem rápido, mas prepare-se para encontrar multidões. Uma amiga do FR que foi recentemente para Orlando nos relatou que a primeira semana de julho é um pouco mais vazia do que as demais, então talvez seja uma boa opção para quem não quer que os filhos faltem na escola.

    Quanto a tirá-la da escola para viajar, pessoalmente nunca fazemos isso, pois para nosso filho sabemos que faltar uma semana na aula vai atrapalhar seu aproveitamento. Cada criança é diferente, e cada escola tem uma política. Sugiro que você converse na escola para, com a professora ou orientadora, verificarem se haverá algum problema. A última vez que tiramos nosso filho da escola foi ainda no jardim de infância...

    Quanto à excursão versus pacote, claro que com pacote é infinitamente melhor, pois você tem flexibilidade para escolher onde quer ir e quanto tempo quer ficar. Mas se você não sabe inglês, realmente poderá ter muita dificuldade. Em Orlando tem várias pessoas que falam espanhol e também tem muitos brasileiros trabalhando. Mas você estará contando com a sorte para encontrar essas pessoas, o que não é muito recomendável.

    Sugiro cotar pacote e excursão, mas geralmente excursão sai mais caro porque é necessário pagar os guias. Se pacote for realmente mais barato, você pode se inscrever num curso de inglês. Em 1 ano, que é o tempo que falta para sua viagem, você tem plenas condições de aprender o inglês básico para se virar na viagem. E ainda fica com a vantagem de ter o inglês para o resto da vida, para todas as viagens que for fazer!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  21. Agradeço muito a dica que vcs me deram, ela será bem útil mesmo.
    Pensando bem realmente tirar da escola, seria ruim, até hj nunca fiz isso , nem para pequenas coisas,até quando fica doente me esforço para ela melhorar logo, aida mais que no ano que vem vai começar a alfabetização.
    Com relação ao Inglês é o que pesa mesmo, vou fazer uma pesquisa maior da que fiz até agora, com relação aos preços de guias, mas para mim seria ruim, não só pelo preço, lógico que ele conta e muito, mas é para eu ter a liberdade de fazer os horários.
    Uma coisa que eu não perguntei, foi da alimentação , porque minha filha é ruim de comer, então eu fico imaginando como seria lá?
    A dificuldade é muito grande de encontrar comidas típicas nossas?
    Com relação ao mês de Janeiro, também já tinha pensado nisso, podemos pegar um tempo ruim, e ainda mais que somos cariocas, e quase não estamos habituados com o frio, e quando viajamos, sempre é para o litoral, só que agora com essas reportagens ,de que lá está fazendo um calor muito forte, também já penso no meu marido que não gosta muito do sol forte , até aqui as vezes levo minha filha para passeos só por que ele não gosta de ir, para ele sol só para praia e piscina, nada de passeos abertos, então quero uma dica com relação a isso também.
    Nos outros meses, sem ser esses de férias, todos os parques abrem normalmente?
    Mais uma vez agradeço toda atenção.

    ResponderExcluir
  22. Guia realmente tolhe a liberdade, e, ainda por cima, tendo que andar com um grupo, você fará muito menos coisas por dia.

    Quanto à alimentação, não há comida brasileira nos lugares, mas sempre tem opções infantis como macarrão, nuggets, hot dog e cheesburguer. Se sua filha comer essas coisas, não terá problemas.

    Quanto ao tempo, em janeiro pode acontecer de dar uma esfriada - nesse ano, por exemplo, alguns amigos que foram em janeiro pegaram até 5 dias direto de frio na casa dos zero a 5 graus. Mas é a exceção. Na maioria dos dias faz uma temperatura amena, parecida com o inverno de São Paulo. De vez em quando chove, mas dura um ou dois dias no máximo.

    Em julho chove menos - mais pancadas de chuva no fim da tarde - mas faz um calorão de rachar. Tipo verão no Rio de Janeiro mesmo.

    Os parques abrem todos os meses. Nos meses fracos, o que acontece é de fecharem algumas áreas ou atrações específicas, para manutenções e limpeza anuais.

    Se tiver mais perguntas, pode postar!

    ResponderExcluir
  23. Ufa, fome minha filha não vai passar,estava preocupada mesmo.
    Mas agradeço a toda sua atenção em responder minhas dúvidas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do blog!
    Acho que se dinheiro não for problema, qualquer idade é ótima para ir à Disney.
    Mas se dinheiro for complicado, acho que você tem razão, a idade perfeita é de 5 a 7. Já viajei com meus sobrinhos nessas idades, e é simplesmente perfeito.
    Minha filha já foi com 1 ano, 3 e 3 anos e meio, e todas as vezes foram fantásticas. Mas não vejo a hora de ir com ela um pouquinho mais velha.
    Abraços,
    Karen
    http://ellerimnadisney.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Fui a Disney e para mim, foi a pior viagem que fiz em minha vida! Odiei...tudo medíocre. Podem acreditar, não é muito diferente do Beto Carrero World e esse tem a vantagem de se você se cansar dos parques, pode ir às praias maravilhosas.

    ResponderExcluir
  26. Opinião bem diferente, nunca tínhamos recebido um comentário assim! Se quiser, pode postar as coisas que lhe desagradaram mais, para ajudar os outros leitores a evitá-las. Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Oi,
    muito bom tudo o que li.
    Meu filho de 13 anos quer ir sózinho...Quais as dicas que vcs teriam..Recomendam alguma empresa ...estou ultra preocupada mas prometi a viagem a ele. Agradeço todas as dicas.

    ResponderExcluir
  28. Não conhecemos em primeira mão nenhuma empresa que leve crianças desacompanhadas à Disney. Nosso filho ainda não chegou nessa idade! O ideal é procurar na escola do seu filho; verifique se há algum grupo sendo formado, que seja até mesmo acompanhado por professores. Se não houver, você pode tentar combinar com primos ou filhos de amigos, de forma que seu filho não fique inteiramente sozinho, se essa for sua preocupação. De modo geral, Orlando é um lugar muito seguro, especialmente dentro dos parques, onde os próprios funcionários não deixam as pessoas se colocarem em situação de perigo. Por isso, na hora de procurar uma agência você precisa focar mais no serviço que será oferecido fora dos parques.

    Dicas importantes na hora de escolher a agência, quer seja com a escola, quer seja sozinho:

    - verifique a quantidade de guias que acompanharão seu filho. Enquanto estávamos em Orlando, os grupos aparentemente mais organizados eram os que tinham cerca de quatro a cinco guias acompanhando. Geralmente há um tesoureiro, que fica com o dinheiro das crianças e vai entregando conforme a necessidade. Assim elimina a possibilidade deles perderem todo o dinheiro de uma vez só.

    - não tente economizar nesse quesito. Se a viagem sair estranhamente mais barata que a dos concorrentes, pode ter certeza de que o serviço não será à altura.

    - faça muitas perguntas ao agente, e desista da empresa se recusarem a lhe fornecer respostas. Se você conhecer algum agente de viagem de sua confiança, pergunte a ele alguma indicação de empresa. Os agentes dificilmente falam mal de alguma empresa, mas se você pesquisar as informações de antemão e perguntar para ele algo como "é verdade que as excursões da agência xpto são desorganizadas?", ele vai te responder.

    - procure nos sites do Procon e outros da internet como o Reclame Aqui, para ver se a empresa não tem muitas reclamações de usuários.

    - entre em contato com ex-clientes da empresa, para ver se ficaram satisfeitos com o serviço. Ou então pergunte a amigos cujos filhos já viajaram sozinhos qual foi a empresa utilizada, se houve algum problema, se ficaram satisfeitos, etc.

    - compareça a todas as reuniões pré-viagem, e faça todas as perguntas necessárias. Assim você fica com mais informações e mais tranquila.

    - a companhia aérea também deve fazer parte das preocupações. Evite voos em empresas de má qualidade, ou voos com muitas conexões.

    Por último, quando nosso filho viaja com a escola ou com parentes, nós procuramos ficar em casa ou, no máximo, ir viajar a algum lugar próximo e de fácil acesso. Isso porque, se alguma emergência surgir, poderemos estar no local o mais rápido possível. Então, é aconselhável que você também tire seu visto para os EUA, caso ainda não tenha.

    Essa viagem é muito importante e a escolha da empresa é fundamental para que seu filho não fique preocupado com detalhes operacionais. O que ele precisa aprender na viagem é a se virar sozinho, falar inglês com ilustres desconhecidos, controlar seu orçamento, etc. Resolver problemas de organização não faz parte dessa lista!

    Boa sorte na escolha!

