CONGELANDO EM NEW YORK


Rockefeller Center com neve
Se você pensa em um dia levar sua família para Nova York, temos uma recomendação a lhe fazer: evite o inverno a qualquer custo. Em nossa visita de 3 dias à cidade, congelamos mais que os pinguins do filme Madagascar na noite de Natal!

Por que fomos no inverno? Tendo viajado a locais frios inúmeras vezes - Chile, Argentina, Atacama, Paris, sempre no inverno - pensamos que o frio de Nova York ia ser algo parecido com esses lugares. Engano! Não só o termômetro cai mais do que nessas outras cidades, também os túneis de vento que se formam entre os prédios tornam tudo um pouco mais insuportável.

No entanto, esse frio todo não foi páreo para nossa vontade de passear e aproveitar a cidade. E se frio em Nova York tem uma vantagem, essa vantagem é a neve. Ver locais como o Rockefeller Center e o Central Park cobertos de flocos brancos é inesquecível.

Fora o frio, Nova York é uma cidade incrível para passear com as crianças. Tem um monte de programas legais para se fazer e é bem fácil de se locomover na cidade - seja de metrô, seja de táxi, que não é caro, ou até mesmo a pé. Tem uma infinidade de restaurantes que agradam ao paladar infantil (e aos adultos ao mesmo tempo, é claro!). Isso sem falar nas compras, que com certeza deixarão igualmente satisfeitos adultos e crianças.

Os lugares que valem a visita:

1. Toys R Us *****: deveria estar no topo da lista de qualquer família com crianças. Podem falar que é consumismo, que Nova York tem outros lugares mais descolados e menos comerciais, mas com certeza a Toys R Us é unanimidade entre os pequenos. Não só pelo universo de brinquedos que vende, mas também pelas atrações que tem lá dentro. Qual outra loja de brinquedo tem um dinossauro enorme que se mexe de verdade, um andar inteiro dedicado à Barbie, além de uma roda-gigante com personagens do Nickelodeon? Tudo bem que a roda-gigante é paga à parte, e você com certeza vai sair da loja mais pobre do que entrou, mas vale a diversão.

Rose Center
2. Times Square ***: já que você está na Toys R Us, aproveite que ela fica no coração da Times Square e dê uma voltinha pela famosa "praça". Todos os neons e pessoas passando embasbacadas não deixam de ser divertidos, além de ser uma parada obrigatória em Nova York. Aproveite para curtir um dos restaurantes, em especial o Carmine´s (veja comentário abaixo).

T Rex mais famoso do mundo
3. Museu de História Natural ***** (http://www.amnh.org/): se T-Rex e outros animais extintos estão no topo da lista dos seus filhos, então o Museu de História Natural no Upper West Side, a oeste do Central Park, deve ser parte obrigatória do seu itinerário. O museu é aquele do filme Uma Noite no Museu - só que por dentro ele é diferente. Tem impressionantes esqueletos de dinossauros, réplicas de animais extintos e não-extintos, cenários representando diferentes habitats e seus animais, e o Rose Center, com mostras especiais sobre o espaço. Pode aproveitar a visita e passear no Central Park, que fica bem em frente.


Ursos polares no Zoo
 4. Central Park Zoo ****: fica no Upper East Side, dentro do famoso parque. Apesar de ser o zoológico do filme Madagascar, ele guarda pouquíssimas semelhanças com o habitat de Alex, o leão do filme. Para começar, não tem leão, nem zebra, nem hipopótamo. No entanto, tem leões marinhos e ursos polares, esses sim uma atração incrível que seu filho terá poucas chances de ver por aí. Pela localização na cidade, e pelo charme de ficar dentro do Central Park, vale a visita, mas vá sabendo que é um zoológico beeem pequeno! Um dos destaques do zoológico é a loja de presentes. Pode soar meio consumista, mas nessa loja você encontrará animais de pelúcia de espécies raras e muito verossímeis, bem como todo tipo de souvenir e presente com tema de bicho.

5. Central Park *****: uma visita a Nova York não estará completa sem uma volta no Central Park. Seja para patinar no gelo (somente no inverno), visitar o Strawberry Fields, brincar nos playgrounds, ou simplesmente dar uma volta, o parque é lindo, agradável, imperdível e gratuito. No inverno, fica lindo coberto de neve, e no outono tudo fica mais poético pois as cores das folhas ficam avermelhadas. Evite ir ao parque próximo ao meio-dia no verão, pois o calor é insuportável.

6. Grand Central Station ***: também aparece no filme Madagascar, então as crianças que são fãs do filme vão reconhecer na hora. Evite os horários mais cheios - de manhã e no final da tarde - pois a chance de perder uma criança na confusão é grande. Não deixe de mostrar às crianças o relógio em que Melman, a girafa, fica com a cabeça presa no filme. Aproveite que está na Grand Central e conheça o restaurante do Michael Jordan (veja comentário abaixo).

