quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

FAMÍLIA NÃO RECOMENDA: AMERICAN AIRLINES

Acabamos de voltar de uma viagem fantástica, cujos posts vamos começar a publicar em breve. Mas antes de compartilhar qualquer boa notícia sobre nossa viagem, precisávamos alertar nossos leitores, e todos que chegam até nós através de buscas, sobre a American Airlines.

Há alguns anos, voamos American para Vail e foi tudo perfeito. O serviço era bom, pontual e cordial. Desde então, temos utilizado muito mais a Delta, então não fazíamos ideia do quanto a American havia decaído. Pelas nossas conversas com amigos, vemos que a American ainda tem uma boa reputação entre os viajantes, mas pela nossa experiência podemos dizer que essa reputação não é mais merecida.

Em primeiro lugar, quando fomos verificar nossa reserva alguns dias antes do embarque, a companhia havia mudado todas as nossas conexões, sem nos dar qualquer tipo de aviso. Na ida ficamos com uma espera de 6 horas (!) e, na volta, apenas 1 hora, correndo um grave risco de perder o voo e ficar em Miami. Por sorte, havia feito a reserva através de agência, então imediatamente eles começaram um esforço massivo para mudar nossas conexões. Depois de muita trapalhada da American, finalmente conseguimos uns voos mais decentes, mas mesmo assim tivemos que esperar 4 horas na ida.

Em segundo lugar, TODOS os voos que pegamos (4 no total) saíram atrasados. Desses, três atrasaram por problemas técnicos. Todos os passageiros já estavam dentro do avião quando os técnicos da manutenção entraram para realizar consertos de última hora. Isso já havia ocorrido conosco uma ou duas vezes em outras empresas, obviamente. Mas no caso da AA, ocorreu em 3 dos 4 voos. Esse fato nos deixou com uma péssima impressão da manutenção da companhia, e realmente preocupados com a segurança.

No voo de Miami para o Brasil a empresa fez overbooking e estava anunciando, na sala de embarque (!), um bônus de U$800,00 mais despesas de hotel para quem desistisse da viagem.

Esse último voo atrasou cerca de 2 horas. Mesmo assim, não conseguiram embarcar nossas bagagens nele. Nem as nossas, nem as de cerca de 20 pessoas que, chegando ao Brasil, estavam junto conosco numa fila para reclamar das bagagens perdidas. Durante 2 dias inteiros não tivemos notícias de nossas malas. A American não só as perdeu, como não fazia a menor ideia de onde poderiam estar - se ficaram nos EUA, se foram mandadas pra outra cidade, ou se chegaram ao Brasil e foram perdidas aqui. Já perdemos malas em outras companhias, mas pelo menos as empresas sabiam informar onde elas estavam. A American não.

Além desses problemas graves - manutenção e falta de controle logístico - não é nem preciso dizer que o serviço de bordo é totalmente deficiente. Apenas uma comissária servia cada corredor, quando normalmente são dois, um na frente e outro atrás do carrinho. A única vez que já havíamos visto um serviço assim tinha sido na KLM. A comida esfria e resseca, pois a comissária sozinha demora muito mais tempo para servir comida e bebida a todos. Isso sem falar na total falta de cortesia e aquela postura de "não tô nem aí". As funcionárias, sobrecarregadas por terem que trabalhar sozinhas, estavam mal humoradas e desmotivadas. Para se ter uma ideia, pedimos um copo de água sem gelo. A água veio com gelo, então pedimos para trocar. Sabe quando vimos aquela água novamente? Nunca mais!

Quanto à alimentação, não só a comida estava intragável, como no meio do caminho acabaram as opções de pratos, restando apenas uma opção para os que estavam sentados mais atrás. Também não há menu infantil.

Portanto, fica nosso aviso: se você está pensando em viajar aos Estados Unidos no futuro próximo, evite a American. Vai poupar muita dor de cabeça! Se já reservou e não vai conseguir escapar da companhia, tome algumas precauções para não ser pego de calças curtas: revise e reconfirme todos os seus voos 2 dias antes do embarque; chegue com bastante antecedência para não ficar de fora do voo (overbooking pelo jeito é a regra); não coloque nada importante, vital ou insubstituível na bagagem despachada. Ah, e não esqueça de acender uma velinha pro santo antes da viagem. Você vai precisar!

Texto gentilmente revisado por A.K.Arahata

2 comentários:

  1. Quais companias aereas sao boas e confiaveis para se viajar de Sp para Orlando ?

    ResponderExcluir
  2. Para nós é muito difícil elencar todas as companhias boas e confiáveis, pois não viajamos muitas vezes por nenhuma delas. As que conhecemos são American (mico) e Delta. A Delta é meio fraquinha em termos de serviços e atendimento, mas pelo menos é confiável - pelo menos nós nunca tivemos dificuldades com ela. A desvantagem é que você será obrigado a fazer conexão em Atlanta para chegar a Orlando.

    Conhecemos amigos e familiares que já viajaram com a Copa e a TAM. Também nos relataram que, embora não sejam nada do outro mundo, ambas apresentaram serviço razoável e confiabilidade.

    Para saber opiniões de centenas de pessoas sobre as cias aéreas, sugerimos visitar www.seatguru.com ou www.airlinequality.com, que são sites onde as pessoas postam suas opiniões sobre elas. Além disso, eles fazem um ranking com estrelinhas, e tem mapas das aeronaves indicando os melhores assentos.

    Esperamos ter ajudado!

    ResponderExcluir

Mande seus comentários, perguntas ou mais dicas sobre este destino.