    ResponderExcluir
  29. Cristine Coelho22 setembro, 2011

    Eu tenho uma outra opinião com relação a idade para levar criaças à Disney. Pela minha experiência, de 3 a 5 anos é uma época muito boa para levar os pequenos pois eles ainda possuem a fantasia dos personagens. Com 6 anos eles já começam a perguntar: Como o Mickey esta aqui, com outra roupa, se ele estava lá looonge agorinha mesmo? Já estão perdendo um pouco a fantasia e começando a brincar mais (de alguma forma até aproveitam mais mesmo). Só que com 3, 4, 5 anos eles acreditam que estão vendo "o" personagem. É liiindo. Minha filha do meio, com 3 anos, quando viu a Branca de Neve no desfile, simplesmente invadiu a pista com os bracinhos abertos para abraçá-la. Para ela, era A Branca de Neve!! Um abraço, Cristine Coelho

    ResponderExcluir
  30. Cristine,

    Que mágica deve ter sido sua viagem! Essas experiências com as crianças, em nossa opinião, não têm preço.

    Realmente, algumas crianças de 6 a 7 anos já são bem críticas e "perguntadeiras". No nosso caso, as crianças com essa idade aproveitaram muito, inclusive mergulhando na fantasia, enquanto as menores (de 2 e 4 anos) ficaram com medo em várias atrações e não se lembram mais da viagem.

    Para cada família a decisão e a experiência serão diferentes, dependendo inclusive da personalidade das crianças! Foi muito bom ler seu relato, e temos certeza de que vai ser um estímulo aos pais que têm algum tipo de temor de que seus pequenos podem não aproveitar a viagem.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  31. Olá, adorei seu blog.
    Fui a Disney por duas ocasiões, agora vou levar meu filho. qual hotel voce recomenda com criança fora do complexo? é melhor comprar os tickets no Brasil ou deixar para comprar direto nos parques?
    Marcelo L.

    ResponderExcluir
  32. Oi, Marcelo,

    Agradecemos a mensagem. Não podemos recomendar um hotel específico fora do WDW porque não ficamos em nenhum! Só recomendamos aquilo que já experimentamos, portanto não poderemos te ajudar. Um comentário que sempre ouvimos é que os hotéis que não são administrados pela Disney, que ficam em Downtown Disney, têm preços bons, serviços eficientes, e transporte para os 4 parques. Isso com a vantagem de estar a alguns passos de Downtown Disney, sem ter que pagar preços exorbitantes. No www.mousesavers.com sempre tem ofertas para esses hotéis.

    Se os preços dos ingressos forem os mesmos, você poderia comprar no Brasil. Os ingressos do Universal e do SeaWorld sempre compramos pela internet antes de sair de casa. Você imprime aqui mesmo, e leva o impresso pra escanear direto na catraca. Só não pode esquecer no hotel, pois o processo pra pegar uma segunda via é burocrático.

    Quanto à Disney, deve ter algum processo bem semelhante no site (www.waltdisneyworld.com). Pelo que consta nesse site, a opção sem custo para visitantes internacionais é buscar os ingressos na bilheteria, pois a entrega internacional custa U$25.00. Das 2 vezes que estivemos em Orlando, ficamos hospedados no WDW, então não precisamos nos preocupar com a compra dos ingressos.

    Esperamos ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em postar!

    ResponderExcluir
  33. Olá!!!Gostei muito deste blog!!!
    Poderiam me dar uma dica, pois pretendo viajar por volta abril e maio com minhas filhas uma de 5 anos e outra de 1 ano, e fico preocupada se devo pegar o voo na classe executiva ou economica, se preciso levar estoque de papinhas da nestle p o bebê de 1 ano e qual hotel dentro do complexo para 3 adultos e estas duas crianças vcs indicam e qual os parques q vcs acham q elas aproveitariam mais?Um gd abraço e agradeço a resposta...

    ResponderExcluir
  34. Agradecemos os comentários.

    Quanto a ir de executiva ou econômica, é uma questão de poder aquisitivo. Se para você não faz muita diferença, claro que a executiva é melhor! O voo não é muito longo, cerca de 8 horas mais a conexão até Orlando. Uma opção interessante é uma econômica mais confortável oferecida pela Delta.

    Não precisa se preocupar com as papinhas, pois lá nos EUA você poderá comprá-las em qualquer supermercado. Se achar necessário, leve para o primeiro dia, para você não ficar na mão, e depois compre o resto lá.

    Não temos muitas condições de indicar hotel, pois até hoje só conhecemos 2 dentro do WDW. Se você puder nos dar informações sobre o nível de preço e conforto que você quer, será mais fácil podermos fazer uma indicação. Nós procuramos ficar na região do Boardwalk, que é muito agradável e conveniente.

    Quanto aos parques, na guia à direita do blog tem todos os tags das nossas postagens. Sugerimos que entre em cada parque e leia o post correspondente, para ver nossa opinião. Se tiver perguntas específicas sobre cada parque, poste sua pergunta no post correspondente e responderemos.

    Continue lendo nossas postagens sobre Orlando, onde há inclusive dicas práticas e orientações sobre hospedagem dentro da Disney. Se tiver mais perguntas, continue postando!

    ResponderExcluir
  35. Muito Obrigada pela resposta!!!Mas questionei sobre o voo pois tive informação de que pode se adquirir doenças durante a viajem, vcs conhecem algum caso???E qt ao hotel nós procuramos um q seja bom e com bom preço, mais acessivel...Agradeço mt atenção e parabens pela iniciativa deste blog...

    ResponderExcluir
  36. Nunca ouvi falar de pegar doenças na econômica que não se peguem na executiva. Por exemplo, quando teve o surto de gripe suína, o vírus era espalhado pelo sistema de ar-condicionado do avião, que é o mesmo pra todas as classes...

    Os hotéis da Disney que são mais acessíves são o Pop Century e o All Star. Dos dois, o Pop Century é uma melhor opção, apesar de que em ambos os quartos são meio pequenos. Leia nosso post sobre hospedagem na Disney para ver os detalhes. Se quiser economizar mais, fique hospedada fora da Disney, que terá quartos bem maiores e com custo-benefício melhor.

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  37. Aviagem é tranquila?Quantos dias ela leva?

    ResponderExcluir
  38. O voo propriamente dito leva algumas horas. Se for direto, cerca de 8 horas. Se tiver conexões em outras cidades, demorará mais, pois serão 2 voos com espera entre eles. Para saber o tempo certo, acesse o site da companhia aérea e procure a passagem no dia desejado, que o voo aparece com sua duração e conexões.

    Quanto tempo você vai ficar lá só depende de você. Leia nossos outros posts sobre a Disney, especialmente o "Viagem à Disney: Por Onde Começar?", para ajudar na sua decisão.

    ResponderExcluir
  39. Fui em 2010 pra Disney com meu marido e estamos pensando em voltar em Jan 2013 com mais um casal de amigos. O problema é que meu marido prometeu pra nossa sobrinha q iria levá-la qdo fizesse 7 anos e não quero decepcioná-la de irmos e deixá-la agui.Só que tenho medo q ela fiquei doente ou q eu levando ela, atrapalhe o passeio dos outros, tipo, vamos ter q esperar ela ir nos brinquedos infantis e eu vou ter q ficar com ela enquanto todos forem nas montanhas russas pq ela vai ter medo de ir.
    Não sei o q fazer.

    ResponderExcluir
  40. Olá. Você não fez nenhuma pergunta, mas pela mensagem acreditamos que está querendo nossa opinião sobre levar uma criança com um grupo só de adultos.

    Tudo vai depender de como são os adultos e como é a criança. Se forem adultos compreensivos e divertidos, que levam tudo numa boa, somos capazes de apostar que eles se divertirão muito mais com a sua sobrinha do que sem ela. Isso porque, indo com crianças, uma parte insubstituível da viagem é ficar vendo elas se divertirem e se encantarem, de uma maneira que nós adultos jamais conseguiremos!

    Claro que para isso sua sobrinha também deve ser uma criança relativamente descolada, que não irá ficar fazendo birra, cena ou atrapalhando os almoços e jantares dos adultos. Mas só pelo fato de você considerar levá-la sem os pais para uma viagem, já podemos dizer que ela é do tipo descolado!

    É claro que, levando uma criança, tanto os adultos quanto a criança terão que ceder um pouco todos os dias. Não dá pra ficar o dia todo indo a atrações estritamente infantis, nem ir na mesma montanha russa 7 vezes em seguida. Não dá pra comer hot-dog às 11 da manhã todos os dias, nem pra pular o almoço ou jantar às 11 da noite. Mas isso também acrescenta riqueza e diversão à viagem. Afinal de contas, aprender a partilhar momentos também é um dos grandes baratos de se viajar - e temos que fazê-lo mesmo quando viajamos só entre adultos, não é mesmo?

    O que podemos dizer é que os 4 parques da Disney foram feitos para adultos e crianças se divertirem juntos. Esse foi um dos princípios e dos sonhos de Walt Disney quando ele idealizou os parques, e em nossa opinião ele foi muito bem sucedido! Então, pelo menos no que se refere ao WDW, vocês terão que se separar em poucos momentos, pois a maioria das atrações foi planejada para adultos e crianças se divertirem juntos. O mesmo vale para o Sea World, com exceção das montanhas-russas, que são um pouco radicais.