7. Estátua da Liberdade **: apesar de ser um ícone de Nova York, em nossa opinião não vale a pena ir até a ilha fazer a visita à estátua. O motivo principal é a espera que você vai enfrentar: uma longa fila para embarcar no ferry (pense 1 a 2 horas de fila), e outra para entrar na estátua (mais 1 hora). Isso tudo para subir apenas até a base, pois agora não é mais permitido ir até o topo. Então, ao invés de enfrentar horas e horas de fila, reserve um cruzeiro no Circle Cruise Line, e passe bem pertinho da estátua de barco, podendo tirar todas as fotos que você quiser.

8. Rockefeller Center ***: um dos cenários mais famosos de Nova York, trata-se de um condomínio de prédios. No térreo ficam a famosa pista de gelo (só no inverno), cercada de bandeiras de vários países, bem como lojas e restaurantes. Se sua família gosta de games dê um pulinho na loja da Nintendo, onde há jogos para todos os gostos, camisetas, bonés, acessórios para games, bonecos e pelúcias, alguns dos quais você só encontrará nessa loja. Outro ponto interessante do Rockefeller é subir no topo do prédio, o Top of The Rock. A fila é imensa, o preço salgado, mas quem subiu no Rockefeller afirma que a grande vantagem do lugar é que dá para ver o Empire State, que fica a poucos quarteirões de distância.

9. Empire State ***: e por falar nele... O Empire State é outro ícone de NY (cidade mais cheia de "ícones", não?). Se quiser tirar fotos de fora, é possível fazê-lo a partir da 5a Avenida, ou então do Top of The Rock. Se quiser subir, é claro que a vista é incrível, mas já vá preparado para uma longa fila (nem sempre uma boa idéia com crianças pequenas a tiracolo). Em nossa opinião, só vale a pena enfrentar a espera se você não tiver outra coisa melhor para fazer.

10. Jogo da NBA *****: o ingresso é caro, mas é um tipo de evento que você só vai ver nos EUA. Até quem não é fã do esporte se empolga com a atmosfera. Várias telas com imagens dos jogadores, brincadeiras com a platéia, como pedidos para enviar sms que são mostrados nos telões, presença de celebridades (no nosso jogo estavam a Whoopi Goldberg e o Jack Nicholson) e  música animada só complementam um jogo que é muuuito legal. Basquete é dinâmico e até acrobático - descobrimos assistindo a esse jogo ao vivo! Foi no Madison Square Garden, cujo acesso é muito fácil. Compramos os tickets pela internet e retiramos na bilheteria, tudo tranquilo e organizado. Se quiser garantir um ingresso bom, compre com três meses de antecedência.

11. Catedral de St. Patrick ***: não é propriamente um programa legal para as crianças, mas como a igreja é muito bonita e a visita não toma mais do que alguns minutos, achamos que vale a pena sujeitar a criançada à "tortura" de dar uma paradinha nela. Fica quase em frente ao Rockefeller Center, na 5a Avenida.

12. Shows da Broadway ***** (ou off-Broadway): tem shows que são só para adultos, mas também tem ótimas opções para as crianças. Dessas, as de maior destaque obviamente são os shows da Disney - Mary Popins, Lion King entre outros - que agradam crianças e adultos igualmente. Mas tem outros shows que também são muito interessantes, como Gazillion Bubbles, Stomp, e musicais clássicos para todas as idades, como Mamma Mia. Na época do Natal tem o show residente do Cirque du Soleil, Wintuk, no Madison Square Garden (o mesmo dos jogos de basquete). Se quiser assistir esse, corra porque o Cirque divulgou que esse ano será a última temporada. Ano que vem não tem mais!

Dicas práticas para a Broadway: se estiver interessado em um show específico, desses concorridos que vendem todos os ingressos muito rápido, é melhor comprar pela internet antes de sair do Brasil. Sai mais caro mas pelo menos você fica com o ingresso garantido. Se não tiver nenhuma idéia fixa, quando chegar a NY vá ao guichê do TKTS na Times Square, que vende sobras de ingressos para shows do mesmo dia com bons descontos. Para shows do Cirque du Soleil, entre no site do Cirque e se inscreva no Cirque Club. Você vai começar a receber por email notícias sobre os shows das cidades à sua escolha, bem como promoções bem atrativas, especialmente nessa época de crise nos EUA, exclusivas dos membros do clube. Se seu interesse é Disney, acesse o http://www.mousesavers.com/ e clique no link dos shows da Broadway na Disney. Lá sempre tem um link para uma promoção exclusiva do site, com ingressos para Mary Popins a preços bem inferiores aos da bilheteria.

Nenhuma viagem a NY está completa sem uma visita a alguns restaurantes legais. Com crianças, obviamente opções "foodie" dos famosos chefs estão fora do cardápio. Deixe esses lugares para visitar numa próxima viagem quando as crianças ficarem na casa da vovó. Algumas sugestões de restaurantes que adultos e crianças vão gostar igualmente:

1. Mickey Mantle´s *****(http://www.mickeymantles.com/): restaurante localizado em frente ao Central Park, ideal para você almoçar no dia em que for ao zoo ou ao Metropolitan. Tem comida bem variada - saladas, sanduíches, grelhados, massas -  sempre muito bem feita, com um sotaque puxado para o italiano. Na decoração do restaurante há vários itens ligados ao baseball (Mickey Mantle é ex-jogador), que vão agradar os fãs do esporte.