    Nos outros parques - Universal, Islands of Adventure e Busch Gardens - é provável que vocês terão que separar o grupo, pois as atrações são mais polarizadas. Mas nada que um pouco de compromisso e a ajuda de algum amigo ou amiga que goste de crianças não resolva. Se tiver um adulto assim no seu grupo, vocês podem se revezar cuidando da sua sobrinha, e não sobrecarrega ninguém.

    Se quiser saber um pouco mais sobre a opinião de quem levou crianças a cada um dos parques, leia nossas postagens sobre eles (clique nos tags no menu à direita do blog). Lá, especificamos, das atrações que visitamos, quais são apropriadas para as crianças, quais dão medo, etc. Assim, poderá ter uma ideia melhor do que vai encontrar pela frente.

    Se tiver mais perguntas, continue postando!

    ResponderExcluir
  41. Quanto à questão da sua sobrinha ficar doente durante a viagem, se acontecer será inevitável. Mas você pode se prevenir seguindo algumas dicas simples, levando alguns remédios e tomando alguns cuidados. Leia mais sobre o planejamento da viagem com crianças em nossa página: http://familiarecomenda.blogspot.com/p/planejando-viagem-com-criancas.html

    ResponderExcluir
  42. Muito obrigada pela rápida resposta. Eu sei q eu vou abrir mão de bastante coisa por ela pq se ela vai sobre minha responsabilidade vai ser de minha obrigação cuidar dela o tempo todo e não quero incomodar os outros por uma escolha q eu estou fazendo. Se fôssemos sem os amigos e se fôssemos ficar menos dias, levaria sem medo, mas vamos com amigos que querem aproveitar tudo, vamos ficar 20 dias e ainda estamos querendo passar uma semana em NY, então vou pensar mais um pouco, mas não tenho coragem de ir e deixar para levá-la numa próxima vez, já q meu marido prometeu à ela.

    ResponderExcluir
  43. Sugerimos pensar num esquema alternativo, como ficar com ela lá de 1 semana a 10 dias, e depois ela volta para o Brasil e vocês continuam a viagem sem ela. Para isso seria bom ir mais um adulto (a mãe ou o pai dela, ou algum primo mais velho), que a acompanhe na viagem de volta. Em Orlando, a maioria dos quartos comporta 4 pessoas por um acréscimo mínimo de preço em relação a 3 pessoas, portanto aumentaria praticamente só o valor da passagem e refeições.

    Pela nossa experiência com crianças, 20 dias para uma criança de 7 anos ficar longe de casa sem os pais é muito tempo.

    Não se esqueça de providenciar todas as autorizações para ela viajar sem a mãe ou o pai, e de verificar na cia aérea o esquema de menor desacompanhado dos pais.

    Se forem em janeiro, não aconselhamos levá-la a NY, pois o frio é insuportável e aí sim é garantido que ela vai ficar doente (leia nosso post "Congelando em NY").

    ResponderExcluir
  44. Obrigada, acho q vou ter que deixar pra levá-la da próxima vez viu, qdo tivermos nosso filho, aí levamos ela. Vai ser doloroso conversar com ela e fazê-la entender, mas acho que é o mais sensato no momento.
    Adorei o site e a atenção.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  45. Vocês sabem me dizer se este ano vai ter Disney on ice no Brasil? Como não vou conseguir levar minha sobrinha para Disney, acho q este show seria legal para suprir um pouco da ansiedade dela de ir para Disney.

    ResponderExcluir
  46. Não sabemos se tem Disney on Ice, mas você pode acompanhar a programação dos shows da Disney no site http://home.disney.com.br/shows/.

    Vá preparada com uma quantia já reservada para comprar souvenirs - nenhuma criança sai do show de mãos abanando!

    ResponderExcluir
  47. Primeiramente gostaria de dizer que gostei muto do blog e serei um leitor assíduo, a minha dúvida sobre qual idade ir para Disney foi sanada.
    Tenho outra dúvida, qual o melhor mês do ano para ir?

    ResponderExcluir
  48. Olá, Ricardo,

    Obrigado pelo retorno positivo!

    Como você deve ter percebido, a melhor idade depende muito da família, idade dos irmãos, condição financeira. A melhor época também depende muito de vocês, se têm crianças em idade escolar, se fazem questão de ir a parques aquáticos, etc. Para ler um pouco mais sobre esse e outros aspectos do planejamento da viagem, acesse o post: http://familiarecomenda.blogspot.com/2010/08/viagem-disney-por-onde-comecar.html

    Nós, pessoalmente, viajamos para lá 2 vezes em janeiro, e foi perfeito! Passamos um pouco de frio (nada exagerado), mas às 5 da tarde já tínhamos ido a todas as atrações que nos interessavam e sempre sobrava um tempinho pra um café ou um sorvete, e uma refeição decente.

    Julho, outro mês de férias, é cheio, especialmente na segunda e terceira semanas. Se escolher esse mês, procure ir logo no início (mas não conseguirá evitar filas no feriado de 4 de julho).

    Caso não se importe com um pouco de filas, em qualquer época vai encontrar organização e bom atendimento. Se tiver mais dúvidas, pode postar novamente!

    Esperamos ter ajudado.

    ResponderExcluir
  49. O que vcs acham de viajar prá Disney no mês de outubro ?

    ResponderExcluir
  50. Somos 2 adultos e 1 criança de 8 anos e iremos pela primeira vez. Qual é o melhor roteiro de parque a serem visitados em 6 dias ? Qual é o melhor outlet para compras ?

    ResponderExcluir
  51. Outubro é um mês excelente para ir à Disney. Tem a festa de Halloween, que é muito divertida, o tempo está agradável e fresco, e as multidões são menores.

    Evite o Columbus Day (feriado nacional), e verifique se há outros feriados locais antes de ir. Caso vá aproveitar o feriado de 12/10, e sair de cidades como São Paulo, cuidado com o dia e horário do voo. A estrada que leva ao aeroporto e o próprio aeroporto ficam caóticos na véspera do feriado emendado. Procure marcar seu voo para pelo menos um dia antes, e a chegada para um dia depois do período de "emenda".

    ResponderExcluir
  52. Quanto ao roteiro de 2 adultos e 1 criança, é difícil para nós sugerirmos roteiro sem conhecer a família. Para começar seu planejamento, sugerimos que leia nosso post http://familiarecomenda.blogspot.com/2010/08/viagem-disney-por-onde-comecar.html (copie e cole no seu navegador).

    Nesse post, damos sugestões para decidir quais parques visitar, onde se hospedar, quantos dias ficar. Se quiser saber mais sobre os parques, basta acessar a lista de destinos à direita da página e ir lendo nossas postagens sobre cada um. Sugerimos também visitar outros sites sobre Orlando e Disney (há uma lista de links no post http://familiarecomenda.blogspot.com/2010/08/viagem-disney-por-onde-comecar.html ).

    Ninguém melhor do que você mesmo para decidir onde ir e onde não ir com sua família. Se, no processo, tiver dúvidas, poste aqui e tentaremos te ajudar!

    Quanto ao outlet, costumamos recomendar o Premium Outlets. Além de mais lojas, preços muito bons, e boa localização, você ainda pode se inscrever no site gratuitamente, para acessar promoções exclusivas, cupons com mais desconto ainda, e pegar um booklet com cupons para quase todas as lojas. Ou seja, o que era barato fica mais barato ainda!

    Esperamos ter ajudado!

    ResponderExcluir
  53. Pretendo ir à Disney em outubro ou novembro/2012 com meu filho que terá 3 anos, e mais 2 amigas, sendo que uma delas vai levar o filho de 8 anos mas estou com muitas dúvidas relacionadas ao que o meu filho vai aproveitar, se tem brinquedos para a idade dele ou só tem as paradas e os shows. Sei que ele é bem pequeno para ir em brinquedos mais radicais, mas ele é bem tranquilo e sei que se eu quiser ir ele fica bem com minhas amigas e seu amiguinho, ele é muito parceiro inclusive para as compras. Por favor me dêem dicas de brinquedos (legais pra adulto tb) que ele possa ir. Valeu

    ResponderExcluir
  54. Olá,

    Quando Walt Disney criou seus parques, ele imaginou um lugar onde pais e filhos pudessem brincar juntos, coisa que, até aquela época, não só não existia, como era inimaginável.

    Seu filho de 3 anos vai aproveitar bem, mas certamente não tanto quanto o da sua amiga, de 8 anos, pois em muitos brinquedos há restrição de altura. Em muitos momentos vocês terão que se separar, pois seu filho vai bater o pé para ir em alguns brinquedos que os outros não vão querer. Uma boa parte dos brinquedos, contudo, são adequadas para todas as idades.

    Se quiser ver descrições detalhadas e dicas de idade, o que dá medo, o que é radical, o que é interessante - na nossa opinião, é claro - clique no parque desejado, na guia à direita do blog, e leia as postagens sobre cada um. Se tiver alguma dúvida a respeito de algum brinquedo, pode postar! Claro que nem todas as atrações estão listadas, pois são muitas e não conhecemos todas, mas uma boa parte está nos nossos posts.

    A Disney é muito grande, e o Universal também, para que possamos dar dicas de brinquedos. O ideal é você comprar um guiazinho sobre os parques (vende nas bancas de jornal, em português), com descrições de cada atração, e pré-selecionar aquelas que você acha que serão mais divertidas para vocês.

    Mas não se preocupe, temos certeza de que você, sua filha e todos no seu grupo vão se divertir muito. Basta "fazer a lição de casa" pesquisando e lendo um pouco antes de sair de casa, e quando chegar lá relaxar e levar os contratempos na esportiva. Afinal, é um lugar para se divertir e passar bons momentos!

    ResponderExcluir
  55. olá família.. Boa Noite.. estamos embarcando para Orlando dia 3 de março de 2012 e pesquisando sobre o roteiro encontrei o site de vcs e estou gostando muito.. várias dicas legais que nos auxilia no planejando da viagem.... agora estou com um dúvida???? estou indo com meu marido e tenho um bebê de 1 ano e 4 meses e quero leva-lo mas meu marido não quer... poderia me dar uma opinião sobre essa questão???? penso em levar minha mãe tb???? podem me ajudar a resolver isso.. socorro... estou sofrendo só de pensar em deixar ele.. obrigada, Tatiane

    ResponderExcluir
  56. ola vamos pra Disney em março estou em dúvida se levo a minha mãe e meu filho de 1 ano e 4 meses. Tenho dúvidas em relação a alimentação pois o hotel que contratamos não é apart hotel. Poderia me ajudar a resolver isso???? levo ele ou não/???

    ResponderExcluir
  57. Tatiane,

    Entendemos seu dilema! Nós também nunca viajamos em família sem nosso filho, mas isso varia de família pra família. Para ajudar a formar sua opinião, considere isso:

    - Contras de você levar seu filho: terão que ter uma dose extra de paciência, pois precisarão pensar nas necessidades dele, voltar ao hotel no meio do dia para uma soneca, de vez em quando ele vai chorar, etc. Mas, tendo sua mãe como ajuda, às vezes você e seu marido podem sair sozinhos, às vezes vocês ficam com o bebê e sua mãe vai fazer umas compras... Disney é um destino fácil e gostoso, mas também muito cansativo, então o bom humor tem que ir junto na mala, pra evitar brigas constantes e todo mundo poder aproveitar. Se vocês acharem que não estão dispostos a abrir mão da comodidade, da conveniência de fazer tudo que quiserem, na hora em que quiserem, talvez não seja uma boa ideia levá-lo.
    - Prós: a Disney foi feita para crianças e famílias. Viajar para lá só entre adultos é legal quando não se tem uma criança. No seu caso, se você não levar seu filho, podemos apostar que vai ficar lembrando dele a cada virada, a cada esquina, todas as vezes em que vir uma atração ou personagem que te lembrar dele. E isso, em se tratando de Disney, acontecerá a cada 2 minutos. Além disso, vão perder muitas oportunidades de ver a carinha dele, se divertindo e se deslumbrando com as coisas maravilhosas que tem lá.

    Não precisamos dizer que somos suspeitos para lhe dar um conselho nesse quesito: o próprio nome do nosso site já indica que somos a favor da família toda viajar junto. Sugerimos que levem seu filho dessa vez pra Disney, e a próxima viagem vocês podem ir, só você e seu marido, para Las Vegas ou Paris, onde vocês não vão sentir tanta falta dele. No caso da Disney, acho que ele vai fazer muito mais falta do que vocês imaginam!

    ResponderExcluir
  58. E quanto ao hotel, se você vai em março ainda dá tempo de mudar. Aconselhamos ficar num hotel com uma kitchenette, mesmo que seja só uma geladeira, uma pia e um microondas. Caso não dê, entre no site ou mande um email para eles, para ver se tem uma copa com microondas, etc. Se tiver, no primeiro dia pare no Wal Mart e compre papinhas e lanches que seu bebê possa gostar, e estoque no quarto para alimentá-lo durante a viagem. Além disso, todos os restaurantes têm menu infantil e opções para crianças pequenas, como macarrãozinho, frango frito, etc. Não precisa se preocupar!

    Quanto a levar sua mãe, é uma ótima ideia se ela for bem disposta e se vocês se dão bem. Não só para ela te ajudar, mas também porque ela vai curtir bastante. Não se esqueça de levar em consideração as necessidades dela, deixar um tempo pra ela curtir uns passeios sozinha ou fazer umas compras e, claro, muitos momentos para vocês curtirem as atrações e passeios juntos, em família.

    ResponderExcluir
  59. Boa Noite,FR.... fiquei muito feliz com o retorno e mais tranquila... o meu marido está mudando de idéia e decidido a levar o pequeno...quando retornarmos te passo o feedback de nossa experiência no mais muito obrigada e vou continuar até o meu embarque lendo o blog.. valeuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  60. Olá, você acha que adolescentes de 14 e 16 anos vão se divertir indo em todos os parques da disney ou seria melhor ir somente nos parques mais radicais???

    ResponderExcluir
  61. De modo geral, eles vão se divertir em todos os parques. A atmosfera e o ambiente de todos eles é diferente e uma mais legal que a outra, portanto visitantes de todas as idades ficam fascinados, principalmente se for a primeira vez. Se eles gostarem SÓ das atrações radicais, o que pode acontecer é vocês passarem meio período em alguns deles, ao invés de ficarem o dia todo. Mas não descarte logo de cara as atrações não radicais, pois a maioria tem algum cenário, recurso tecnológico ou história interessante e atraente para todas as idades.

    Como cada um tem um gosto, aconselharia, se possível, ir a todos os parques pelo menos uma vez. No caso da Disney, acrescente ao seu ingresso a opção "park hopper", que permite trocar de parque no meio do dia. Se por um acaso passarem umas duas ou três horas em determinado parque e não gostarem muito (algo difícil de acontecer!), vocês podem sair de lá e ir para outro parque no mesmo dia.

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  62. Estou com viajem marcada p maio e estou vendo os ingressos e fiquei com duvida pois ficaremos hospedados no WDW e precisamos ou não comprar ingressos, pelo site da disney me pareceu q tenho, é isso mesmo? Obrigada

    ResponderExcluir
  63. Olá,

    Sim, mesmo ficando hospedada na Disney você precisa optar por comprar os ingressos para entrar nos parques. Hospedagem não dá direito à entrada. Você pode inclusive comprar ingressos para uma quantidade de dias diferente da sua estadia.

    Sugerimos adicionar os ingressos na sua reserva de hotel. Assim, a chave do seu quarto será a entrada para os parques, e você não fica tendo que administrar um monte de cartõezinhos diferentes ao longo da viagem. Além disso, você poderá aproveitar as Extra Magic Hours, que são horários estendidos nos parques para quem se hospeda no WDW.

    Esperamos ter ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada mesmo, sempre q preciso de vcs, vcs sempre me ajudam.....Parabéns pela iniciativa....
      Um abç

      Excluir
    2. Agradecemos as palavras! Se descobrir alguma coisa diferente daquilo que publicamos aqui, pedimos que volte e poste um novo comentário, para que todo mundo fique por dentro das mudanças.

      Boa viagem!

      Excluir
  64. Olá! Em outubro ou novembro vou pra Disney com meu filho de 3 anos e duas amigas, sei que quando um casal vai com filho pequeno e eles querem ir a algum brinquedo que o pequeno ainda não tem altura, pode ir um de cada vez sem ser necessário voltar ao final da fila, vocês sabem me dizer se isso também é permitido quando se está entre amigas? Como no meu caso? Não quero perder a oportunidade de ir pelo menos em alguns brinquedos como montanha russa e Hollywood Tower. Ah!! Parabéns pelo blog é altamente informativo!

    ResponderExcluir
  65. Agradecemos o comentário! O esquema a que você está se referindo se chama "baby swap". É possível, sim, fazer o baby swap entre amigos também, mas saiba que eles não permitirão a nenhuma de vocês ir duas vezes. Uma de vocês ficará com a criança, enquanto as outras duas vão no brinquedo. Quando elas voltarem, ficarão com ele enquanto a que esteve esperando vai.

    Nem todos os brinquedos têm baby swap, portanto pergunte ao funcionário que fica na entrada do brinquedo (quase sempre tem um) se tem o esquema, antes de entrar na fila.

    Geralmente quando viajamos em família e um de nós quer ir numa atração que as crianças não podem, a pessoa vai sozinha enquanto o outro adulto fica com as crianças em algum brinquedo adequado para elas nas proximidades. Assim, quando a pessoa sair do brinquedo, basta se dirigir ao local onde as crianças estavam esperando. Dessa forma, não submetemos as crianças repetidas vezes a longas filas para irem em atrações nas quais elas não poderão entrar. É claro que baby swap uma ou duas vezes no dia também não faz mal a ninguém, mas procuramos não abusar, para não cansar as crianças e acabar estragando o dia!