2. Carmine´s (http://www.carminesnyc.com/) *****: fica pertinho da Times Square, na 44th Street. É um restaurante italiano excelente, enorme, vibrante, com atmosfera bem alegre e pratos muito bem servidos e muito bons. Calcule cerca de um prato para cada 2-3 pessoas, ou então você vai ter que levar comida para viagem! Chegue bem cedo para não enfrentar filas - se você chegar por volta das 20:00 pode esperar até mais de 1 hora para obter uma mesa.

3. Bubba Gump Shrimp Co ***(http://www.bubbagump.com/): também na Times Square, tem o famoso camarão empanado com coco ralado. Há também vários outros tipos de camarão, além de outros pratos para quem não curte frutos do mar. Nesse restaurante eles utilizam aquele irritante artifício de deixar uma fila na porta enquanto há várias mesas vazias lá dentro (para o restaurante parecer cheio do lado de fora). Se possível faça uma reserva antes de ir para lá.

4. Michael Jordan ****: o nome parece de restaurante temático de basquete (ou talvez golf?), mas não poderia estar mais longe da realidade. É um restaurante sóbrio e elegante dentro da Grand Central Station, e seu grande trunfo é servir carnes grelhadas suculentas. Os acompanhamentos são pedidos à parte, e a batata frita é uma das melhores que já experimentamos. Tem também boas opções de vinhos. Não é um restaurante barato, mas quando bater aquela vontade de comer uma boa carne, saiba que em NY não é tão fácil de encontrar como seria de se esperar. Nessas horas, corra para o Michael Jordan!

Ficou com alguma dúvida?
Tem alguma dica sua sobre NY para postar?
Envie um comentário!

Comentários

  1. Eu adoreeeeeei o blog! Incrivel. Nao vejo a hora de poder viajar! Da amiga do foundue;)

    ResponderExcluir
  2. E o Metropolitan,o Guggenheim, a Best Buy, a Loja da Apple na quinta.

    Nunca esqueça o gorro, o cachecol e luvas... de couro com forro de preferência.

    Se estiver andando na rua e o frio estiver de rachar, entre em uma loja para descongelar o nariz e os pés!

    ResponderExcluir
  3. Mandou bem, Edu!
    O Metropolitan e o Guggenheim não visitamos com criança & fazia um tempão que estivemos lá, por isso não incluímos, pois não podíamos dar nossas impressões pessoais. Vc recomendaria para crianças? De que idade?
    Quanto às roupas de frio, é essencial, mas vamos incluir um item especial na página Planeje Sua Viagem, assim fica um post permanente e válido para todos os lugares que forem tão frios qto NY!

    ResponderExcluir
  4. Angela Rocha08 novembro, 2012

    Olá e parabéns pelo blog! Acabei de ler a matéria "Congelando em NY" notei que foi escrita a algum tempo, porém, o que foi escrito se aplique na nossa próxima viagem que será no dia 29-01-13 iremos eu, meu marido e 2 filhos com 15 e 13 anos. Iremos ficar 7 dias em Ny e seguimos viagem de trem para Washington. Não tenho idéia do temperatura que encontraremos mas possivelmente estará muito frio. Tem mais alguma dica de algum local legal para Adolescentes em Nova York ou mais alguma dica bacana? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As temperaturas certamente estarão abaixo de zero, mas o principal problema é o vento mesmo. O frio é muito intenso, não deixe de comprar boas roupas de inverno!

      Adolescentes geralmente gostam muito de passear na 5a avenida, onde há lojas da Hollister, Abercrombie e restaurantes como o Jekill and Hyde. Gostam também da Times Square, onde também há diversas grifes jovens e de skate, além de restaurantes temáticos como Hard Rock.

      O Soho e o Village também são interessantes pra família toda, pois têm muitas lojas, restaurantes e frequentadores jovens. Lá tem Adidas, Apple Store e outras lojas legais.

      Se seus filhos gostarem de arte o MoMA e o Metropolitan são interessantíssimos, e se gostarem de ciências (espaço, etc), o Museu de História Natural fica junto ao Rose Center, com exposições sobre o espaço e um planetário bem interessante. Se gostarem de atrações mais pop, na Times Square tem o museu de cera, loja da M&Ms, etc. Se Beatles for a praia deles, não deixe de visitar Strawberry Fields no Central Park. Também no Central Park ficam locações onde foram filmados vários seriados e filmes, como Friends.

      Excluir
  5. Muito obrigada pelas dicas! Vou com meu marido e meu filho de 4 anos para NY em janeiro e estou super ansiosa para ver a neve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susi, apenas tenha em mente que nem sempre neva em NY. O frio congelante, no entanto, está sempre garantido! rsrs

      Excluir

Postar um comentário

Mande seus comentários, perguntas ou mais dicas sobre este destino.