    Esperamos ter ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por esclarecerem mais uma dúvida minha! Como vou "sozinha" com meu filho e ele ainda é bem pequeno estou avaliando todas as posibilidades para que a viagem seja maravilhosa e não um desastre. Pensei em esperar até que ele completasse 5 anos e tivesse altura para ir na maioria dos brinquedos, mas acho que a minha ansiedade em ver a reação dele ao chegar no mundo mágico da Disney não está me permitindo esperar... rsrs Estou quase convicta de que a nossa viagem vai ser bem divertida e que não vou ter grandes problemas, apenas o cansaço que vai ser dobrado!
      Mais uma vez muito obrigada! Abs

      Excluir
  66. Estou querendo ir pra Disney em um desses grupos que fecham, pois a ideia é ir sozinha, porém o que mais vejo como sendo comum são grupos de 15 anos ou formandos do ensino médio. Gostaria de saber se exstem grupos da minha idade (22 anos - ou mais) e se possível me indicar uma agência onde posso verificar melhor. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecemos e nunca fomos à Disney em grupo, portanto não podemos indicar uma agência. Sua melhor opção é perguntar na própria agência sobre a faixa etária média dos viajantes.

      De maneira geral, se você optar por pacotes um pouco mais caros, deverá ter menos adolescentes como companheiros, e mais famílias, adultos, etc.

      Excluir
  67. Ultimamente, tem aparecido em anúncios de agências uma proposta de Poupança Disney, onde a família pode ir pagando e assim, até o dia da viagem estar com o pacote garantido. Vocês conhecem este tipo de serviço? De qualquer maneira, sei que não querem fazer publicidade gratuita de agências, mas seria um serviço e tanto, saber de agências honestas e de bons serviços que as pessoas tenham experimentado. Em alguns fóruns, o que vemos é um anunciante disfarçado e não, usuários satisfeitos.
    Como é uma viagem dos sonhos de muita gente, é muito triste quando vira pesadelo por causa de uma má escolha de uma agência. As excursões com guias é uma saída mais segura ´para quem nunca fez esta viagem ou vai sozinho. Deixar também claro que a opção de quarto triplo ou quadruplo pode indicar que vc vai dividir quarto com alguém, portanto deve-se evitar esta opção, porque no Brasil esta opção é bem diferente que nos Estados Unidos. Tive uma amiga que fez uma viagem assim e a título de economizar, escolheu quarto triplo e assustada foi colocada num quarto com dois homens desconhecidos. Acabou tendo que trocar de hotel.
    Todas dicas serão bem-vindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem, pelo que entendemos você está querendo nossa opinião sobre o assunto, correto? Então lá vai.

      Nunca ouvimos falar em poupança Disney oferecida por agências. De qualquer modo, fazer uma poupança antecipada para pagar uma viagem é uma excelente ideia. Na maioria das agências, se você pagar à vista tem um desconto razoável, então geralmente vale a pena.

      Agora, o negócio das agências é VIAGEM, não poupança! Então, para fazer a poupança, nós costumamos escolher um banco, cujo negócio principal é lidar com dinheiro. Depois, quando precisamos da viagem, pegamos o dinheiro do banco e vamos até a agência de viagem. Simples assim!

      Em outras palavras, use boas agências de viagem, e use bons bancos, cada um para sua finalidade. Poupar com uma agência não é uma boa ideia por uma série de motivos, e os 2 principais são: o dinheiro, ao contrário do banco, fica parado ao invés de render juros ou correção; e, o mais importante, do dia pra noite a agência pode fechar enterrando todo seu dinheiro com ela. Já aconteceu outras vezes (Soletur, Viagens Costa... lembra?) e pode acontecer de novo.

      A viagem com guia, bem como a viagem por conta própria, tem que ser comprada de operadoras confiáveis e com bom nome no mercado. Uma boa ideia é consultar sites de consumidores, como o Reclame Aqui e o Procon, para ver se a operadora que você vai usar tem muitos problemas. É claro que as grandes terão mais reclamações; se você se deparar com uma pequena que tem tantas quanto a CVC, por exemplo, aí é estranho.

      Um detalhe muito importante é não tentar economizar à toa. Claro, ficar num hotel dentro das possibilidades financeiras é uma economia bem feita. Comprar seu pacote numa agência da esquina, com uma operadora da qual nunca ninguém ouviu falar, é uma economia mal feita. Geralmente a diferença de preço será de no máximo 10, 20% para uma operadora grande. Se for muito maior que isso, desconfie. Aliás, ao contrário: geralmente as operadoras grandes têm preços mais baixos, porque negociam melhor com hotéis e cias aéreas devido a seu volume.

      Então, se você selecionar a operadora com bons critérios, ela jamais colocará, por exemplo, passageiros homens e mulheres num mesmo quarto. Se for uma viagem guiada com menores, uma boa operadora faz reuniões com as famílias antes da viagem, dando orientações e deixando as pessoas se conhecerem. Enfim, todos esses indícios mostrarão que o trabalho é sério, e não enganação.

      Se pudéssemos resumir esse comentário em uma frase, diríamos: não adianta bancar o esperto. Tentar uma fórmula mágica para pagar a viagem, ou comprar o pacote a um preço inacreditável, em geral, são receitas certas para o desastre.

      Esperamos ter ajudado!

      Excluir
  68. Estamos programando a ida na disney em outubro. Eu, minha esposa e filha de 6 anos. Aonde é melhor ficar, hoteis economicos da disney ou fora na downtown disney? Como funciona o esuqema de alimentação nos parques? Em que parques minha filha vai aproveitar mais? Qual o tempo de estadia ideal para conhecer bem e aproveitar a disney?
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Somos apenas uma família dando dicas sobre nossas experiências nas viagens. Como não conhecemos você e sua família, fica difícil dar essas indicações, mesmo porque não trabalhamos no mercado de turismo e não conhecemos todas as opções.

      Para ver algumas orientações sobre como começar a planejar sua viagem, leia nosso post, copiando e colando o seguinte endereço no seu navegador: http://familiarecomenda.blogspot.com.br/2010/08/viagem-disney-por-onde-comecar.html

      Temos mais de 15 postagens sobre Orlando, então sugerimos começar por essa e ir navegando pelas nossas páginas. Para acessar todos os posts, clique em "Orlando" no menu à direita do blog. Se tiver dúvidas e quiser opiniões a cada post lido ou nas decisões específicas, podemos compartilhar nossa opinião. Mas, como sempre dizemos aos nossos amigos e leitores, a pessoa mais indicada para fazer o seu roteiro é você mesmo, com muita pesquisa, perguntando e solicitando a ajuda de profissionais, amigos e, é claro, do Família Recomenda.

      Excluir
  69. Eu simplesmente amo a disney, gostaria de ter ido qnd crianca, mas nao tive essa oportunidade, minha primeira vez foi em lua de mel,muita gente me chamou de doida, EU EMEI,nao me arrependo nem um pouco, ficamos 21 dias, fiquei em um hotel fora da disney, mas achei exelente, Rosen Inn at point orlando, recomendo. logicoq que a disney nao é uma viagem pra relaxar, pois vc acaba andando muito, mas virou meu vicio, amo ir p la, ano passado levei minha mae, so nós duas, e foi mt bom tb, acho q conhecer a Disney é bom p qualquer um, nao tem como nao amar!

    ResponderExcluir
  70. Bom dia!, vamos à Disney em agosto, e gostaríamos de saber, quais os melhores parques para levar nossos filhos de 4 anos e meio e sete anos, já estão tão felizes em saber que vão que dá até gosto de ver...Eu que sou a mãe, já tenho 40 anos, estou super ansiosa, pois amo o Mickey e sua turma, desde menina,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Pelo pouco que você conta, já podemos dizer que a família vai curtir muito o Magic Kingdom. Pela idade das crianças, será parada obrigatória!

      Quanto aos outros parques, sem conhecer sua família será um pouco difícil recomendar, mas sugerimos que leia nossas postagens sobre cada um para ajudar na decisão. Basta ir clicando no nome do parque no menu à direita do blog, e a postagem correspondente aparecerá.

      Daí, se tiver alguma dúvida pontual sobre algum dos parques, não hesite em postar nova pergunta!

      Excluir
  71. Gostaria de fazer o Cruzeiro da Disney, mas o meu caçula tem 3,5 anos. Será que é uma boa viagem para essa idade?
    Cyntia

    ResponderExcluir
  72. Olá, boa tarde!!

    Gostaria de saber, quais os melhores parques, para crianças de 5 a 7 anos e as melhores lojas para compras de brinquedos e roupas infantis..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso deseje saber nossa opinião sobre os parques de Orlando, basta clicar sobre o nome do parque na guia à direita do blog, e os posts correspondentes aparecerão. Lá, você verá em detalhes o que achamos de cada parque e cada atração visitada.

      Não fizemos muitas compras em Orlando, então não podemos dar uma recomendação sobre as melhores lojas...

      Esperamos ter ajudado!

      Excluir
  73. Ola,

    Sou casada a quase 4 anos e estamos embarcando em mais uma lua de mel para a Disney, gostaria muito de saber e de ter sugestoes de programas romanticos, jantares etc para podermos curtir esse momento... caso possam nos ajudar ficariamos muito gratos!

    Estou adorando o blog, parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livia,

      Como você pode ter notado, o foco de nossas postagens é em programas familiares... Quando estivemos na Disney, não encontramos tempo para fazer programas diferentes, de tanto que nos divertimos e brincamos com as crianças!

      Dentro do WDW, no entanto, existem diversos programas que vocês podem fazer. O que primeiro nos vem à cabeça é jantar nos restaurantes gourmet, como o do pavilhão da França no Epcot, o Citricos, o Victoria and Albert e o Fulton´s Crab House (peça uma mesa com vista para o lago). Todos são caros e requerem reservas antecipadas, mas sempre recebem ótimas avaliações dos internautas.

      Outros programas: assistir aos shows de fogos de lugares especiais (no MK tem um pacote com um buffet só de sobremesas e no Epcot restaurantes à beira da lagoa que você pode reservar), jogar minigolfe em um dos muitos e lindos campinhos da Disney, assistir à parada com barcos flutuantes cheios de luzes que passa na lagoa em frente ao Polynesian...

      Se gostarem de shows, não podem perder o La Nouba, o show do Cirque Du Soleil em Downtown Disney.

      No Universal, o Citywalk tem uma vibração mais baladeira, bem jovem, e tem o show do Blue Man Group, além de inúmeros restaurantes e barzinhos.

      Deve ter muito mais coisas, mas o que nos vem à mente, que lembramos de nossas pesquisas, é isso. Explore o site da Disney, pois eles têm vários programas especiais para quem tem interesses menos infantis e mais variados, e, é claro, tem dinheiro para gastar.

      Boa viagem!

      Excluir
  74. oi, tudo bem? então eu tenho 16 anos... quando era pequena sonhei muito em ir pra disney mas não tive a oportunidade, e agora acho que já estou velha pra isto, sei lá... tem bastante atrações pra adultos? eu gosto de brinquedos radicais (sei que tem uns legais), aqueles românticos tb tipo roda gigante... aqueles desfiles tipo desfile de Natal, ou musicais eu amo de paixão... e tb o hollywood studios, eu sou louca por hollywood, o que tem lá, vale a pena ir? ah e tb quero comprar muitas roupas rs, vale a pena fazer compras ou é tudo super caro?
    muito obrigada pela atenção... beijos Victoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victoria,

      A resposta à sua pergunta acreditamos já ter respondido no post. Vale a pena, sim, ir à Disney em praticamente qualquer idade. Tudo que você menciona tem na Disney, então vale a pena ir, sem sombra de dúvida!

      Quanto às compras, é o contrário - EUA são muito baratos em comparação com o Brasil. Mas nós, particularmente, não somos fãs de gastar dias e dias da sua viagem com compras. Afinal, comprar você pode em qualquer lugar. Agora, ter experiências diferentes, conhecer lugares e povos interessantes, só numa viagem mesmo.

      Aproveite!

      Excluir
  75. ah valeu, muito obrigada... fico mais animada então! no fundo o meu sonho nunca morreu sabe... ainda mais pq eu sou muito romântica e adoro essas coisas (parques, desfiles etc)... eu queria ir pra passar Natal e ano novo, fica lotado demais? os pacotes de viagem ficam mais caros? e outra coisinha... menor pode entrar em balada lá? queria ir na última noite.... rs
    desculpe por tantas perguntas... obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, entre o Natal e Ano Novo é justamente a semana mais lotada da Disney, mas também uma das mais mágicas. A decoração é maravilhosa e há vários eventos especiais. O preço de qualquer tipo de viagem fica muito mais caro nessa época do ano.

      Menor não pode entrar em balada e muito menos beber álcool. Lá eles são rigorosos com isso e a pessoa pode até ser presa e deportada.

      Excluir
  76. ah ok... acho que vou esperar a maioridade então, aí faço tudo e dá tempo de me informar melhor né. mas muito obrigada pelas informações!! beijos... victoria

    ResponderExcluir
  77. Quando vcs respoderam que "Das 2 vezes que estivemos em Orlando, ficamos hospedados no WDW, então não precisamos nos preocupar com a compra dos ingressos." Isso quer dizer que... ? Se eu comprar 12 noites no Resort all star movies , por exemplo , como faço para comprar os ingressos ?? Lá no hotel mesmo ? Ou é mais garantido comprar em agência aqui no Brasil logo ? ( já que irei comprar voo e hotel em agência) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você comprar seu ingresso junto com a hospedagem, ao chegar ao hotel vai receber apenas 1 cartão por pessoa, que será ao mesmo tempo a chave do quarto, o ingresso aos parques, e, caso contrate o dining plan, o cartão para debitar suas refeições. Leia mais em nossos posts "Viagem à Disney: por onde começar?" e "Dicas práticas para quem vai se hospedar na Disney".

      Excluir
  78. Obrigada pelas informações!!

    ResponderExcluir
  79. tenho 17 gostaria de ir para disney minha dúvida é deve ser muito fluente em ingles ou nao! gostaria de comprar apenas a passagem e o ingresso lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ser tão fluente em inglês, mas se você não fala bem o idioma, é melhor comprar tudo por aqui mesmo pra não correr riscos.

      Excluir
  80. MINHA FILHA VAI COMPLETAR 15 ANOS E QUER UMA VIAGEM DE PRESENTE PARA A DISNEY COMO DEVO PROCEDER,POIS GOSTARIA DE CONTAR COM A OPINIÃO DE QUEM JÁ CONHECE JÁ QUE NÃO POSSO ACOMPANHA-LO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca mandamos adolescentes desacompanhados à Disney. Sua melhor opção é escolher uma agência especializada em excursões desacompanhadas e seguir as orientações deles.

      Excluir
  81. Muito legal seu blog! Acabei de voltar de uma viagem de 12 dias à Disney com meu marido e nossos 3 filhos. Eu tenho 35 anos, meu marido 42, nossa filha tem 12 anos e nossos dois garotos (gêmeos) têm 11 anos.
    A diferença de idade não fez diferença lá: todos nos divertimos muito e ficamos completamente encantados com os brinquedos e as atrações.
    Tanto, que já estamos planejando voltar um dia. Pra quem estiver na dúvida, recomendo: pode ir sem medo.

    ResponderExcluir
  82. Olá FR quero deixar meu comentário sobre seu blog, adorei. Tenho 48 anos e meu sonho sempre foi conhecer a Disney, no ano passado em julho casei pela segunda vez e ganhei de meu super marido a viagem de lua de mel tão sonhada que ele fez questão de deixar bem claro que preferia um lugar mais propício como a Europa, mas acredite ele gostou tanto que queremos voltar em 2013, deixa Europa para quando formos mais velhos, rsrsrsrs
    Fomos pela Agaxtur que nos deu todo suporte, ficamos em um hotel maravilhoso Port Orleans Riverside, e somando tudo o que a agência oferece e todos os ingressos aos parques mais café da manhã, até que não ficou tão caro, recomendamos.
    Bem na verdade estava com uma dúvida e procurei no Google como "qual a melhor idade para conhecer a Disney", é que temos um netinho filho de meu filho do primeiro casamento que em julho de 2013 estará com 3 anos e 1/2, ele é muito esperto e desde pequeno está sendo apresentado a todos os personagens Disney. Por incrível que pareça ele não tem medo de nada, nem de escuro e estamos querendo que ele vá juntamente com seus pais e li um comentário seu que me deixou com água nos olhos, que foi a emoção que sentimos a cada vez que vemos os pequenos olharem para um personagem e acreditar que é de verdade(bem até eu chorei varias vezes cada vez qe via um), se ele não for com certeza a cada esquina que virar vou me lembrar dele que vai fazer muita falta, não importa o custo alto trabalhamos para isto, não importa que ele não lembrara mais tarde, quando crescer se eu não estiver mais aqui ou não puder ir por algum motivo ele poderá ir com amigos ou mesmo com sua família, o que importa é a alegria e a magia deste momento que passarei com ele mesmo que eu tenha que brincar em dumbos voadores, ou outros brinquedos bobinhos, para que os outros se divirtam, na verdade a minha diversão será ver a reação dele a toda magia deste lugar maravilhoso que é a WDW.
    Parabéns a FR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anete, agradecemos seu comentário. Só endossa nossa ideia de que a melhor viagem é aquela que a gente faz quando quer, como quer, do jeito que dá. O mais importante é sempre prestar atenção naquilo que podemos e queremos fazer, não no que os outros falam pra gente fazer!

      Excluir
  83. Desculpe eu não entendi o que quis dizer!

    ResponderExcluir
  84. Desculpe eu não entendi o que quis dizer com seu comentário, principalmente no que diz respeito a 'sempre prestar atenção naquilo que podemos e queremos fazer, não no que os outros falam pra gente fazer!'
    Na verdade eu só posso tirar férias em janeiro e julho pois como trabalho na educação não posso tirar em outro período, também não dá para fazer como quero pois tenho que planejar antes afinal de contas também é uma viagem que não é barata, e do jeito que dá concordo pois juntamos milhas para esta finalidade, eu quem faço os roteiros pesquiso, hospedagens, aluguel de carros, alimentação, etc... Então levar uma criança pequena para uma maratona como fizemos no ano passado pode não ser uma boa idéia. Devido ao calor intenso e por conta do ar condicionado que é exageradamente gelado nosso grupo de 40 pessoas quase a metade ficou doente, inclusive eu, por isso acho importante saber a opinião e compartilhar experiências com outras pessoas. Acho que foi rude em sua resposta, mas se ofendi em algo eu quem peço desculpas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anete, muito pelo contrário! Em nosso comentário quisemos concordar com você, que demonstrou sensibilidade às necessidades de sua família e disposição até em sacrificar um pouco de seus próprios desejos (andando em brinquedos bobinhos... rsrs), para fazer a viagem de seu neto mágica e inesquecível. E, é claro, sem deixar de pesquisar e trocar ideias com quem já foi para os destinos que queremos visitar. Afinal de contas, só podemos decidir que viagens queremos fazer se conhecermos um pouquinho sobre cada lugar!

      Não há nada para desculpar, nós é que pedimos sua compreensão por ter postado um comentário meio ininteligível! Às vezes, na correria de responder a todos os comentários e emails, acabamos descuidando um pouco. Continue postando e continue viajando!

      Excluir
  85. Olá!
    Primeiramente quero parabenizar a família pelo excelente blog.
    Normalmente, quando entramos em um blog em que a postagem é de 2010, dificilmente está atualizado. Além de atualizado, possui informações e dicas valiosas.
    Eu, meu marido e meu filho de 11 anos pretendemos ir a Disney pela primeira vez no ano que vem, e acredito optarmos por abril ou maio.
    Tenho 36 anos e estou muito ansiosa, pois era um sonho de infância e jamais imaginei que um dia fosse realizá-lo.
    Bem, vou ler todo o blog rsrs.
    Só postei mesmo para parabenizá-los, mas surgindo dúvidas, pedirei auxílio.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  86. Boa noite,
    Gostaria de parabeniza-los pelos comentários e saber se seria muito ruim ir a Disney no Natal e início de janeiro, recervando uns 5 dias para conhecer Mimi, num total de 15 dias.
    Obrigada pela atenção.
    Parabéns, as dicas são maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disney nunca é exatamente ruim. O lugar é organizado e bem administrado, mas se você for em época cheia, vá preparado para o que vai encontrar: filas muito longas, parques lotados, e às vezes até a possibilidade de chegar ao parque e não conseguir entrar porque está muito cheio.

      Se o Natal for a única época que você pode ir, vá preparado e aproveite para curtir uma das épocas mais lindas do ano, com decorações de cair o queixo e vários eventos especiais.

      Excluir
  87. Então seria melhor ir em janeiro e não dez/jan ? E me desculpe, digitei errado, era Miami, seria ruim deixar uns 5 dias para conhecer Miami ?
    Obrigada pelo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas épocas têm vantagens e desvantagens. Se você tem alergia a multidões, prefira janeiro. Mas saiba que algumas atrações estarão fechadas para manutenção, os horários de alguns parques (especialmente do Universal) são reduzidos, e há menos beleza do que dezembro (não há mais decorações de Natal).

      Nossa preferência pessoal sempre foi por janeiro, mas nem todos concordam com isso!

      Excluir
    2. E quanto a Miami, não chegamos a visitar a cidade em nossas viagens à Disney, mas pelo que ouvimos as pessoas comentarem, 5 dias está de bom tamanho para ficar na cidade, conhecer alguns lugares e fazer algumas compras.

      Excluir
  88. ora eu fui a disney é muito irado vei,
    valeu pelas dicas
    adorei muitoooo!!!!!11

    ResponderExcluir
  89. adorei muito valeu pelas dicas !

    ResponderExcluir
  90. Fui com meus dois filhos no ano passado, e também agora este ano. O mais novo está com 3 anos e o mais velho tem 7. Nesta última viagem os dois aproveitaram muuuuuuuuito mais. O pequeno foi em todos os brinquedos que podia, perdeu o medo de chegar perto dos personagens que andam pelo parque... aproveitou horrores. O mais velho foi em quase todos os brinquedos... e adorou. Acho que a idade pesa pouco, o importante é que a diversão aconteça em família!!! Para mim o pior em Orlando é a alimentação. Este ano procurei um hotel com fogão e geladeira... foi perfeito!!!

    ResponderExcluir
  91. A "Resposta" para o título é facílima: Todas.

    ResponderExcluir
  92. Eu gostaria de saber se meu filho de 3anos vai aproveitar alguma coisa dos parques da Universal e se a Legoland é um boa opção para ele. Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todos os parques sempre há áreas para os pequenos. Nos da Universal não é diferente - nossas crianças adoraram a montanha-russa do Pica-Pau. Para saber mais detalhes, acesse nossas postagens sobre cada parque no menu à direita, e entre também no site do Universal para ver tudo que está disponível.

      Legoland ainda não conhecemos pois foi recém-inaugurado, mas temos amigos que já foram e curtiram bastante.

      Excluir
  93. Amei seu blog!! Vou colocar nos meus favoritos.
    Em julho do ano passado fui para Bariloche e vim de lá com vontade de fazer um blog exatamente como esse com as minhas viagens, pois muita coisa que procurei antes de viajar não consegui encontrar. Esse ano fui a Gramado, e pretendo viajar todo ano agora.
    É maravilhoso né?
    Escrevi todas as dicas, mas a preguiça de fazer o blog é grande rsrs. Um dia faço rsrs.
    Esse post das idades de ir para a Disney me ajudou muito na minha decisão de ir com meu filho de 5 anos. Vou esperar mais um ano ou dois. O que você sugere de muito bom para irmos com nosso filho de 5 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia,

      Vai depender do gosto da família de vocês. Santiago e Valle Nevado são bons para conhecer uma cidade nova e muito interessante, e aprender a esquiar.

      Foz do Iguaçu é muito bom, lindo mesmo, e tão bem organizado que nem parece que você está no Brasil!

      Se gostarem de praia e água, o Beach Park em Fortaleza certamente é uma ótima opção.

      Caso desejem ir mais longe, Cancun ou Aruba no Caribe são pequenos paraísos na Terra.

      Sugerimos ir lendo as postagens por destino, basta ir clicando no menu à direita do blog. Se tiver mais perguntas, continue postando!

      Excluir
  94. Amei seu blog!!! já botei nos meus favoritos.
    Ano passado fiz minha primeira grande viagem para Bariloche, anotei tudo e resolvi que iria fazer um blog tipo o seu. Fui a Gramado esse ano e também tenho as anotações, mas o blog não saiu...quem sabe um dia....
    Uma coisa que anotei foi valores, pois senti falta disso nos blogs que encontrava...mas claro que a data é primordial nesses casos.
    Bom...quanto ao post das idades de ir pra Disney, foi muito bom pra decidir minha próxima viagem. Meu filho está com 5 anos e como vc disse, ele tem medo dos bonecos. Vou esperar mais um ou dois anos. Qual viagem sugere para fazermos de muito bom com nosso filho de 5 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não publicamos valores em nosso blog porque eles variam enormemente, dependendo da época da viagem, de quanto tempo de antecedência você comprar sua viagem, e do nível de luxo que você desejar.

      Além disso, procuramos ir revisando nossas postagens de vez em quando, e incluir valores nessas revisões tornaria o trabalho quase impossível de fazer!

      Excluir
  95. Gostaria de saber se consigo comprar leite Ninho fases, no Supermercado, nos EUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tiver exatamente o mesmo, com certeza tem algo similar, pois os supermercados nos EUA são muito completos.

      Excluir
  96. como faço pra conseguir um visto pra passar no consulado,tenho medo,eu quero muito ir nas férias do meu cerviço tenho 18 anos como faço pra ir sem ter medo e eles falarão q hoje ta mais fácil de entrar nos estados unidos ta mesmo??
    qual e a burocracia exigida ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no blog não damos dicas sobre o visto dos EUA, pois já faz bastante tempo que tiramos o nosso... Sugerimos entrar no site do consulado para ver como é o processo!

      Excluir
  97. bom dia caros amigos do blog,
    precisamos muito da ajuda e orientação de cvs., que ao que me parece são exssspertteesss em orlando - Disney...
    pretendemos viajar em um grupo de 9 pessoas, sendo 1 criança de 5 anos, 1 idosa sendo uma com 92 ano, e o restante adulto...
    temos flexibilidade de período janeiro, a dezembro...
    gostaria de algumas dicas...claro que já foi mencionada muita coisa aqui mas como meu grupo é muito diversificado...preciso de muita informação para errar menos..
    - será que ficar na Disney seria a melhor opção...
    - será que viajar em uma excursão seria o mais indicado, uma ves que ninguém conhece...
    - será que um voo direto é o mais indicado...
    - preciso de um bom seguro saúde, que contemple até visita medica no hotel... alguém recomenda...
    - tem comida por kilo por la...
    - alguém já alugou casa, e contratou empregada e motorista (que entenda de Disney...um tipo guia..)assim sairia do esquema excursão...
    ufa.. e tanta coisa p. pensar...
    obrigada,
    enairda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enairda,

      Conforme nossa resposta no Facebook, por não sermos agência e, ao contrário do que você pensa, não sermos especialistas em Disney, não poderemos ajudar você, muito menos sem conhecer sua família pessoalmente.

      Sugerimos que contrate uma boa agência de viagens, mas não deixe de fazer sua pesquisa em paralelo também. A agência ajuda muito, mas se você não souber direito o que deseja quando entrar em contato com o agente, ele poderá acabar vendendo a você coisas que não desejava.

      Respondendo às suas perguntas pontuais:
      - Hospedagem na Disney: temos uma postagem só sobre isso. Clique em "Disney" no menu à direita do blog, e vá explorando as postagens. Logo logo ela aparecerá, se chama "Dicas Práticas Para quem vai se hospedar na Disney".
      - Aparentemente excursão seria bem indicado, pois pelo que pudemos perceber você está com bastante dificuldade para se organizar.
      - Não existe voo direto para Orlando.
      - O seguro saúde poderá ser indicado pela sua agência de viagens. Nunca precisamos utilizar um no exterior, então não podemos ser de muita ajuda nesse caso.
      - Dificilmente você encontrará comida por quilo em Orlando, mas há uma infinidade de ótimos restaurantes. Também temos uma postagem sobre isso no blog, basta procurar.
      - Quando você aluga casa em Orlando, o serviço de limpeza já vem especificado. Se quiser um motorista particular, temos certeza de que dá pra encontrar, mas espere pagar bem caro pelo serviço.

      Excluir
  98. Olá, estamos pensando em ir a Disney em marco de 2014, porém estamos divididos em levar ou não as çriancas tenho um casal de gêmeos e nesta data eles estarão com 4a10m, será que conseguiremos aproveitar? Ficaria feliz com seus comentários. Obrigada monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando Walt Disney criou seus parques, disse que sonhava com um lugar bonito e divertido, onde as famílias pudessem aproveitar bons momentos juntos. Acreditamos que isso já diz muito sobre levar ou não as crianças à Disney.

      Pessoalmente, achamos uma pena os pais que viajam sozinhos para a Disney e deixam as crianças em casa. Quando forem fazer isso, sugerimos escolher outro destino, como Las Vegas ou Índia!

      Obviamente vocês terão que se preparar muito melhor e ter bastante paciência, mas com certeza voltarão da viagem com lembranças indeléveis.

      Excluir
    2. Ok. Obrigada pela resposta...estamos providenciando os vistos e os passaportes das crianças porém ainda estamos indecisos, será nossa primeira viagem internacional...por isso a grande duvida levar ou não levar?
      Obrigada...Mônica

      Excluir
    3. Monica, leia nossa postagem mais recente (está na home page do blog), escrita pela Claudia, que também levou seus filhos pela primeira vez ao exterior, sem saber falar muito bem o inglês.

      A Disney é muito bem estruturada para receber famílias, então acreditamos que, com um pouco de planejamento e paciência, vocês vão se divertir muito. E, acredite, é bem mais fácil passear lá do que em muitas cidades do Brasil.

      Excluir
  99. que maravilha esse blog, com muita informações e a interação entre os leitores é muito grande, acredito que muitas dúvidas foram tiradas,mas minha estão sendo, ainda tenho algumas, já venho pesquisando sobre a disney uma bom tempo, estou na iminência de realizar um sonho e criança e ir com meu filho de 5 anos eme minha esposa 2014, só tenho dúvida quanto a data se em janeiro ou julho já que em outra data é muito difícil por causa do trabalho, agora ma dúvida é sobre o hotel, quais as melhores opções? como são os quartos, tem café da manhã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franklin,

      Para obter respostas a essas perguntas o ideal é ir lendo as postagens do blog, onde damos muitas dicas sobre como decidir qual é a melhor opção para vocês. Como não conhecemos sua família, fica difícil dizer "faça isso ou aquilo".

      Quanto à época do ano e hotel, comece lendo a postagem: "Viagem à Disney: por onde começar?" Lá damos as dicas para escolher época e hotel.

      Se tiver alguma dúvida mesmo depois de ler a postagem, envie sua pergunta no formulário de comentários lá na própria página da postagem, e tentaremos ajudar no que pudermos.

      Excluir
  100. Parabéns pelo blog, estivem pesquisando sobre a viajem à disney e aqui tirei um monte de dúvidas, o seu diferencial é a interação com os blogueiros, cada um com suas dúvidas e sugestões pretendo ir a disney em 20'4 com meu filho de 05 anos e minha esposa uma dúvida é sobre os hoteis como escolher a melhor opção e sobre a data julho ou janeiro, já que essas são as minhas únicas opções..

    ResponderExcluir
  101. Olha eu mais uma vez, entrei em contato com uma operadora de turismo de onde eu moro que me ofereceu um pacote com grupos, o pacote era para 14 dias com alimentação, ingressos ,hotel translado, passagem aérea além de guia e outras coisas, alé de 03 dias em NY para compras,eu sei que no blog não fala sobre valores e o custo da viagem porque o objetivo aqui é tirar duvidas sobre a viagem em si, e não sobre o aspecto financeiro, mas enfim, o preço total para 03 pessoas sendo uma criança estava em torno de 15.000 doláres, como moro no nordeste(Teresina) sei que o custo aumenta pois teremos que ir a São Paulo pois o vôos, partem de lá, mas a minha duvida é, será melhor ir por conta própria? pois acredito que iriei economizar no minimo 30% desse valor o que vocês dizem a respeito? peço que aqueles que foram por conta possa opinar será de grande ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única maneira de saber qual sai mais barato é entrar no site das cias aéreas (ou no Decolar.com) e cotar a passagem. Depois você entra num site de hotéis (Expedia.com, por exemplo) e cota o mesmo hotel da agência, pelo mesmo período. Daí já dá pra ter uma ideia da diferença de preço.

      Excluir
    2. oi tenho 11 anos posso ir para disney com uma escurçao com pessoas de 15 20 18 e 32 mas sem mae e pai

      Excluir
    3. Para fazer essa excursão seus pais precisam dar uma autorização, que deve ser feita no juizado de menores. Só eles poderão fazer isso, você não tem como ajudar. Pergunte na agência de turismo como deve proceder!

      Excluir
  102. Vou viajar sozinho esse ano tenho medo do tédio ja que tenho vinte e sete anos e gosto de adrenalina e aventura será que não vou ficar entediado lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reinaldo, se você gosta do tipo de diversão oferecida em Orlando (parques temáticos, montanhas-russas, shows), você não vai ficar entediado!

      Se gosta de adrenalina sugerimos não perder os seguintes parques: Universal+Islands of Adventure, Disney Hollywood Studios e Busch Gardens.

      Estando sozinho você vai andar bem mais rápido dentro dos parques e lá pelas 4 da tarde estará livre pra fazer o que quiser. Em Orlando tem shoppings bacanas (nosso preferido é o Mall at Millenia), shows (Blue Man Group e La Nouba são imperdíveis), jantares com shows (House of Blues no Downtown Disney e Jellyrolls no Boardwalk são boas pedidas para adultos)... Opção não falta!

      Excluir
  103. Olá, tenho 15 anos e queria viajar com a minha amiga que também tem 15 anos. Queria saber se dá para se hospedar em hotéis sendo menor de idade. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, normalmente meninas da sua idade vão à Disney em excursão. Com um grupo, terão guias como responsáveis maiores de idade, que poderão auxiliar em tudo que precisarem. Tem algumas excursões que são bem flexíveis, eles levam vocês até o parque e cada um fica por conta própria fazendo o que quiser.
      Se tivéssemos uma filha de 15 anos e ela fosse viajar sozinha com uma amiga, sem dúvida alguma mandaríamos num grupo assim.

      Excluir
  104. A única coisa que importa de verdade é o dinheiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mande seus comentários, perguntas ou mais dicas sobre este destino.